Em casa com Kátia Lopes | @homeluxo

A Contéudo_ é media partner exclusiva da DW! 2020. Isso significa que as notícias, novidades e atrações presenciais e digitais serão entregues para um número muito maior de pessoas através da divulgação mútua nas mídias digitais da DW! + Conteúdo_ + influenciadores partners. @casadachris, @homeluxo e @decoreinteriores estarão em campo durante todo o evento para conferir as novidades e lançamentos, transmitir informações em tempo real e divulgar as melhores atrações.

Kátia Lopes sempre foi apaixonada pelo universo da arquitetura e decoração, e em 2011 criou o @HomeLuxo. Ela é Administradora de empresas com enfase em Marketing, digital influencer em Interiores e Decoração, Real State Consultant de alto padrão e em breve Designer de Interiores.

As semanas de design pelo mundo precisaram se reinventar. Você acompanhou alguma delas? Quais ações chamaram sua atenção?

Infelizmente consegui acompanhar muito pouco, mas me surpreendi bastante com a capacidade de readaptação da área, com muitas lives, palestras e feiras digitais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Home Luxo • Decor ♡ Design (@homeluxo) em


Kátia, de onde vem seu amor por arquitetura e interiores?

Desde sempre, rs! Quando criança adorava olhar as fachadas das casas, a arquitetura, ficava imaginando como seria o interior, os móveis, etc.

Conte-nos sobre sua história no Instagram: você planejou criar uma grande comunidade na rede?

Tenho o @HomeLuxo há 10 anos, na época tinham pouquíssimos perfis no Instagram focados em arquitetura e decoração e existia muita dificuldade para criar repertório e buscar inspirações. Então como eu trabalhava em uma grande construtora e tinha acesso as fotos e perspectivas de modelos decorados, criei uma conta para compartilhar essas imagens. Foi um dos primeiros perfis com este tipo conteúdo. Nunca imaginei que chegaria onde chegou, não tinha nenhuma pretensão, era somente por prazer e hobby.

O Instagram pode consumir muito do nosso tempo sem mesmo nos darmos conta disso. Como é sua relação com a rede? Como você equilibra períodos de conexão com os períodos off line, essenciais para que você mantenha conteúdo interessante e atrativo em seu perfil?

Com certeza, é super importante se policiar em relação a isso. Geralmente acesso o Instagram e seleciono os posts no período da manhã. Durante o dia, volto a acessar a conta em torno de 1h a 2h para analisar os comentários e responder as seguidores. Qcompanho um pouco á noite também. Mas procuro por limites, acho que tudo na vida precisa ser saudável, ponderado e sem exageros.

A gente vê residências amplas e luxuosas em seu feed. Onde você busca inspiração para seu trabalho no dia a dia?

Sigo diversos outros IGs de profissionais de arquitetura e interiores, não só no Brasil, como em diversas partes do mundo com os quais me identifico. Estou sempre buscando inovações e novidades para compartilhar nos posts que agreguem ao repertório dos meus seguidores.

Você tem algum conselho para alguém crescer uma conta no Instagram?

A primeira coisa é fazer por amor e não por seguidores, dinheiro ou o que quer que seja. Ter uma linha de raciocínio coerente nos posts, se identificar verdadeiramente com o que está compartilhando, ter constância nas postagens, publicar apenas fotos com boa resolução, assistir lives de pessoas de sucesso no instagram para aprender com eles, aprender sobre as ferramnentas, edições, etc.

Qual é o seu cômodo favorito em sua casa e por quê?

Meu quarto! Porque acho aconchegante e acolhedor. Amo chegar em casa e ficar na minha cama refletindo, lendo um livro, estudando, assistindo documentários, etc.

Quais tendências de interiores devemos observar em 2021?

Acredito que a pandemia mudou e muito o conceito de morar nas pessoas. A casa que antes era um local onde voltávamos depois do trabalho basicamente para dormir, passou a ser o local de trabalho dos pais e de estudos dos filhos, mudando completamente a rotina das famílias..

Algumas das tendências são: foco no conforto e bem estar dos ambientes; ambientes mais claros e espaçosos; elementos naturais para trazer um toque de natureza para dentro de casa; espaços multiusos, funcionais e abertos e pra fechar, mobiliário e decoração mais clean.

Você pode recomendar algumas das suas contas favoritas do Instagram?

Amo o @studia_54, @arqmbaptista, @filipemorenoarquitetura, @mega_mansions, @estet_design entre outras.



Qual sua última obsessão em arquitetura e interiores?

Tenho váriassss, rs. Um lustre Baccarat por exemplo, é um dos meus sonhos de consumo. É uma peça deslumbrante e que sempre me fascina.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Home Luxo • Decor ♡ Design (@homeluxo) em

Cite algum momento marcante na DW!.

Nossa difícil hein! Rs Tem tanta coisa bacana no DW! Mas vamos lá, como sou apaixonada por mobiliário, amo os eventos da Breton, da Líder Interiores e Dunelli. Amei o evento Eco Breton em 2018, estava fantástico e pensando em sustentabilidade, cada venda tinha um valor revertido para a reconstituição de um metro quadrado da Mata Atlântica.

Qual a importância de uma semana de design para o mercado, para a cidade e para os criativos?

Super importante!!! Pela riqueza de conteúdo gerado nesta semana, para o relacionamento e network dos profissionais da área, para a visibilidade das empresas do setor e aumento de vendas, para se atualizar em termos de tendências e necessidades dos consumidores, etc…

Anote na agenda: a DW! acontece de 08 a 14 de novembro de 2020. Siga @designweekendsp no Instagram e acompanhe as novidades. Para ver a programação do Esquenta DW!, clique aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp