blog

Distritos DW!: um giro pelo Centro, Higienópolis e Paulista

Andar pelas ruas do Centro, Higienópolis e Paulista é fazer um passeio pela história da cidade de São Paulo, se encantar com a arquitetura de edifícios icônicos, se deparar e se surpreender com iniciativas contemporâneas ligadas ao design. Ao circular por estas regiões, ainda é possível esticar o passeio para conhecer os cafés, bares, livrarias e restaurantes – dos tradicionais aos mais descolados.

Convidamos você a fazer um giro por alguns endereços do Centro, Higienópolis e Paulista relembrando atividades que aconteceram em edições passadas do festival.

ESTÚDIO PAULO ALVES


O Estúdio Paulo Alves está localizado no coração de São Paulo, na galeria projetada por Jorge Zalszupin que fica no quarteirão mais moderno da cidade. O entorno conta com outros ícones da arquitetura moderna brasileira com edifícios projetados por Oscar Niemeyer, Franz Heep, Artacho Jurado, Rino Levi, Maria Bardelli, Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia. Na DW! 2021, o local recebeu o lançamento da cadeira Bo Bordadeira, intervenção do artista Delon, uma exposição de Alves com Hugo França e também foi cenário de talks e uma degustação de queijos.

CASARÃO DOIMO

Localizado na Bela Vista, a apenas dois quarteirões da Avenida Paulista, um casarão histórico fundado em 1930 foi totalmente restaurado e inaugurado durante a DW! 2021. A iniciativa do Grupo Doimo foi uma forma de levar sua produção de móveis da joint venture ítalo-brasileira situada em Ribeirão das Neves (MG) para a cidade de São Paulo. Quem visitou o Casarão Doimo, durante a Semana de Design, conferiu a oficina, que demonstrou ao vivo, parte do seu processo produtivo, ressaltando e valorizando o trabalho feito à mão.

IED – Istituto Europeo di Design

Ação de comemoração dos 50 anos do IED durante a DW! 2017

O Istituto Europeo di Design é uma rede internacional que une educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação. Com sedes na Itália, na Espanha e no Brasil, o IED é parceiro de longa data da Semana de Design, oferecendo uma programação rica e diversa de conteúdos ligados às diferentes esferas do design. Relembre conteúdos da edição 2020.

JAPAN HOUSE

Instalação “Equilíbrio”, de Daisy Balloon, criada pela dupla Rie Hosokai e Takashi Kawada durante a DW! 2021

Em uma visita à Japan House, a experiência começa na calçada: logo na entrada, um grande painel criado pelo arquiteto Kengo Kuma reveste a fachada. Usando madeira Hinoki, sua construção utiliza a arte japonesa do encaixe. Criado pelo governo japonês, o local é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar que transmite a hospitalidade e inovação japonesa.  Em sua programação, a Japan House recebe exposições de arte, artesanato e design japonês além de palestras e oficinas.

Ficou com vontade de viver as experiências da Semana de Design? Aguarde! A edição 2022 do festival acontece de 04 a 11 de setembro. Siga @designweekendsp no Instagram e não perca nenhuma novidade. Tem um negócio ligado à indústria criativa e quer promover uma ação na DW!? Clique aqui e envie uma mensagem no WhatsApp.

Conheça também o Circuito Jardins, Vila Nova Conceição e Moema, Vila Madalena e Pinheiros e clique aqui para conhecer o Upper (ou Baixo) Gabriel.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.