blog

Distritos DW!: um giro pelo Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema

museu das cadeiras

O entorno do Parque Ibirapuera reúne alguns dos bairros mais arborizados e com metro quadrado mais valorizado da cidade de São Paulo: Jardins, Moema e Vila Nova Conceição. Com urbanismo e edificações com arquiteturas distintas, oferecem rico comércio de rua, muitas opções de lazer e uma diversidade de opções gastronômicas – de pequenos cafés e bistrôs até mercados especializados.

O que talvez você não saiba é que na união destes bairros, que chamamos de Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema existem mais de 70 lojas que oferecem produtos e serviços para arquitetura, design de interiores e decoração.

Convidamos você a fazer um giro por alguns endereços deste circuito relembrando atividades que aconteceram em edições passadas do festival.

1. CASA BRASIL ELIANE

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Casa Brasil Eliane fica na Av. Brasil, 526 | Foto da instalação Do universo infinito ao oásis particular

Na DW! 2019, a Casa Brasil Eliane – showroom exclusivo das marcas Eliane e Decortiles – recebeu parte do acervo do Museu das Cadeiras Brasileiras, que fica em Belmonte na Bahia (foto em destaque). Na edição 2020 da Semana de Design,  a instalação Do universo infinito ao oásis particular projetada pelo arquiteto Alexandre Brunato, foi composta por painéis de 5 m de altura E expôs revestimentos cerâmicos que evocam o contato com a natureza. Já na DW! 2021, o local foi cenário da mostra Novos Tempos que reuniu móveis exclusivos criados com porcelanatos em grandes formatos por 10 estúdios de design brasileiros. Eliane Revestimentos foi uma das patrocinadoras da 10ª DW! Semana de Design de São Paulo1.

2. ARTEFACTO BEACH & COUNTRY

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Artefacto B&C fica na Av. Brasil, 1823

Nos últimos anos, a Artefacto Beach & Country da Av. Brasil abriu a programação da DW! Semana de Design com o preview da tradicional Mostra B&C. Na ocasião, profissionais do primeiro escalão da arquitetura e design nacional convidam o público a experimentar seus espaços, revelando também os novos móveis.

3. SUTACO NO JARDIM PAMPLONA

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A mostra realizada pela Sutaco aconteceu no Shopping Jardim Pamplona

O Shopping Jardim Pamplona recebeu a exposição Encontro Central: o fazer artesanal na cidade de São PauloRealizada pela Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades — SUTACO — em parceria com a DW!, apresentou a poética e a diversidade do Artesanato Paulista. Para construir a narrativa, foram escolhidos objetos circulares que se assemelham na forma, mas implicam tipologias diversas: cuias, cumbucas e fruteiras resgatam saberes e técnicas ancestrais e exploram as possibilidades de bases que vão de fibra natural ao barro, passeando também por matérias-primas e técnicas tipicamente urbanas, como a reciclagem de papel, a reutilização de vidros quebrados e sucatas. Ao todo foram 18 municípios de várias regiões do Estado e 24 peças expostas. A Sutaco foi uma das patrocinadoras da 10ª DW! Semana de Design de São Paulo.

4. BOOMSPDESIGN

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A próxima edição do fórum será realizada no Parque Ibirapuera

O BOOMSPDESIGN é um fórum internacional de arquitetura, design e arte que acontece no Lounge da Bienal, no Parque do Ibirapuera. O evento tem como premissa discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design apresentando profissionais renomados mundialmente e também enaltecendo talentos nacionais. Sua programação conta com palestras, instalações e exposições de móveis e objetos. Já foram homenageados Luis Pons (Venezuela/EUA), gt2P (Chile), Dror Benshetrit (Israel/EuA), Tom Price (Londres) Harry Allen (EUA), atelier oï (Suíça) e os brasileiros Ruy Ohtake e Zanini de Zanine.

5. WENTZ DESIGN

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Wentz Design fica na Rua Peixoto Gomide, 1781

Guilherme Wentz inaugurou sua primeira loja física na DW! 2019. Com projeto de Felipe Hess, a arquitetura do showroom é uma interpretação da linguagem da marca, caracterizada por uma estética contemporânea, design limpo e simplicidade nas formas. Abriga todas as peças do portfólio da marca e tem como proposta valorizar o design autoral em ambientes que sejam extensões contemplativas da natureza. Durante a DW! 2021, expôs seu último lançamento: as luminárias PALO.

6. TODESCHINI VILA NOVA

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Todeschini Vila Nova fica na R. Clodomiro Amazonas, 1563

Fotografias de Beto Riginik estamparam a fachada da Todeschini Vila Nova durante o DW! 2019. A mostra reuniu imagens de chefs com seus acessórios de cozinha, chamando atenção de quem circulava pelo cruzamento da Clodomiro Alves com Helio Pellegrino.

7. DELLANO ATELIER

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Dellano Atelier fica na Av. República do Líbano, 1707 | Foto: @guerrajuan

Elementos que remetem à origem, à memória e à terra foram evocados pelas obras do ateliê Rico Bracco na Dellanno Atelier, durante a DW! 2021, na mostra Remanescer – Arado.Roupas e recortes – feitos de linho cultivado no interior do Rio Grande do Sul e tecidos artesanalmente – ganham bordados com os fios de cabelo das agricultoras que lavram os campos da região. Manifestos de arte têxtil sobre o lugar ocupado pela mulher no trabalho; questionamentos e investigações acerca do feminino e, também, chamados para os ensinamentos ancestrais e a necessidade de olhar para a produção de uma forma mais próxima e sustentável.

8. ARTEFACTO HADDOCK LOBO

Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema | A Artefacto fica na Rua Haddock Lobo, 1405

Para a DW! 2021, a arquiteta/designer Patricia Anastassiadis, que assina as coleções de móveis Edition da marca, vestiu a vitrine da concept store da Haddock Lobo com uma proposta naturalmente original. A instalação remete ao convívio social, às rodas de conversa e aos encontros, algo totalmente descartado durante o confinamento da pandemia da COVID-19. Debruçadas sobre uma ambientação de pedras e cascas de árvore, as poltronas Nuvola são um convite a esse novo pensamento.

Ficou com vontade de viver as experiências da Semana de Design? Aguarde! A edição 2022 do festival acontece de 04 a 11 de setembro. E continue nos acompanhando, na próxima semana, haverá um novo Distrito. Siga @designweekendsp e não perca nenhuma novidade.

Faça um tour pelos Distritos DW!: clique aqui para conhecer o Upper (ou Baixo) Gabriel e aqui para fazer um giro pela Vila Madalena e Pinheiros.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.