blog

Tapetes de encher os olhos

por Lúcia Gurovitz | 04 de novembro de 2020 | Fotos: Divulgação

Na By Kamy, as novas coleções nasceram da troca de experiências entre dois designers e do desejo de transformação.

A cada ano é uma surpresa ainda melhor: parceira da DW! desde a primeira edição, a By Kamy não cansa de encher os olhos do público com seus lançamentos pensados especialmente para a Semana de Design. Em 2020, não poderia ser diferente. Prepare-se para ver tapetes grandiosos, com padronagens elaboradas, nascidos da troca de experiências entre o jovem arquiteto Thiago Santa Cruz, o artista plástico Kiko Maldonado, que coordena o selo By Kamy Verde, e a equipe By Kamy.

 

Tapete Pétala da Coleção Avatar

 

Na DW! do ano passado, falamos muito das bottegas renascentistas, nas quais os jovens aprendiam o ofício com os mestres. Thiago veio até a loja, assistiu aos talks sobre o assunto e resolveu me propor uma experiência parecida”, conta Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy. O arquiteto passou então quatro meses imerso nos galpões da empresa, num processo de aprendizado bem mão na massa com os artesãos da fábrica e Kiko. “O resultado é a coleção Avatar, assinada por Thiago, com a qual a By Kamy olha para o futuro”, diz Francesca.

 

Tapetes da coleção Mandala da By Kamy


Uma parte das peças da coleção Avatar são feitas de lã tufada, e a outra, de sobras do material Revolution: por meio de recortes e encaixes, elas dão vida nova a resíduos de produção. “Nosso tema do ano é a Metamorfose e entendemos que a transformação é inevitável, pois a vida depende dela. Transformamos descartes em novas peças e pretendemos oferecer sempre lançamentos By Kamy Verde, que é nosso braço de circularidade”, diz Francesca. Dentro desse mesmo conceito estão as peças desenhadas por Kiko — mandalas feitas de retalhos de tapetes, que podem ser usadas tanto no piso como em paredes.

Tapete Pena da coleção Avatar.


Durante a DW!, as novidades ficam expostas na loja num clima de galeria de arte. A programação da By Kamy conta ainda com um segmento da exposição Design Oriundi, na qual a curadora Joice Joppert Leal, diretora da Objeto Brasil, resolveu investigar a mistura cultural presente no design brasileiro e mostrar que cada designer exibe em seu trabalho influências ligadas a suas raízes. Os móveis e objetos selecionados por ela contam essa história. Está prevista ainda uma série de lives sobre o tema do ano, sempre à tarde.  Dica: passe para ver a vitrine da loja à noite, pois a iluminação promete surpreender. Já as visitas presenciais precisam ser agendadas. 

 

Tapetes da coleção Mandalas

 

A DW! 2020 acontece de 08 a 14 de novembro com três formatos de eventos para curtir com segurança, a qualquer tempo, em qualquer lugar : presenciais outdoor, presenciais indoor (seguindo protocolos sanitários) e digitais. Clique aqui e consulte a programação. A programação oficial será divulgada em breve.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.