IED convida a refletir e inovar

Os desafios de 2020 deram origem aos temas abordados pelo Istituto Europeo di Design em webinares e atividades online.  

Tradicionalmente um dos endereços mais fervilhantes da DW!, o Istituto Europeo di Design (IED-SP) transfere este ano sua programação para o ambiente virtual com uma série de webinares, workshops e experiências online. O conteúdo inclui reflexões a respeito das transformações geradas pela pandemia e também sobre como este momento, em que todas as estruturas estão abaladas, é também um período propício à inovação.

Elaborada pelos curadores e especialistas dos times da faculdade e do Centro de Inovação IED – Brasil (CRIED), a agenda abraça o movimento #designpelavida, lançado pela DW! em 2020, e acrescenta a ele o questionamento #oqueedesign, assuntos pertinentes a uma instituição de ensino que sempre se pautou por projetos atentos à realidade de seu tempo e que investigam o papel social do design.  

As atividades estão organizadas em cinco temáticas:

Lixo Invísivel, obras de Indio San

 

1. (Re) Começo, que busca um novo olhar para os desafios trazidos pela crise atual

 

Mariana Bacci, curadora da Food Design Week

 

2. Food Design, sob o qual acontece a 5a edição da Food Design Week;

 

Obra Cinemagia, do Festival GIF.

 

3. Interações Gráficas, que traz a 4ª edição do Festival GIF de design gráfico e discute experiências que unem o físico ao virtual;

4. O Futuro Feminino, em que professoras e pesquisadoras conversam sobre o espaço das mulheres no mercado de design;

5A Moda Além das Passarelas, que trata do posicionamento do setor em questões políticas e sociais.

Dentro desses temas, acontecem eventos assíncronos, que os interessados podem visitar a qualquer momento, como as exposições digitais Tão Longe, Tão Perto, com trabalhos dos participantes do Festival GIF, na página da Semana de Design no site do IED, Quem É Você na Moda, uma série de entrevistas nos stories do Instagram @iedsp, e Movimento Lixo Invisível, que aponta soluções para o problema do lixo, no Instagram @lixoinvisivel.

Já a programação em tempo real tem entre seus destaques o painel internacional Design de Alimentos: Arte ou Design, dia 9, às 16h, no qual Christian Ullman, curador da Food Design Week, conversa com Sergi Freixes, coordenador do curso de Food Design do IED Barcelona, e O Futuro Feminino no Design, dia 11, às 19h, com a coordenadora de Design de Produtos e Serviços do IED, Coral Michelin, e as convidadas Rosângela Araújo, Carla Link e Claudia Alves. Ambos com transmissão ao vivo via Zoom e YouTube do IED. 

Para ver a a agenda completa, acesse: designweekend.com.br/ied/. A DW! 2020 acontece de 08 a 14 de novembro com três formatos de eventos para curtir com segurança, a qualquer tempo, em qualquer lugar : presenciais outdoor, presenciais indoor (seguindo protocolos sanitários) e digitais. Clique aqui e consulte a programação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.