acontece

SUTACO APRESENTA A POÉTICA E A DIVERSIDADE DO ARTESANATO PAULISTA

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: 03 a 10 de outubro

O fazer artesanal em pequena escala tem lugar garantido na 10ª edição da Semana de Design de São Paulo. A mostra Encontro Central apresenta a poética e a diversidade do Artesanato Paulista e fica em cartaz de 4 a 11 de outubro, no Distrito DW! dos Jardins.

A exposição é apresentada pela Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades, que tem quase 100 mil artesãos cadastrados. A SUTACO é uma das maiores iniciativas do Brasil a desenvolver políticas públicas de inclusão socioeconômica e fomento ao mercado produtivo, que preserva formas tradicionais de expressão. Ligado ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o órgão do Governo do Estado de São Paulo busca resguardar e difundir o conhecimento de mentes e mãos que esculpem, tecem e constroem grande parte da cultura popular paulista.

O trabalho feito nos ateliês e oficinas de todas as regiões do estado de São Paulo são o foco da Encontro Central. A promoção é da DW!, que convidou o premiado designer Rodrigo Ambrosio para a direção criativa.

Para construir a narrativa, foram escolhidos objetos circulares que se assemelham na forma, mas implicam tipologias diversas: cuias, cumbucas e fruteiras resgatam saberes e técnicas ancestrais e exploram as possibilidades de bases que vão da fibra natural à madeira.

Durante a mostra, está marcada uma palestra com a pesquisadora Adélia Borges. A professora e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira tem mais de 30 livros publicados, entre os quais Design + Artesanato: O caminho brasileiro.

OUTROS ACONTECIMENTOS