blog

Distritos DW!: um giro pela Vila Madalena e Pinheiros

Vila Madalena e Pinheiros são bairros plurais. E para quem ama design e arquitetura, são destinos perfeitos para andar à pé e descobrir novas marcas de design autoral, conhecer detalhes da arquitetura do passado e se atualizar com a nova cena, visitar galerias de arte e artesanato contemporâneo e completar a experiência tomando assento em um dos charmosos restaurantes e cafés.

Que tal fazer um giro por alguns endereços destes Distritos relembrando as atividades que aconteceram em edições passadas do festival?

1. LAB 88 Revestimentos

LAB88 – empresa de mão de obra especializada nos assentamentos de porcelanatos, mosaicos, pastilhas, pedras, cimentícios, cobogós e vinílicos – convidou o público a mudar de perspectiva na DW! 2021. Em sua sede na rua Aspicuelta, uma plataforma elevatória foi estacionada. O equipamento levou o visitante a mais de 10 metros de altura e oferece a visão de uma obra de arte diferente: um painel, que se assemelha aos grafites tomou as águas do telhado da LAB88.  A arte P&B foi desenvolvida pelo artista Alexandre Orion.

2. Bike Tour

LAB 88 + Bike Tour

Amantes do pedal tiveram a oportunidade de fazer um roteiro especial do Bike Tour SP na DW! 2021. O passeio com rota por pontos de interesse cultural e turístico, divide com o ciclista histórias e curiosidades sobre os bairros da Vila Madalena e Pinheiros – em um áudio guia – e inclui informações sobre nove endereços ligados ao design e três paradas.  A LAB88  foi o ponto de partida e chegada dos três passeios diários.

3. Feira na Rosenbaum

Feira na Rosenbaum: loja física é o novo endereço do design e artesanato brasileiro em São Paulo | Foto: Valentin Studio

A itinerante Feira na Rosembaum, que na DW! 2021, aconteceu o antigo galpão da Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel, na Vila Madalena é parceira de longa data do festival. Em 2022, ao completar 10 anos, ganhou endereço fixo na Rua Mateus Grou, 513 em Pinheiros. Espalhados em prateleiras, paredes e piso estão peças de design independente, artesanato contemporâneo e arte brasileira criados por uma nova geração que traça novas coordenadas estéticas e que olham para a brasilidade, para nossa identidade e para nossa história.

4. Wooding

A Casa Wooding fica na Av. Pedroso de Morais, 2214 – Alto de Pinheiros.

Uma casa modernista de 1962, há muito tempo fechada e bastante degradada, voltou a ficar em ótima forma durante a DW! 2021. Isso porque a construção foi descoberta pela Wooding durante a busca por um local mais amplo para instalar um novo showroom, afinado com o momento de expansão da marca.

Assim nasceu a Casa Wooding, inaugurada na DW! Projeto do arquiteto Nino Ferraz, que lá viveu, a obra foi restaurada e adaptada ao novo uso pelo Estúdio BG.

5. Urban Arts

Do pop art ao surrealismo, do urbano ao infantil, do abstrato a tipografia, na Urban Arts Vila Madalena é possível todos os estilos para todos os gostos no tamanho e acabamento que o cliente escolher. Durante a DW! 2021, a galeria apresentou novidades e foi um dos pontos de parada do Bike Tour.

6. Galeria Alma da Rua

No Beco do Batman, um dos mais famosos endereços do grafite, pichação e muralismo no mundo, fica a Galeria Alma da Rua. Primeiro endereço de street art dedicado exclusivamente a esse tipo de expressão. Na Semana de Design de São Paulo 2021 reuniu dois nomes que representam nosso país em todo o mundo – o street artist Binho Ribeiro e o campeão de skate Bob Burnquist, que, juntos, fizeram uma exposição com obras de várias dimensões. Totalmente instagramável, a Asa – criação do artista Gatuno – é outra atração local.

7. Pormade

Pormade: múltiplas soluções para projetos de arquitetura e design de interiores:

Como parte de sua estratégia de expansão, a Pormade inaugurou um novo showroom em Pinheiros durante a DW! 2021. A localização do ponto de venda, na rua Ferreira de Araújo, 868, em Pinheiros, foi escolhida devido à proximidade com a rua Paes Leme, região conhecida por concentrar lojas de portas, ferragens e revestimentos na capital paulista.  No local, os profissionais encontram o catálogo completo da Pormade, que inclui portas, fechaduras, rodapés, papéis de parede e revestimentos vinílicos para piso, parede e teto, e conhecem as opções de customização disponibilizadas pela empresa.

Ficou com vontade de viver as experiências da Semana de Design? Aguarde! A edição 2022 do festival acontece de 04 a 11 de setembro. E continue nos acompanhando, na próxima semana, nosso giro será pelo Distrito Jardins, Ibirapuera e Sul. Siga @designweekendsp e não perca nenhuma novidade.

Conheça a Upper (ou Baixo) Gabriel, clique aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.