Dia do Designer Gráfico

O Dia do Designer Gráfico é comemorado anualmente em 5 de novembro, no Brasil.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em usar técnicas e bastante criatividade na produção de informações visuais.

Os designers gráficos são responsáveis em montar projetos que sejam visualmente apelativos e atraentes, como páginas de revistas, capas de livros, cartazes e demais materiais impressos (ou virtuais) para campanhas publicitárias, e etc.

Origem
No Brasil, o Dia do Designer Gráfico foi instituído no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998.
O dia 5 de novembro é a data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães.

Biografia de Aloísio Magalhães

  • Nascido em Recife em 1927, dentre as várias obras de Aloísio Magalhães (1927-1982) se destacam a criação da logo da Petrobras, o desenho das notas de Cruzeiro Novo e o primeiro logotipo da Rede Globo.
  • Magalhães ocupou vários cargos públicos como a direção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e também foi secretário do Ministério da Educação e da Cultural.
  • Ajudou a idealizar e a criar a Escola Superior de Design Industrial (ESDI), instituição ligada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faculdade que é considerada uma das melhores da área no país.

Aloísio Magalhães faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de jun

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp