Dicas para montar composição de pratos na parede

Pratos decorados nunca saem de moda! Servem para fazer uma linda mesa posta, mas também ficam lindos na decoração da parede de ambientes de diversos estilos: rústico, clean, boho, clássico, vintage ou contemporâneo.

Uma composição de pratos na parede pode ser feita com pratos comprados para esse fim, trazidos de viagens ou com pratos antigos herdados da família ou garimpados em feiras e antiquários. Vale também misturar tudo, inclusive pratos e outros objetos. A decoração também pode começar com um prato apenas e ganhar forma com o tempo: outros pratos e/ou elementos são adicionados e assim ganha uma forma.

Algumas pessoas têm muita facilidade em montar composição de pratos decorados na parede. Outras já encontram certa dificuldade para fazer a sua própria composição e até mesmo para pendurar os pratos na parede. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, pedimos algumas para a artista Cris Azevedo.

A dica número zero é: não tenha medo, arregace as mangas e comece!

PASSO A PASSO PARA FAZER SUA PRÓPRIA COMPOSIÇÃO

Foto: @chanceanderson

 

1. Não existe quantidade de peças ideal para uma composição. O que vai determinar é o espaço disponível. De 2 pratos a 20 pratos… você decide!

2. Selecione os pratos e faça a composição primeiramente no chão, de preferência em frente à parede onde serão instalados. Assim fica mais fácil decidir a quantidade de peças, escolher os tipos, definir as distâncias e também se serão inseridos outros elementos.

3. Coloque os ganchos nos pratos.

4. Você já definiu quais pratos e elementos farão parte da composição. Agora, abra uma folha de papel grande (podem ser folhas de jornal emendadas com fita adesiva), coloque-a sobre o chão e faça um traço com caneta grossa bem no meio dessa folha. Coloque a sua composição de pratos sobre a folha e brinque com os elementos até achar que a montagem ficou ótima.

4. Faça um contorno com um lápis ou caneta de todos os elementos da composição sobre a folha e retire os objetos do papel. Pronto! Agora você tem um template que lhe ajudará muito na hora de pendurar as peças na parede. Essa folha será colada na parede e servirá como uma marcação dos furos.

5. Lembra da linha que foi feita no meio da folha de papel? Então, é essa linha que vai definir a posição das peças na parede. Ela deve ficar a 1,5m de altura a partir do chão ou na altura dos olhos das pessoas. Agora que você já definiu a altura, é hora de posicionar e colar o template com uma fita crepe na parede.

6. Com o template posicionado, pegue cada um dos pratos (e/ou elementos) já com seus ganchos faça uma marcação dos furos com um lápis ou caneta sobre o template. Depois de marcado, faça os furos na parede com o uso de uma furadeira e coloque os parafusos.

7. Pronto! Agora é só retirar a folha de papel a pendurar todas as peças.

TIPOS DE COMPOSIÇÃO

Quadros, esculturas e pratos

Nesta composição aparecem vários elementos e pratos do Studio Cris Azevedo e Fornasetti.

Pratos com boiserie

Composição eclética de pratos decorados do Studio Cris Azevedo e boiserie.

Preto e branco

Nesta copa, aparece uma composição contemporânea de pratos decorados da coleção Coleção Op Arte do Studio Cris Azevedo.

No banheiro

Composição de pratos da coleção Emoções Urbanas do Studio Cris Azevedo  em um banheiro.

Na cozinha

cozinha power couple pets 2.jpeg
Composição de pratos decorados de diversas coleções do Studio Cris Azevedo para cozinha do programa Power Couple.

 

Preto, branco e dourado

Composição de pratos das coleções Emoções Rurais, Emoções Urbanas e Pet Lovers para uma sala de jantar.

Na cozinha

cozinha power couple pets 2.jpeg
Composição de pratos decorados do Studio Cris Azevedo para a cozinha do programa Power Couple.

 

Se mesmo depois destas dicas e inspirações você ainda estiver inseguro, a gente tem uma dica: o Studio Cris Azevedo oferece “paredes prontas” ou faz uma parede personalizada. As peças são entregues com template e ganchos para facilitar a instalação ou se o cliente preferir, a instalação pode ser feita pela equipe do Studio.

 

Composições disponíveis em condições especiais até 28/02/2021

 

Durante a DW! Oportunidades você encontra composições prontas do Studio Cris Azevedo em condições especiais. Clique aqui e confira! Mas atenção, as condições são válidas até 28/02/2021.

Fique por dentro das principais notícias do design. Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram: @designweekendsp.

Foto em destaque: Jannet Serhan 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp