9 móveis em aço inox com design assinado

Bonito, resistente, higiênico, reciclável e de fácil limpeza e manutenção, o aço inoxidável costuma remeter a uma estética retrô-futurista em interiores contemporâneos.

 

Móveis em aço inox: Pufe Vague (1970), design de Maria Pergay


Amplamente usado em hospitais, na fabricação de corrimãos, utensílios de cozinha e cubas, o inox ainda é pouco explorado na produção de móveis. Mas nem sempre foi assim. Se voltarmos ao passado, encontramos móveis icônicos criados por Marcel Breuer, Maria Pergay e Xavier Féal – os primeiros designers a explorar o aço inox no mobiliário.

 

Móveis em aço inox: Cadeiras (1970) por Xavier-Féal | Poltrona (1928) por Marcel Beurer

 

Hoje suas peças fazem parte do acervo de importantes museus dedicados ao design e são peças cobiçadas por colecionadores de todo o mundo. 

 

Projeto: Koichi Futatusmata, Yuki Onita (CASE-REAL) | Foto: Daisuke Shima via casereal.com

 

O inox voltou a ser notícia no mundo da arquitetura e do design no início de 2020, quando foi divulgado a abertura de uma loja de cuidados para o corpo em Sihinjuku na cidade de Tóquio (Japão). No projeto, o escritório de arquitetura Case-Real usou o aço inox como elemento principal do espaço.

Uso do aço inox na produção de mobiliário no Brasil

Com uma superfície de baixa rugosidade, resistência à corrosão e facilidade de limpeza, o aço inox é um material e consonância com os tempos atuais. E foi pensando nisso que decidimos pesquisar quem são os designers brasileiros que estão usando o material na produção de mobiliário. Veja abaixo o que encontramos!

 

Mesa de centro e aparador Ghost por Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto (2015) | Produzido pela Mekal em aço inoxidável, escovado e polido

 

O desenho da mesa de centro e aparador Ghos foi inspirado pelo futurismo dos anos 60 e 70. Uma combinação balanceada e assimétrica com sua forma curva em aço inox polido e escovado, refletindo levemente as cores do ambiente. As peças têm design assinado por Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto e foram produzidas pela Mekal em aço inoxidável, escovado e polido.

 

Foto via @leoshehtman

 

Banco-revisteiro com design do Studio Zanini e produção da Mekal nesta área externa projetada pelo arquiteto Leo Shehtman.

 

Dois móveis em aço inox com design assinado pelo designer Guilherme Torres e produção pela Mekal: mesa Jet e banco Hana.

 

A referência para a criação da mesa Jet veio de um objeto comum da construção civil, uma desempenadeira. Guilherme Torres percebeu ali, o ptencial para a criação de uma mesa de formas marcantes, arredondadas e co uma influencia futurista do clássico desenho dos anos 1970, os Jetsons. Já o banco Hana faz uma homenagem à cultura oriental. O pagoda japonês (um tipo de torre), geralmente composto de três níveis e montado com encaixes, aparece na versão em aço inox. Ambas as peças são assinadas por Guilherme Torres e foram produzidas pela Mekal.

 

Foto via rodrigoohtake.com

 

Poltrona e mesa de centro e poltrona Pouso com design assinado por Rodrigo Ohtake. Ambas as peças foram produzidas pela Mekal.

 

 

O inox também é explorado pelas designers e irmãs Vivian e Erika Coser. Acima as mesas laterais Scala e Claire, ambas produzidas pela Mekal.

Conhece algum outro designer que usa o aço inox e sua produção de mobiliário. Coloque o nome nos comentários =)

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

2 respostas

  1. Boa tarde,

    Estamos precisando realizar uma mudança na faixada do Complexo, que é com letras em grandes, em alto-relevo, resistente ao tempo e a maresia.

    Gostaríamos de fazer o orçamento com as possibilidades de metais das condições acima.

    Respeitosamente,

    Luis Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.