blog

Distritos DW!: um giro pela Upper (ou Baixo) Gabriel

A primeira vez que ouvimos o termo “Upper Gabriel” foi durante a DW! Semana de Design de São Paulo 2017. O apelido foi dado ao trecho da Alameda Gabriel entre as avenidas Brasil e Rebouças. Também não faz muito tempo que esse mesmo pedaço da rua, com pouco mais de 500 metros de extensão, passou a ser chamado de “Baixo Gabriel”.

Upper ou Baixo, não importa o apelido que você prefere usar. O fato é que esse trecho concentra uma variedade de lojas que vão do irreverente design potiguar da Mula Preta às obras de arte iluminadas das FAS, reconhecida por representar com exclusividade as criações do alemão Ingo Maurer na América Latina.

Que tal fazer um giro por alguns estabelecimentos desta área do Distrito Gabriel relembrando as atividades que aconteceram em edições passadas do festival?

1. MULA PRETA

A Mula Preta fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 289

Bom humor, design ousado e caráter lúdico, componentes marcantes nas criações do estúdio Mula Preta, que inaugurou seu showroom na DW! 2020. Em 2021, a marca retorna ao festival. Desta vez apresenta, entre outros lançamentos, a mesa de xadrez Cambito e a estante Tropicália exposta numa instalação do lado externo. O móvel supercolorido chamou a atenção de pedestres e motoristas curiosos.

2. FAS ILUMINAÇÃO

A FAS Iluminação fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413

A FAS já nasceu como representante exclusiva do designer alemão Ingo Maurer (1932-2019) e toda a sua produção faz parte do acervo da marca – até as peças que não são mais produzidas podem ser vistas e admiradas. A FAS também oferece coleções completas de marcas que apostam em esculturas iluminadas, capazes de transformar ambientes com o seu design, como as alemãs ClassiCon, Next e Serien. Em sua participação na DW! 2021, a FAS apresentou showroom ampliado e repaginado e também preparou uma experiência sensível e exclusiva: a exposição Amor, Amor que uniu instalações multimídias, obras de artes impactantes e luminárias exclusivas.

3. BRUM DESIGN

A Brum fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 366

Mobiliário criado sob uma cultura de ateliê, com primor no acabamento e na escolha dos materiais, é o ponto forte da BRUM Design, empresa fundada há 38 anos em Belo Horizonte. Antes, a marca vendia seus produtos por meio de parceiros e abriu seu primeiro showroom, em São Paulo, durante a DW! 2021. O arquiteto Osvaldo Tenório assina os interiores do espaço. Quem desenha os móveis, sempre a mão, e depois acompanha de perto todas as etapas do desenvolvimento dos protótipos e os testes de ergonomia é Helio Brum, um apaixonado pelo design italiano.

4. LATTOOG

A Lattoog fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 248

A Lattoog, marca de design autoral de Leonardo Lattavo e Pedro Moog, celebrou seu primeiro ano de loja em São Paulo na DW! 2019. A dupla lançou o documentário Lattoog, filme da série Insight criada pelo cineasta Ioseba Miren. Outro destaque foi o relançamento do pufe Knot, peça icônica que comemora 20 anos de criação e o lançamento da poltrona Gota exposta em uma ação chamada “No Balanço do Aconchego”.

5. ALLEZ DECOR

A Allez Decor fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 380

Durante a DW! 2019, a loja com catálogo de peças assinadas, apresentou a linha Jaraguá e a cadeira Tourner, do designer alagoano Rodrigo Ambrósio, a mesa de jantar Gavinha, criada pelo designer de interiores Bruno Rangel, e peças da artista plástica Cris Conde, conhecida pelo traço solto e sensual que se reflete nas formas femininas. A Allez também apresentou nova ambientação assinada por Newton Lima.

6. VALCUCINE

A Valcucine fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 487

Questionar o uso excessivo do plástico, seu modo de descarte e sua baixa taxa de reciclagem. Essa foi a proposta da Valcucine – marca italiana especializada em cozinhas – na DW! 2019. O público conferiu a apresentação do projeto DNA Marittimo e a instalação ONDA, feito em parceria com a designer Stephanie Andrade.

7. DIMLUX

A Dimlux fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 224

Especializada em luminárias assinadas por grandes nomes do design, a marca ressaltou, durante a DW! 2019, as estrelas do seu portfólio na mostra “A Light Travel” — uma linha do tempo que começou em 1921, data de criação da série Lampe Gras, de Bernard-Albin Gras, e terminou em 2019. O mestre Achille Castiglione ganhou destaque com cinco peças: Gatto (1960), Arco (1962), Taccia (1962) e Snoopy (1967), essas desenhadas com seu irmão, Pier Giacomo, e o pendente Taraxacum (1988).

Ficou com vontade de viver as experiências da Semana de Design? Aguarde! A edição 2022 do festival acontece de 04 a 11 de setembro. E continue nos acompanhando, na próxima semana, nosso giro será pelo Distrito Vila Madalena e Pinheiros. Siga @designweekendsp e não perca nenhuma novidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.