blog

Antecipamos oito lançamentos da MADE 2022. A feira acontece de 02 a 05 de junho.

Após dois anos de hiato, a MADE – Mercado Arte e Design, evento parceiro de longa data da Semana de Design de São Paulo, retorna ao formato presencial com duas mudanças: será realizada no mês de junho e em novo endereço. A feira de design colecionável inaugura o Pavilhão Pacaembu, novo espaço do complexo em reforma. A curadoria de conteúdo e a seleção dos 80 expositores da MADE propõem uma reflexão sobre o meio ambiente em um projeto expográfico assinado pelo arquiteto Álvaro Razuk.

Com foco em colecionismo e curadoria aprofundada, a feira reúne criativos de todos os cantos do Brasil, como Ceará, Bahia, Minas Gerais, Piauí e Santa Catarina, focando na cena contemporânea, mas não esquecendo grandes nomes do mobiliário vintage como Janete Costa, Sergio Rodrigues e Lina Bardi. Peças de diferentes épocas, materiais e estilos irão compor dois grandes espaços de exposição com um elemento em comum: processo de produção artesanal e exclusivo.

Aqui está uma amostra do que você encontrará na MADE 2022.

1. COLEÇÃO NERO

MADE 2022 | A coleção Nero da Castelli: o banco Fuoco, a mesa (ou banco) Natura Bruta e a mesa Ansata.

Utilizando uma técnica japonesa milenar de escurecimento da madeira – Shou Sugi Ban – o designer paulista Gian Castelli apresenta a Coleção Nero composta por peças que misturam madeira maciça Cumaru e estrutura metálica em latão.

2. COLEÇÃO MAR DA FÉ I

MADE 2022 | A cadeira Carijó e a peça conceito Rainha do Mar da Elaya Design

O designer catarinense Elias Lanzarini da Elaya Design, apresenta a coleção MAR DA FÉ I. Nome dado em homenagem ao barco do qual se originaram os materiais empregados nas obras. O barco navegou por aproximadamente 50 anos e foi demolido por Elias e ajudantes em dezembro de 2019, em um estaleiro às margens do Rio Itajaí-Açu em Navegantes (SC). Esta coleção é composta por 2 peças, a cadeira Carijó e a obra conceito Rainha do Mar, ambas feitas com madeira e redes de pesca de resgate.

3. CUBE TABLES

MADE 2022 | concrete cube tables, Miriam Loellmann | Foto via

Miriam Loellmann, artista alemã radicada no Rio de Janeiro, apresenta duas versões da concrete cube tables. A peça com estrutura em aço, possui 289 cubos de concreto sobre uma superfície de couro; os cubos são intercambiáveis. A ser tocada, a peça proporciona uma experiência tátil que estimula os sentidos. Esta peça escultural incomum é uma obra de arte e uma pequena mesa para uso ou decoração.

4 E 5. FLUXO E POSTAL

MADE 2022 | A luminária Fluxo de Lena Emediato e a luminária Postal de Gabriel Freitas e Tiago Volpato.

A designer Lena Emediato seu uniu com artesãs da comunidade rural do município de Turmalina (MG) para criar a luminária Fluxo. A escultura iluminada é confeccionada com esferas de madeira, contas feitas da cerâmica tradicional do Vale do Jequitinhonha (MG) e cristal de quartzo retroiluminado por uma pequena lâmpada LED embutida na madeira.

A luminária Nostalgia também é fruto de uma collab. Gabriel Freitas, em parceria com Tiago Volpato, criou a luminária Postal feita com estrutura em aço carbono, pintura epóxi e lâmpada tubular. “Nostalgia é um dos sentimentos mais poderosos que temos, tão forte que pode nos fazer voltar no tempo. Para transformar esse sentimento em um produto, olhamos para o processo criativo e decididimos experimentar essa viagem temporal desenvolvendo um produto através de cartas. Após meses vivendo como se não houvesse internet, ou mesmo telefone, chegamos à forma da Luminária Postal. O desenho materializa esse deslocamento temporal da nostalgia, e mescla a inspiração nos instrumentos musicais do jazz com uma multifuncionalidade contemporânea” comenta Gabriel.

6. TODOS OS FOGOS

MADE 2022 | A poltrona Oulipo e o banco sapateiro Trançado do estúdio Todos os Fogos

O estúdio Todos Os Fogos, dirigido pela arquiteta mineira Ana Paula Tavares, traz em sua primeira MADE duas obras lançadas desde o início da pandemia de COVID 19, a Poltrona Oulipo e o Banco Sapateiro Trançado, respectivamente lançados em 2020 e 2021. Ambas em madeira maciça, as peças são resultado da própria experiência da autora como artesã, que escolheu estar dentro da marcenaria como seu principal caminho projetual.

7. COLEÇÃO LÍQUENS

MADE 2022 | A Coleção Líquens de Alex Rocca + Tiie Design

O artista e designer têxtil Alex Rocca se une às designers Julyana Hilgenstieler e Nicole Salvatierra, da Tiie Design, para o lançamento da Coleção Líquens. A coleção desenvolvida pelo trio de criativos curitibanos surge da vontade de conectar diferentes universos, a arte manual e orgânica das tapeçarias de Rocca com o design industrial e minimalista do mobiliário desenvolvido pela Tiie Design. As peças de mobiliário exaltam a essência dos formatos encontrados na natureza, de troncos e ramificações de galhos, agora exibidos em moldes geométricos e puristas. O envolvimento orgânico das tapeçarias com fios de lãs naturais recicláveis, conscientemente escolhidos, permeia os volumes, como líquens que se fixam às superfícies.

8. ZEBULUN

MADE 2022 | A escrivaninha Bento da Zebulun | Foto: Rafael Salim

O arquiteto carioca Carlos Saul Zebulun apresenta a escrivaninha Bento e o banco . “O desenvolvimento da escrivaninha parte do pensamento construtivo dos projetos de arquitetura onde pilares e vigas são articulados para formar a estrutura para pisos e coberturas que neste caso são tampos, bandejas e gavetas. A peça é espelhada no eixo longitudinal e não tem hierarquia de frente e costas. Sendo assim, pode ser usada de forma central nos ambientes ou encostada nas paredes” comenta Carlos.

Atelier BAM Design, Alva Design, André Grippi, CAMAROTTI, Casa Costillas, Danilo Vale, Est. Felipe Madeira, F. Studio, André Carvalho, Get Lost Studio, Giacomo Tomazzi, Jucá Mobilia, Leandro Garcia, Leon Ades, Luisa Attab, Luiza Caldari + T44, Manu Reves Design, o Ebanista, OQ DA CASA, Paulo Goldstein, Sofia Venetucci, Vinicius Siega, YANKATU, Casa na Árvore, Mel Kawahara, Monica Giannella, PLAYGROUND, Amilcar Oliveira, Studio Pedro Leal, Studio Pedro Galaso, Suka Braga, Estúdio Ambrosio, Estúdio Parrado, Philipe Fonseca, Zebulun, Estudio Dentro, Breve Cerâmica, Time + Alex Rocca, Molu Design, CASCA, Estúdio Prosa, Vermeil, Stephanie Andrade, Junior Brandão, Miriam Loellmann, ARC Studio Volanti também participam desta edição da MADE.

A MADE – Mercado Arte e Design acontece de 02 a 05 de junho no Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu | Praças Charles Miller, s/n. O horário de funcionamento de quarta-feira a sábado será das 13h às 20h30 e no domingo, das 11h às 18h. Ingressos à venda pelo site da Made.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.