blog

Florense Gabriel traz ao Brasil os personagens irreverentes do italiano Matteo Cibic

A Florense Gabriel trouxe para a DW! 2021 a exposição Paradise Dreams, do designer e artista multidisplinar italiano Matteo Cibic. A mostra reúne as figuras antropomórficas de cerâmica, com aplicação de ouro 24K, na produção das quais o designer solta e imaginação e explora o conceito de luxury fun.

 

Matteo Cibic na Florense | Foto: Ale Moreira

 

“Projeto todo tipo de objeto, de automóveis a sex toys, e utilizo diversos materiais. Mas cerâmica é o que mais gosto de fazer. É o que faço nas minhas horas vagas desde os 15 anos de idade”, conta. Os personagens são fabricados em séries limitadas de 99 peças e ficam à venda no site de seu criador.

 

Esculturas Matteo Cibic | Foto: Ale Moreira


Matteo é o Designer do Ano 2021 do fórum BOOMSPDESIGN, que idealizou a ação em parceria com a Florense Gabriel. Além das figuras de cerâmica, o showroom da marca recebeu louças, papéis de parede, tecidos e bandejas com estampas assinadas pelo italiano, todas com o traço divertido e sensual característico de sua obra. E, expostas num grande mural, ilustrações feitas a mão em papel sulfite — Matteo não para de desenhar.

 

 

Peças de Matteo Cibic na Florense | Foto: Ale Moreira

 

Nascido em Parma, ele estudou no Politécnico e Milão e traz na bagagem um período trabalhando ao lado do tio Aldo Cibic, um dos fundadores do Grupo Memphis, conhecido por romper com o dogma “a forma segue a função” e adicionar irreverência ao design. Peças criadas por Matteo compõem o acervo de importantes museus pelo mundo, como o Centre Pompidou, de Paris, e a Triennale de Milão. 

Ao promover a exposição, a Florense reafirma seu compromisso com o design high end, seja na produção de mobiliário da empresa, seja fora dela. O próprio showroom da al. Gabriel é uma expressão desse princípio. Inaugurada durante a DW! 2019, a loja tem conceito desenvolvido pelo israelense Dror Benshetrit e chama a atenção devido às houseplants projetadas por ele: imponentes colunas de metal, em frente à fachada, que abrigam jardins perenes no topo. O paisagismo do endereço, repleto de ervas aromáticas para estimular os sentidos, foi criado por Gilberto Elkis. Aldi Flosi e Estúdio Manus assinam os interiores.       

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.