Móveis hospitalares para criar ambientes acolhedores e amigáveis

Experiência é um dos itens mais avaliados em qualquer prestação de serviços, incluindo os hospitalares. E a arquitetura e o mobiliário desempenham um papel importante na forma como os pacientes, famílias e funcionários experimentam o espaço. Quantas vezes você optou por uma determinada clínica ou hospital com base em seu ambiente? 

Por isso, designers e arquitetos que desenvolvem projetos para hospitais, clínicas, maternidades e consultórios buscam se atualizar sobre produtos projetados para melhorar a experiência em hospitais, clínicas, maternidades e consultórios. No mercado já é possível encontrar móveis capazes de criar ambientes amigáveis, mas que também são construídos para evitar a propagação de infecções por meio de uma limpeza fácil e eficaz.

 

Quais fatores devem ser levados em consideração?

Estética, ergonomia, funcionalidade, universalidade e facilidade de limpeza são fatores intrínsecos ao mobiliário hospitalar. Mas como os fabricantes de móveis hospitalares estão tratando esses fatores?

 

Estética, funcionalidade e praticidade

Móveis de ambientes de saúde tradicionalmente são considerados desajeitados, pálidos e frios. No entanto, as peças da linha Zeall da Franco Bachot prova que durabilidade e estilo podem ser conciliados. Assinada pelos designers Alexandre Rocha e Daniela Ferro do estúdio AsaDesign e pelo Studio FB, a coleção foi desenvolvida a partir de um conceito claro de hospitalidade, unindo a proposta de receber as pessoas de maneira agradável sem deixar de lado o conforto, segurança e principalmente, bem-estar.

 

Companhia e suporte

Sofá-cama Abraccio e Poltrona Prudenza, design de Alexandre Rocha e Daniela Ferro para Franco Bachot | Foto: Divulgação

 

Acompanhantes também precisam de conforto e bem-estar, seja durante uma visita ou quando passam a noite no quarto de um hospital. Um exemplo é o sofá-cama Abraccio – que oferece lugares sentados para dois a três adultos e, à noite, pode ser usado para uma pessoa dormir – basta levantar os braços e retirar as almofadas.

 

Gaveteiro Grazie e Poltrona Intensitá da Franco Bachot | Foto: Divulgação

 

Se o espaço é reduzido, a poltrona Intensitá se transforma em uma superfície bastante confortável para dormir. Para as refeições ou momentos de trabalho, basta puxar a mesa de aproximação Cortese.

 

Roupas, livros, objetos de uso pessoal e outros itens podem ser armazenados no gaveteiro Grazie – a peça é feita em madeira maciça – com diversas opções de tingimento, possui corrediça telescópica e pés reguladores.

 

Ergonomia é fundamental

Conforto e segurança são vitais para os ambientes de saúde. E o mobiliário utilizado nestes espaços devem estar preparados para atender a pessoas com diferentes idades, tamanhos, pesos e habilidades funcionais. Isso exige que os fabricantes de mobiliário para hospitais criem peças que mantenham os usuários e cuidadores livres de lesões e ofereçam mobilidade para que os pacientes façam o máximo possível de forma independente.

 

Poltronas Presenza e Sense da Franco Bachot

 


Quando se trata de ergonomia, poucos centímetros podem fazer uma grande diferença. Um assento mais alto, por exemplo, pode ajudar uma pessoa a sentar e levantar-se com mais facilidade.  As poltrona Sense apresenta uma dimensão de assento maior e a poltrona Presença possui encosto reclinável, podendo ser usada também para passar a noite no hospital.

Limpeza segura

A capacidade de limpar móveis e estofados é um requisito fundamental no setor de saúde. A higienização adequada do produto melhora a experiência do paciente e da família e, mais importante, evita infecções. No entanto, os desafios são abundantes nesta área.

Materiais e tecidos que contribuem para uma fácil limpeza mas que não deteriorem com os produtos usados são cada vez mais utilizados. Os revestimentos são devidamente apropriados a um uso duradouro e prática manutenção, resultando em móveis com manutenção mais prática e segura.

 

Mobiliário versátil

Do tamanho ao tecido, a versatilidade do design também chegou aos móveis hospitalares, com peças desenvolvidas para diferentes espaços e apropriadas para variadas necessidades. Recepção, refeitório, quarto hospitalar e coworkig se beneficiam ao ganharem ambientes mais estruturados para receber pacientes e familiares. E ganham também em aparência e possibilidades de design.

 

Desenvolvido pelo studio Asadesign para Franco Bachot, o sofá Vero é estruturado em madeira maciça de Tauari

As poltronas e sofá da linha Vero são aconchegantes e fáceis de ambientar e adequam-se facilmente a ambientes com diversos estilos. 

 

Aguardando a  vez

Aqui, a poltrona Esmero aparece na cor branca azul

 

A poltrona Esmero possui estrutura em madeira maciça de Tauari e madeiras multilaminadas com aplicação de percinta elástica e acabamento em diversas opções de tecido. Criada do Studio FB, a peça desenvolvida para oferecer melhor aproveitamento do espaço.

 

Para sentar por pouco tempo

Sistema Serenitá em uma área hospitalar infantil

O sistema Serenitá oferece suporte a momentos de transição para tornar cada momento mais significativo para os pacientes e seus familiares.

 

Futuro promissor

A evolução do mobiliário hospitalar está muito atrelada a necessidade atual dos espaços contemplarem  o máximo conforto, segurança, conveniência e também proporcionar experiências. Neste ponto, o design assinado entra como um diferencial que agrega funcionalidade, tecnologia e traz novas abordagens a velhos conhecidos, como a poltrona da sala de espera ou as cadeiras do espaço para refeições. Trata-se de bem-vinda evolução que está em curso e tende a surpreender nos próximos anos.

Conheça todas as peças da Zeall – coleção de móveis hospitalares da Franco Bachot: francobachot.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.