blog

Tapeçarias assinadas para um décor impressionante

Tapetes são itens de decor que, além de trazer aconchego, também podem contar histórias. Pensando nisso, fizemos uma seleção de tapeçarias assinadas que, além de trazer um visual marcante para qualquer ambiente, são uma declaração de estilo.

Quadro Imperatriz e Map Black de Patricia Kattan 

Tramas, nós, casulos e texturas fazem parte do universo da artista plástica Patricia Kattan. Vinda da indústria têxtil, Patricia aplica seus conhecimentos de tecelagem, fios e diversos materiais na criação de peças inusitadas e irreverentes. As tramas e nós dos seus primeiros trabalhos e instalações aos poucos se transformaram em casulos, tapeçarias, tapetes, obras de arte e objetos de design, que estão em constante processo de formação.

Quadro Imperatriz e Map Black de Patricia Kattan para By Kamy

 

Instigada pelas tapeçarias antigas, a artista retorna à sua ascendência síria, libanesa e iraniana em busca do conhecimento da sua própria identidade. Patricia criou peças que valorizam a história das artes têxteis em comunhão com o universo do décor: uma verdadeira arte viva que nasce dos fios.

Arazzo Tarsila© A Cuca

Algumas pessoas vivem à frente de seu tempo. São visionárias e desbravadoras. Tarsila do Amaral foi assim, uma mulher luminosa e iluminada, uma das artistas essenciais para a história da pintura e das artes visuais brasileiras. 

tapete arte
Tapeçaria Arazzo Tarsila© A Cuca – exclusivo para By Kamy

 

Esta tapeçaria faz parte de uma série que representa fielmente as obras de Tarsila. Peças que se inspiram nas cores e paisagem do Brasil. Tecidas à mão através de um estudo minucioso, cada uma respeita a delicadeza do desenho em sua interpretação têxtil. Nova leitura que permite além de um design acessível, valorizar e promover a expansão da arte nacional para o mundo.

Scarabei, Formiche e Libellula por Francesca Alzati

Arquiteta, designer e curadora por paixão, Francesca Alzati é a principal designer da by Kamy. Atualmente também é responsável pela maior parte dos desenhos das coleções dos tapetes da marca. 

Os tapetes Scarabei, Formiche e Libellula, tapeçarias assinadas por Francesca Alzati para By Kamy

 

Os tapetes Scarabei, Formiche e Libellula são um convite para fazer uma pausa e perceber as pequenas coisas. Um convite para enxergar os detalhes dos insetos – puras obras de artes. As tapeçarias são intensas e falam por si só. Quando multiplicados ou espalhados, os insetos formam um desenho que remete ao barroco, começando uma sintonia quase palpável. São tapetes difíceis de tecer, por sua altíssima tridimensionalidade e definição.

Marakatu por Sergio J Matos

Tapete Marakatu por Sergio J Matos, exclusivo By Kamy

 

O designer Sergio Matos desenvolveu um tapete baseado na cultura do maracatu do estado de Pernambuco. Cada flor é feita com cordas entrançadas à mão; depois são unidas conforme desenho desejado pelo cliente.

Jaboticaba e Nangapiri por Mónica Milan

Tapetes Jaboticaba e Nangapiri, tapeçarias assinadas por Mónica Milan para By Kamy

 

As tapeçarias da designer argentina Mónica Milan são feitas artesanalmente, utilizando-se da lã e do algodão. São peças que podem ser usadas no piso ou expostas na parede.

Gemas do Brasil e Bossa Nova por Kiko Maldonado

A harmonia entre o espirito artístico e a consciência ecológica é a base da coleção Bossa Nova. As tapeçarias unem fragmentos de tapetes feitos à mão com tapetes de produção semi-industriais vindos de diversos cantos do planeta. Depois de reorganizados, os resíduos mudam de contexto e ganham formas contemporâneas.

Tapates das coleções Gemas do Brasil e Bossa Nova por Kiko Maldonado para By Kamy

 

Nas formas orgânicas, encontramos curvas e traços que foram reproduzidas nos tapetes da coleção Gemas do Brasil, uma homenagem à diversidade das gemas brutas das pedras preciosas do Brasil. Neste conceito, o importante, além do estilo pop é o reuso de fragmentos da by Kamy Verde de maneira contemporânea.

Curvas Culturais por Ece Metiner

Curvas Culturais, tapeçarias assinadas por Ece Metiner para By Kamy

 

Ece Metiner é uma designer de moda turca. A coleção Curvas Culturais é inspirada na arquitetura do Oriente, do Brasil – com obras de Oscar Niemeyer, da India e da Turquia chegando as cúpulas italianas. Os mais belos detalhes e formas da arquitetura se unem ao colorido italiano criando diversas padronagens. Os tapetes destacam a diversidade da beleza de cada cultura e mostram como elas se fundem em um mundo global.

Coleção Modernista por Giácomo Tomazzi

Tapetes da Coleção Modernista por Giácomo Tomazzi para By Kamy

 

Giácomo Tomazzi é arquiteto e designer industrial. Para a by Kamy, Tomazzi desenhou a Coleção Modernista, uma série de tapetes que resgata as formas lúdicas e orgânicas utilizadas por arquitetos, designers e artistas do movimento moderno brasileiro.

A By Kamy apresenta oito novas coleções na DW! Lançamentos. Clique aqui e inspire-se com as cores, formas, texturas, desenhos e contrastes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.