blog

Coleção inspirada em Guimarães Rosa traz sutilezas e ‘transregionalismo’ para novos móveis da Klie

Guimarães Rosa contou certa vez que estudava línguas para não se afogar por completo na vida do interior, mas foi dali, da roça e da gente simples, que tirou tanto da sua inspiração. Homem culto, compreendia que simplicidade não queria dizer ser simplório. Traduziu – nos neologismos e na escrita que atava as palavras cotidianas – sentimentos profundos, dificuldades sociais, desencantos, sonhos e necessidades de pessoas reais.

E é em João Guimarães Rosa (1908-67) e seu prosaico contexto constituído de complexidades feitas do simples, que se inspira o criar da nova coleção Léxico, da Klie, assinada pelo designer Esteban Fidelis diretor criativo da marca sediada em Santa Catarina.  

A poltrona Vero assinada pelo designer Esteban Fidelis é um dos novos móveis da Klie e faz parte de uma linha que conta ainda com mesa de jantar, cadeira e banqueta. A peça é ergonômica e aglutina elementos clássicos da estofaria e da marcenaria. Destaque para o acabamento ebanizado e o encosto de palhinha – Fotos: Divulgação

“A intertextualidade entre literatura e design foi algo que me atraiu bastante em Guimarães Rosa. Há beleza, método e sutileza neste processo minucioso de escrita. Estes elementos são o que busco incorporar no mobiliário, então Léxico tornou-se uma homenagem e leva palavras usadas por Rosa”, explica Fidelis.

DOS VOCÁBULOS AO MOBILIÁRIO 

Produtos bem dimensionados com estética sutil e elegante, baseados em elementos quase minimalistas são a alma da Klie, que também traça em seus “conceitos e nomes poéticos um significado, uma alma brasileira”. São designs que acabam por usufruir do que se chamou de “transregionalismo” na obra de Rosa, ou seja, algo que ultrapassa o local e torna-se universal.

No final de 2019, Fidelis assumiu a direção criativa da Klie. Em 2021, o designer passou a assinar todas as peças sempre primando pela essência de um bom design, segundo os dez princípios do alemão Dieter Rams (1932) – que projetou para a Braun – e elenca utilidade, inovação, estética, honestidade e uso intuitivo como alguns dos parâmetros para a criação.

Ergonomia e contexto de uso norteiam o desenho dos móveis da marca, que leva em conta um escolha lúcida de materiais e formas. A manualidade está presente  no trabalho de uma série de artesãos – de marceneiros a costureiras. O cuidado com o processo e os aspectos sensoriais demonstram o interesse por uma ligação, um cuidado com quem usa. “Queremos que cada peça nossa, com o tempo, seja um passo para a formação de uma grande comunidade”, resume Fidelis. 

ETERNIDADE

Pedra e metal se encaixam com perfeição na mesa Evo, primeira criação da coleção Léxico e um dos novos móveis da Klie – Fotos: Divulgação

Cerca de 8 mil palavras constam em “O Léxico de Guimarães Rosa” (2001), dicionário organizado pela Professora da Faculdade de Letras da USP, Nilce Sant’Anna. Nele está Evo, termo poético que exprime a ideia de algo sem fim e dá nome à peça fundamental da coleção da Klie: uma mesa de jantar. O móvel foi o ponto central da resolução das questões impostas pelos materiais eleitos, o metal e a pedra. 

A leveza é dada pelo perfil da estrutura tubular (88 mm) com corte angulado superior de 5o. Sobre cada um dos quatro pés, paira o chanfro da pedra com 5 mm de espessura que está apoiada na chapa de aço carbono (4 mm). Essa mesma tipologia, que oferece a fluidez visual, é aplicada ao sofá e à mesa de centro que completam a linha Evo, uma das quatro que compõem o universo de Léxico: Evo, Vero, Riba, Linde, Sota e Mossa.

Sofá Evo, uma das peças da coleção Léxico – Foto: Divulgação

Para quem quer conhecer todos os lançamentos da coleção Léxico, a marca estará na edição 2022 da Semana de Design de São Paulo, de 04 a 11 de setembro.  Não aguenta esperar? Entre em contato com a Klie pelo whatsapp (49) 3194-1944, Instagram (@kliemoveisoficial) ou através do site klie.com.br.

Acesse DW! Lançamentos e saiba mais sobre as peças – Fotos: Divulgação

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.