Focada em design brasileiro autoral, +55design faz sua estreia na DW! 

Exaltar o talento dos criadores brasileiros em peças originais e, ainda, atemporais. Parece difícil? Pois foi esse o desafio que as sócias Tatiana Amorim e Ticiana Villas Boas se propuseram quando decidiram criar a +55design, inaugurada em julho deste ano. Para dar cabo da missão, contaram com o auxílio de Clarissa Schneider, que selecionou 17 designers contemporâneos de todo o país para integrarem o seleto time de criadores da marca. Entre mobiliário e acessórios, foram produzidas mais de 80 peças exclusivas.

+55design | Foto: Romulo Fialdini

 

A estreia da +55design na DW! – Semana de Design de São Paulo é uma ótima oportunidade não apenas para se conhecer o espaço físico da marca – um projeto belíssimo do Studio Arthur Casas – e ver de perto o portfolio de produtos já em linha, mas também de conferir as novidades reservadas especialmente para o festival.

+55design | Foto: Romulo Fialdini

 

Uma delas é a mesa Portuguesa, Com Certeza (abaixo), assinada pelo Studio MK 27, de Marcio Kogan. Sua estrutura enxuta é simples apenas na aparência: a combinação entre a grande extensão (3,5 metros) e a esbeltez do móvel exige rigor no projeto e na execução. Também merece destaque o tampo, composto por azulejos pintados à mão por um artesão da tradicional empresa portuguesa Viúva Lamego.

+55design | Foto: Romulo Fialdini

 

A união entre industrial e artesanal, aliás, permeia toda a proposta da +55design. A loja conta com um mix de produtos de diversas regiões do Brasil e um trabalho feito com importantes polos da indústria moveleira de São Paulo e da região sul, por um lado, e, por outro, com associações de artesãos dos sertões nordestino e mineiro, além de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia.

Foto: Peu Campos

 

A sustentabilidade também é uma preocupação da marca: a maioria das madeiras vêm de florestas de manejo e possuem o selo FSC, enquanto os tecidos são naturais e orgânicos ou compostos de materiais reciclados. Os couros, vindos de fazendas rastreadas e fora do perímetro da Amazônia, empregam a tecnologia Kind Leather, que reduz consideravelmente o volume de água, energia e produtos químicos usado no beneficiamento. Os plásticos, por sua vez, não são usados nos produtos nem nos processos – foram substituídos por bioplásticos que se decompõem em até um ano e meio.

As peças da linha Sela criada por Bruno de Carvalho  | Fotos: Peu Campos

 

Outro produto que merece destaque é o já conhecido balanço Sela, criado por Bruno de Carvalho, do De Carvalho Atelier. A peça, que remonta à infância do designer – sua cidade natal era ponto de parada para os tropeiros gaúchos –, teve sua estrutura refinada e agora é produzida pela marca utilizando o couro +55 com tecnologia Kind Leather. Além disso, o Sela ganhou uma versão exclusiva de piso, que será apresentada ao público durante a semana de design.

Confira os horários de funcionamento da +55design durante a DW!, clique aqui.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp