Museus de Design pelo mundo: América

17 de maio de 2021 | por redação DW! | Foto em destaque: Nelson Kon

De Taipei a Istambul, de Oslo a Berlim, mais de 80 museus adotam abordagens radicalmente diferentes para apresentar o design e seu impacto na sociedade. Por isso, resolvemos criar uma lista de museus dedicados ao design existentes em quatro continentes. A lista será dividida em seis posts: América, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental, Europa Meridional, Europa Ocidental e Ásia + Oceania.

Este é o post de estreia da série e traz os museus do Brasil, Estados Unidos e Canadá. Confira!

BRASIL

Curitiba, Paraná
MON – Museu Oscar Niemeyer

museu de design brasil
foto Nelson Kon via nelsonkon.com.br

 

Abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome.
+ info: www.museuoscarniemeyer.org.br

ESTADOS UNIDOS

Atlanta, Geórgia
Museum of Design Atlanta

Foto via www.facebook.com/MuseumofDesignAtlanta

 

Criado em 1989 como o Museu Internacional de Arte e Design de Atlanta, o MODA cresceu e evoluiu ao longo dos anos para se tornar o único museu de design do Sudeste dos EUA. Localiza-se no coração do distrito de artes de Midtown, que oferece visibilidade privilegiada das ruas e proximidade imediata às organizações artísticas mais importantes da cidade. O MODA se esforça para trazer mais design para Atlanta todos os dias, suas atividades – mostras, palestras, leituras e cursos são estruturados por duas questões centrais: Qual é o museu do século XXI? Um museu de design pode mudar o mundo?
+ info: museumofdesign.org

Boston, Massachussets
Design Museum Foundation

Foto via www.facebook.com/designmuseumeverywhere

 

Design Museum Foundation redefine o que significa ser um museu nos dias de hoje. Está presente on-line, de forma nômade e acessível a todos. Em vez de um único endereço, aparece por toda a cidade em lugares onde as pessoas já frequentam. Promove eventos, exposições e outras ações em galerias, lojas, espaços públicos, escritórios, ou qualquer outro lugar. Possui uma publicação trimestral que traz com artigos escritos por líderes e pensadores das 12 áreas de impacto do design.
+ info: designmuseumfoundation.org

Chicago, Illinois
Design Museum of Chicago

museu design chicago
Foto via www.facebook.com/designmuseumchi

 

O objetivo do museu é ampliar a conversa sobre o design para incorporar o maior número possível de vozes e perspectivas. A cada ano, trabalha para expandir ainda mais essa acessibilidade, colaborando com organizações locais e criando experiências que despertam curiosidade, criatividade e inovação.
+ info: designchicago.org/

New York
Museum of Arts and Design (MAD)

museu design new york
Foto via www.facebook.com/MADMuseum

 

A missão do Museu é coletar, exibir e interpretar objetos que documentam a inovação contemporânea e histórica em artesanato, arte e design. Promove criadores contemporâneos em todos os campos criativos, apresentando artistas, designers e artesãos que aplicam o mais alto nível de criatividade e habilidade ao seu trabalho. Desde a fundação do Museu, em 1956, o MAD comemorou todas as facetas da fabricação e os processos criativos pelos quais os materiais são transformados, das técnicas tradicionais às tecnologias de ponta. Seu programa curatorial baseia-se em uma rica história de exposições que enfatizam uma abordagem interdisciplinar da arte e do design e revela a obra por trás dos objetos e ambientes que moldam nossa vida cotidiana.
+ info: madmuseum.org

New York
Cooper Hewitt

museu design moda
Foto via facebook.com/cooperhewitt

 

Um museu do século XXI, instalado na famosa Carnegie Mansion, em Nova York, o Cooper Hewitt oferece quatro andares de galerias dedicadas a todas as disciplinas de design, uma coleção permanente de mais de 210.000 objetos de design totalmente digitalizados e disponíveis on-line e uma biblioteca de design de classe mundial . Além de produzir grandes exposições especiais, o museu atualiza continuamente a instalação de objetos de sua coleção de design de produtos, artes decorativas, trabalhos em papel, design gráfico, entre outras áreas do design.
+ info: cooperhewitt.org/

New York
The Museum of Modern Art

museu-design-moma
Foto via www.facebook.com/MuseumofModernArt

 

O Museu de Arte Moderna é um lugar que alimenta a criatividade, inflama as mentes e fornece inspiração. Com exposições extraordinárias e a melhor coleção de arte moderna e contemporânea do mundo, o MoMA dedica-se à conversa entre o passado e o presente, o estabelecido e o experimental. Sua missão é ajudar as pessoas a entender e apreciar a arte do nosso tempo. A MoMa Design Store, loja do museu, reúne itens tão cuidadosamente selecionados quanto as obras expostas. O acervo vai além dos objetos óbvios como reproduções de obras e livros de arte: possui uma sofisticada linha de objetos de design, acessórios pessoais, móveis, peças decorativas, utensílios de cozinha super criativos, camisetas, presentes.
+ info: moma.org

Portland, Oregon
Design Museum Portland

Foto: Reprodução facebook.com/pg/designmuseumpdx

 

Se o design está em toda parte, o Design Museum Portland também está! A instituição é inspirada pelo design revolucionário: o resultado frutífero da solução cuidadosa de problemas e a vontade de romper com a tradição. É por isso que o museu não tem endereço permanente. É uma rede descentralizada de exposições físicas e virtuais, eventos e experiências de conteúdo. Seja em uma galeria, lojas, espaços públicos ou na web, sua programação sempre oferece ao público novas idéias.

São Francisco, Califórnia
Museum of Craft and Design

Foto via sfmcd.org

 

É o único museu de São Francisco dedicado exclusivamente ao artesanato e design modernos e contemporâneos. O MCD apresenta designers, criadores e artistas através de uma série empolgante e distinta de exposições e programas públicos focados em artesanato e design. Como instituição não colecionadora, o museu colabora ativamente com artistas, designers, museus e universidades, além de espaços e profissionais de design.
+ info: https://sfmcd.org/

CANADÁ

Toronto, Ontario
Design Exchange | Canada´s Design Museum

Foto via faded4u.com

 

Museu sem fins lucrativos financiado por seus membros e doadores, é o único museu do Canadá dedicado exclusivamente à busca pela excelência em design e à preservação do patrimônio do design. Na encruzilhada de várias disciplinas, de móveis e arquitetura a gráficos e moda, suas exposições, palestras, oficinas e programas de educação para jovens são organizados para refletir o zeitgeist popular e a cultura contemporânea, demonstrando a relevância e a importância do design.
+ info: www.dx.org/

Faltou algum museu nesta lista? Conta pra gente. Envie um e-mail para info@designweekend.com.br.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.