Uma escola de design francesa em São Paulo

Preparando-se para desembarcar em São Paulo em 2021, ano em que celebra duas décadas de existência, a francesa École Intuit Lab Brazil tem o design como tema central dos cursos que oferece. A princípio, serão três cursos de formação, com duração de quatro anos cada: Comunicação Visual e Design Digital; Arte&Design de Games; Artes Visuais. Haverá, ainda, um curso de extensão (Design & Comunicação). Fora de Paris, a escola tem unidades em Aix-en-Provence, Mumbai e Kolkata.

Estudantes no campus da École Intuit Lab Paris

 

A Intuit Lab montou um espaço na Vila Madalena para apresentar a escola, a metodologia e sua estrutura. Enquanto aguardamos o endereço do campus São Paulo, visitamos o local para um bate-papo com Giovanni Vannucchi, Advisor da École Intuit Lab no Brasil.

A École Intuit Lab tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Os programas evoluem constantemente para acompanhar as mudanças tecnológicas e criar uma experiência inovadora em Design. Como resultado, 98% dos alunos que concluem nossas formações estão empregados em até seis meses”, explica Vannucchi.

Giovanni Vannucchi, Advisor da École Intuit Lab no Brasil apresenta a metodologia para visitantes

 

Giovanni, porque São Paulo?

São Paulo é uma das principais capitais culturais e um dos maiores centros econômicos do mundo.Quando se trata de um novo destino para compartilhar nosso projeto, o Brasil surge naturalmente. O país tem sido um dos destinos preferidos dos nossos alunos para a realização de projetos com parceiros. Além disso, acreditamos que o país irá retomar seu curso ascendente, o desenvolvimento de seu potencial cultural e poder de consumo. Este processo é uma clara oportunidade para a evolução da indústria de Design em toda América Latina. O câmbio atual também traz um momento favorável para empresas de porte médio, como nós, investir no país.

A École Intuit Lab é um dos cinco principais institutos de ensino de design da França. A que se deve esse resultado?

O fato da École Intuit Lab ter sido idealizada por acadêmicos e profissionais da indústria do Design, faz com que nossos alunos saiam completamente preparados para serem profissionais capacitados para resolver todos os desafios de sua área de atuação. 80% dos nossos alunos estão empregados até 6 meses depois da conclusão do curso. Somos anualmente auditados pelo ministério do trabalho Francês e o certificado que recebemos desse órgão governamental garante essa nossa posição nesse ranking.

 

A escola montou um espaço de visitação na Vila Madalena. Em breve, será anunciado o endereço do campus.

 

Quais são os diferenciais do École Intuit Lab em relação às outras instituições de ensino de São Paulo?

A escola oferece um currículo com abordagem única, que cultiva o equilíbrio entre teoria, prática e experiências que irão introduzir os alunos no mundo do Design ao longo de sua trajetória educacional. A recorrente exposição à realidade profissional, combinada ao currículo acadêmico, reforça a formação de indivíduos verdadeiramente preparados para o setor criativo.

Atuamos com forte presença internacional, com campus em cinco cidades do mundo e um quadro docente de cerca de 270 professores com alta formação acadêmica, experimentados em projetos que lhes confere grande diversidade profissional e cultural, características essenciais para atuar com os desafios diários da indústria criativa. Temos parceria com 18 universidades e mais de mil empresas e agências ao redor do mundo, o que propicia aos nossos alunos a possibilidade de realizar intercâmbios e projetos internacionais ao longo de todo o curso.

A partir desta rede, do segundo ano em diante, 20% da carga horária é realizada por professores visitantes. A grade curricular também contempla formação em francês.

 

Exposição de trabalho dos alunos da escola

 

Vocês começam com 4 cursos. Por favor, fale brevemente sobre as principais características de cada um deles.

São três cursos de formação, que correspondem à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, teremos o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.

Extensão em Design & Comunicação: fornece uma compreensão profunda das estratégias de publicidade, branding, design, digital e comunicação. Palestras e seminários com profissionais do setor e trabalhos em grupo, preparam os estudantes para o mundo do design e os transformam em profissionais inovadores.

