blog

DW! Tour Litoral: inscrições abertas para os talks

Depois de passar pela região Leste e pelo ABC, o DW! Tour chega no Litoral Paulista. A iniciativa faz parte das celebrações de 10 anos do festival, que expande a sua atuação para outras regiões do Brasil por meio de uma parceria com o Club&Casa Design, plataforma de relacionamento entre arquitetos, designers e lojistas do setor.

O primeiro DW! TOUR LITORAL PAULISTA será realizado em Santos e movimentará a economia criativa da cidade com muito conteúdo, networking e experiências. O evento será realizado de 22 a 27 de novembro, de segunda a sábado e terá o DW! TALKS como evento âncora.

Na programação, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, grandes nomes do design e arquitetura apresentam uma perspectiva sobre o cenário atual do design e os seus desafios e também compartilham técnicas de design, gestão e levantando a cultura litorânea de Santos para o centro da conversa. As palestras acontecerão no icônico e histórico Teatro Guarany, em Santos, inaugurado em 1882 e recentemente restaurado. Você conhece a história deste espaço?

Teatro Guarany

DW! Tour Litoral: a programação do DW! Talks acontecerá no Teatro Guarany | Foto via amabrasil.org.br

Fundado em 7 de dezembro de 1882, o imóvel foi o primeiro edifício construído para fins teatrais na cidade de Santos. Mas, além de grandes eventos artísticos, o teatro abrigou manifestações abolicionistas, incluindo discursos do jornalista abolicionista José do Patrocínio. O local também foi palanque para atos republicanos e até de cerimônias fúnebres, como no falecimento de Carlos Gomes (1896). Também foi no Guarany a proclamação, em 1894, da primeira – e única – constituição municipal do país.

O Guarany enfrentou a decadência e o abandono, principalmente após o incêncio em 1981. Mas, com esforços da Prefeitura e iniciativa privada, passou por recuperação e hoje está totalmente restaurado, desde 2008 voltou a ser uma conceituada sala de espetáculos. Hoje possui um interior moderno e a fachada de inspiração neoclássica do projeto original.

O Guarany

 

DW! Tour Litoral: pintura de Paulo Von Poser no Teatro Guarany | Imagem via amabrasil.org.br

Assinada por Paulo Von Poser, a pintura do teto foi inspirada em  cenas da ópera ‘O Guarany’, de Carlos Gomes – para fazer o desenho em uma área de de 225m², o artista plástico morou cinco meses no teatro. A primeira cena mostra uma índia guarani morta em uma luta. Na sequência, como uma alegoria, os personagens principais Ceci e Peri circundados pela história escrita por José de Alencar. E, em cima, o encontro de amor entre o índio e a adolescente portuguesa. A obra foi desenhada sobre tela de algodão e trabalhada em partes, como em um quebra-cabeça.

Design pelo mundo

No primeiro dia do DW! Talks, trazemos à tona o tema: Design pelo Mundo. Neste evento, Raul Juste Loures e Guiherme Torres e Lauro Andrade Filho mostrarão uma perspectiva sobre o cenário atual do design e os seus desafios. O sentir, o morar, o apreciar, a experiência em geral que acompanha a esfera é algo único que deve ser preservado e estudado, principalmente em meio a tantos estímulos que somos bombardeados todos os dias. Quais raízes da nossa história que acompanham o design e a cultura no ambiente litorâneo? É o que você vai descobrir.

Terça-feira, 23 de novembro

14h | Credenciamento e Red Carpet
15h | Abertura do evento com o Quarteto de Cordas Martins Fontes
15h30 | Início das palestras com Raul Juste Lores (santista, jornalista e escritor), Guilherme Torres (arquiteto) e Lauro Andrade Filho (idealizador da DW!)
18h00 | Encerramento

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Gestão e educação na arquitetura e design

O âmbito da gestão engloba as mais importantes questões dentro de um escritório, seja ligado à gestão de pessoas, por meio de uma liderança, ou gestão de projetos. São processos extremamente importantes que ditam o presente e o futuro do escritório. Mesmo assim, muito acabam negligenciando ou simplesmente não possuem o conhecimento de determinadas técnicas técnicas e isso acaba custando caro no futuro. No segundo dia de DW! Talks, Allex Colontonio e André Rodrigues do Decornautas, Amanda Ferber e Pedro Greghi (PJA) abordam este tema tão importante.

Quarta-feira, 24 de novembro

14h | Credenciamento e Red Carpet
15h | Abertura do evento
15h30 | Início das palestras com Allex Colontonio e André Rodrigues (publishers da revista POP-SE e do Instagram @decornautas); Amanda Ferber (#1 entre os top 125 influencers de arquitetura do mundo, fundadora e CEO do @architecture_hunter) e Pedro Greghi (arquiteto e um dos fundadores do Projeto Jovem Arquiteto)
18h | Encerramento

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100 no Centro de Santos em São Paulo. Para participar da atividade, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, físico ou digital (ConecteSUS)

Acesse DW! Tour Litoral Paulista e confira a programação completa.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.