Itens essenciais para a sala de estar

Projeto de Bruno Carvalho, mobiliário Breton e destaque para o sofa Rei, assinado por Reinaldo Lourenço | Foto: Favaro JR

Se antes a cozinha era o coração da casa, no último ano ela ganhou uma parceira à altura, a sala de estar. De lugar da casa onde passávamos poucas horas por dia, a sala passou a ser onde acontece a maioria das atividades do dia a dia. Por isso, é importante escolher bem os móveis que tornarão a sala de estar confortável e aconchegante.

Pensando nisso, fizemos um breve guia para criar uma sala elegante e convidativa.

1. Começe pelo sofá

Mobiliário Breton no projeto de Mônica Gervásio Arquitetura e Design | Foto: Andre Nazareth

 

Sofás ocupam a maior parte do ambiente e normalmente são as peças mais caras. Se os cômodos da sua casa não são generosos, evite móveis com braços e encostos muito largos. Escolha bem o local onde o sofá será posicionado, como por exemplo, um lugar onde você possa olhar pela janela. Pense em funcionalidade, número de pessoas que cabem no sofá e nível de conforto. Leve em consideração animais de estimação, crianças, festas em casa: são questões importantes na hora de definir o estofamento.

Os sofás Mitte e Bilbao da Breton estão em condições especiais | clique e saiba mais

2. Mesa de centro

Com o sofá no lugar é hora de pensar nas outras peças. A mesa de centro costuma ser um item indispensável para muita gente. Sofás grandes e longos, combinam melhor com mesas retangulares ou ovais. Uma mesa redonda, pode suavizar uma sala com linhas retas e quadradas. Escolha uma mesa que seja da mesma altura ou pouco mais alta que o assento do sofá. Se a ideia é um ambiente mais descontraído, uma mesa um pouco mais baixa pode ser uma boa opção. Na hora de definir o material, leve em consideração a presença de filhos pequenos em casa, neste caso o vidro deve ser evitado.

As mesas de centro Rei – design de Reinaldo Lourenço – estão em condições especiais na Breton | clique e saiba mais

3. Poltronas

Mesa de centro Rei e poltrona Adria da Breton no projeto de Flavia Gerab Tayar e Sil Mattar | Foto: Rafael Renzo

 

Quer ter mais lugares para sentar na sala de estar? As poltronas podem ser uma excelente opção. Elas podem ser do modelo do sofá (a opção mais descomplicada) ou você pode escolher uma que combine com o sofá uma peça que faça composicões com materiais e cores diferentes.

A poltrona Abraço, design de Rejane de Carvalho Leite e poltrona Adria, ambas as peças da Breton em condições especiais durante a DW! Oportunidades | clique aqui e saiba mais

4. Têxteis, mesas laterais, iluminação, obras de arte, plantas e objetos.

Há muito o que falar sobre a escolha de cortinas, almofadas, tapetes e mantas. Isso vai ser assunto para um próximo post. Uma boa iluminação é essencial para a atmosfera: para iluminação superior, pense em luminárias com 4 a 5 lâmpadas para garantir uma sala bem iluminada; abajures podem ser bons para uma iluminação direcionada. Obras de arte, plantas e objetos são uma ótima maneira de quebrar o vazio das paredes e  inserir mais personalidade ao decor.

A receita para uma sala de estar perfeitamente mobiliada depende muito do tipo de espaço que você tem e do tipo de pessoa que você é. Qual seu estilo de vida? O que não pode faltar na sua sala de estar? Na DW! Oportunidades você encontra móveis de design para sua casa em condições especiais, confira!

Fique por dentro das principais notícias do design. Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram: @designweekendsp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.