blog

Ideias de presentes para quem valoriza o fazer manual

As tradições de Natal se perpetuam a cada ano. Preparar a casa para as festas, montar uma árvore de Natal, reunir a família e presentear. Mas como encontrar algo especial para pessoas com personalidades e gostos diferentes? Como otimizar o tempo, comprando tudo em um só lugar e ainda contribuir para o desenvolvimento da economia criativa e circular?

Visitando a próxima edição da Feira na Rosenbaum, que acontece de 02 a 05 de dezembro na Unibes Cultural em São Paulo. Com curadoria assinada por Cris Rosenbaum, a feira apresenta 61 criativos, de várias regiões e estados brasileiros, entre designers independentes, artistas e artesãos. São marcas de objetos de arte, artesanato, design, cerâmica, marcenaria, cama e mesa, papelaria, bijoux, jóias, moda e acessórios.

Neste post reunimos algumas ideias de presentes para casa. Todos os produtos são feitos em baixa escala por pequenos empreendedores que estarão reunidos na Feira.

1. Arte indígena

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura: peças do Instituto Kabu | Fotos cedidas pelo Instituto Kabu e por @andregiorgi_ph

Seu presente pode apoiar os povos originários do Brasil. O Instituto Kabu (PA) leva a beleza da arte indígena Kayapó, uma expressão do fazer artesanal baseado no conhecimento tradicional e na profunda conexão com a floresta, para a Feira na Rosenbaum. O Instituto Kabu realiza um trabalho necessário para a resistência e sustentabilidade das 9 aldeias da região no sul do estado do Pará e em 2021, completa 12 anos.

2. Porcelanas pintadas à mão

Sabe aquela peça que você coloca sobre a mesa e, sozinha, já é capaz de gerar grande impacto? Assim são as cerâmicas do estúdio criativo Na Superfície (SP)do Iaiá Estúdio (SP) e do Atelier Thaís Mor (MG), marcas que participam da Feira na Rosembaum.

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura: Porcelanas do Iaiá Estúdio, Na Superfície e Atelier Thaís Mor.

Os pratos, vasos, castiçais e canecas do estúdio Na Superfície são cheios de cores e formas; todas as peças são pintadas e esmaltadas à mão. No Iaiá Estúdio, tudo é feito à mão por Laura Loscalzo: da modelagem à pintura; a identidade é orgânica e as cores aparecem em traços delicados sobre as peças. Em seu atelier, Thaís Mor une o design à exclusividade do trabalho artístico feito à mão, tendo na cerâmica seu principal suporte: amor, coragem, sorte e saúde são as palavras norteadoras das peças da artesã, que pulsam sensações de pertencimento e afeto.

3. Peças esculpidas em madeira

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura: objetos da Oficina Umauma

Fernanda Barreto esculpe peças em madeira na Oficina Umauma (SP) e também estará na Feira apresentando suas criações e compartilando sua paixão pelo material. Os objetos, mesas, aparadores, bancos, banquetas e outras peças são feitos um a um, usando a técnica da marcenaria tradicional.

4. Roupas de cama com estampas artesanais

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura: roupas de cama da Zsolt.

Mais de 10 anos de pesquisa em processos de tingimento artesanal dão forma a padronagens elaboradas que vão para além do tie dye, shibori, batik, carimbos, ecoprint e outras técnicas são utilizadas pela Zsolt (RJ) no desenvolvimento de sua estamparia. Para sua participação na Feira, a marca leva seus lençóis, capas de almofada, capas de edredom e outras peças estampados à mão, com secagem ao sol, sem o consumo de energia elétrica.

5. Tear manual

O tear manual também tem lugar nesta edição da Feira. Diferentes tramas, texturas, cores e estampas aparecem em passadeiras, tapetes, capas de almofadas, colchas e outras peças da Aveia Tapeçaria (MG) e do Estúdio Avelós (SP).

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura:  Passadeira de mesa do Estúdio Avelós entre lugar americano, tapetes e almofadas da Aveia Tapeçaria

O Estúdio Avelós valoriza os saberes e fazeres tradicionais brasileiros, capacitando a mão de obra artesanal para desenvolver e fabricar produtos para a casa contemporânea. Atua em duas frentes: a de tecidos 100% algodão feitos no tear manual, e a de cestaria, produzidas com palha de ouricuri e carnaúba. 

A Aveia Tapeçaria é um projeto de mãe e filha, originário do tradicional artesanato de tear da cidade mineira de Resende Costa. É impossível não se sentir convidado pelas texturas, pelas cores, pelo ritmo, pelo som e pela distração que a técnica provoca. Em cada peça curada ou desenvolvida especialmente para a Aveia, a marca conta um pouco da história e das tradições desta cidade que a acolhe por tantos anos.

6. Cerâmicas

Criações em cerâmica não podiam ficar de fora da feira! Lá, é possível encontrar diferentes estilos e técnicas e peças que vão de canecas a esculturas.

Ideias de presentes para quem ama design, arte e arquitetura: as cerâmicas da Molle Design, da Santo Bule e do Breve Estúdio.

A ceramista Monike Mar, da Santo Bule (Cunha, SP), usa argila local e esmaltes feitos partir de matérias-primas naturais, provindas do interior de São Paulo em suas peças feitas em modelagem livre. Já nas criações do estúdio de cerâmica contemporânea Molle Design (ES), a inspiração vem dos elementos minimalistas e geométricos, mas cheios de movimento. Misturando os processos de criação, desenho e prototipagem com produção artesanal empírica e experimentação, Augusto da Breve Cerâmica (SP) cria peças que vão de utilitários a esculturas, sempre gerando resultados únicos através de cada novo processo e conceito desenvolvido.

Além de itens de decor, também é possível encontrar roupas, perfumaria para casa, velas, jóias, óculos, papelaria e bijoux. Doze empresas do segmento de bebidas e comidas também participam desta edição.

A Feira na Rosenbaum acontece de 02 a 05 de dezembro, das 10h às 22h na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré – São Paulo. O público será recebido com todos os cuidados de higiene e as orientações do Protocolos de Saúde e Segurança Covid-19.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.