Comunicação Visual e Design Digital: prepara o aluno para carreiras em Design Gráfico, Direção de Arte, Design Digital, Estratégia de Marca e outras indústrias criativas.

Arte & Design de Games: processo de desenvolvimento de games, a partir dos fundamentos do design, para se formar um profissional completo, pronto para atuar no setor. O currículo contempla o conhecimento de softwares e técnicas e os ciclos de produção de jogos sem deixar de lado a especialização em arte, estética e narrativa.

Artes Visuais: prepara o aluno para ser um artista contemporâneo, capaz de canalizar sua criatividade e expressão visual para compartilhar ideias e mensagens com o mundo. O aluno aprenderá uma variedade de habilidades de mídia e estúdio e desenvolverá sua prática pessoal e identidade como artista, por meio de aprendizado, oportunidades de estágio e diferentes plataformas de exposição.

No primeiro ano, todos os alunos cursam o Foundation (Lab 1) e, ao final, escolhem a formação específica que seguirão a partir do segundo ano. A ideia é que se apropriem dos fundamentos básicos das artes visuais para que desenvolvam todo seu potencial criativo e de expressão, de forma plena, antes de seguirem para disciplinas mais técnicas. Neste período, irão criar um portfólio e um projeto individual. As disciplinas do Foundation são desenho técnico e perspectiva, desenho ao ar livre, cor, criatividade, fotografia, história da arte, ilustração narrativa, expressão 2D e 3D, storytelling, modelo vivo e francês.

Campus da École Intuit Lab Paris

 

Como você vê o mercado para quem atua no segmento de design / em áreas criativas?

Segundo dados da ONU, nos últimos anos a economia criativa é um dos setores de crescimento mais rápido da economia mundial. É o setor de negócios baseado no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. É neste contexto que o design está inserido. Cada vez mais a sociedade se conscientiza da importância do design. Design que está presente no nosso dia a dia nas mais distintas formas: pode ser numa embalagem, na interface de um aplicativo ou na sinalização de um aeroporto. Portanto com amplas possibilidades de atuação.

O que um profissional da área criativa precisa ter?

Sempre digo que é impossível você ser criativo apenas das 9 às 18h. Para ser criativo é fundamental estar aberto a todas as influências e situações que se apresentam o tempo inteiro. Pode ser uma música, um cartaz, as cores de um passarinho. É através delas que vamos criando um repertório que pode, no momento de alguma criação, ser resgatado de uma forma que nem imaginávamos. Estar aberto a estabelecer relações surpreendentes é o que permite soluções realmente criativas e inovadoras.

Pode citar alguns nomes de professores da École Intuit Lab?

Rejane Cantoni, Celso Orsini, Feres Kfouri, Bruno Sayão, Cecília Esteves, Luiz Basile, Bruna Grossi, Pedro Zoli, Danilo Zamboni são alguns dos profissionais que estarão conosco na construção da EIL no Brasil.

Existe alguma atividade que integra os demais campus? E quais são os programas com outras universidades pelo mundo?

A partir do segundo ano existe a possibilidade de intercâmbio entre alunos nos campus da Índia, França e Brasil. Além disso, temos relações com universidades em países que oferecem experiência educacional em cursos específicos. Conectar profissionais, alunos e culturas é um grande objetivo da EIL.

O que você tem a dizer para aqueles que se interessam pelas carreiras criativas e ainda tem dúvidas sobre fazer um curso?

Além das possibilidades que o crescimento da indústria criativa abre em termos de carreira, um curso nessa área é por si só prazeroso porque é um processo que permite a qualquer um descobrir seu potencial criativo, que muitas vezes imagina inclusive que não exista.

E pra finalizar, como é o processo seletivo e quais são os prazos?

São duas etapas. Na primeira, on-line, o candidato faz o cadastro de seus dados e um teste de criatividade. Na segunda fase, presencial, participará de uma entrevista e/ou dinâmica em grupo. Neste momento, poderá, se desejar, apresentar seus portfólios. As inscrições já estão abertas.

Acesse o site da École Intuit Lab e agende uma visita!

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp