blog

Mostra apresenta mobiliários feitos a partir de lastras de porcelanato

Quando você pensa em porcelanato o que lhe vem à cabeça? Piso, parede e bancada? A exposição Novos Tempos traz uma perspectiva instigante e (quase) inexplorada para o uso das cerâmicas.

Novos Tempos é a materialização da ousadia e da criatividade. É o porcelanato tornando-se mais que revestimento, tornando-se mobiliário exclusivo. Do desenho à mão, passando por processos altamente tecnológicos e minuciosos de beneficiamento de lastras, nasceu a exposição que apresenta a cerâmica em todas as suas possibilidades.

A criação é de 10 designers brasileiros que se atreveram e fizeram nascer uma seleção singular de mobiliários em porcelanataria. Seis deles criaram a partir de peças da Decortiles, transmitindo ideias e um forte conceito particular, inspirando o uso criativo e atrevido do porcelanato. Alexandre Brunato; Aristeu Pires; emDoïsdesign; Ronald Sasson; Rodrigo Almeida, Sérgio e Jack Fahrer são os nomes responsáveis por desenhar móveis e elementos decorativos a partir dessa porcelanataria. As obras foram reunidas na mostra que pode ser visitada gratuitamente até dia 15 de novembro, na Casa Brasil Eliane. A curadoria é de Regina Galvão, a convite da DW!.

Conjunto de mesas Zaha de Aristeu Pires com porcelanato Decortiles | Foto: Ale Moreira

O conjunto de mesas Zaha nasceu de rabiscos à mão do designer Aristeu Pires e de uma transformação de ideias – banco, mesa lateral, mesa de centro – uma composição que surge inspirada nas linhas orgânicas de Zaha Hadid. A peça – que vai além, é multifuncional – alia a matéria-prima principal de suas criações, a madeira, e ousa na inserção do porcelanato – Petróleo AC 160x320cm, Calacatta 120x240cm, Black Marmo 120x240cm e Resina Bege AC 120x278cm – material que permite novas ideias e experiências.

Banco Geo com porcelanato Decortiles | Foto: Ale Moreira

Criado pelos designers Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia da Fahrer, o banco Geo é formado por dois triângulos justapostos e espelhados. As linhas geométricas puras foram a base e a inspiração para a construção da peça, revestida com dois modelos contrastantes de porcelanato – Petróleo AC 160x320cm e Nero Antico PO 160x320cm. O pequeno distanciamento entre os triângulos desperta curiosidade ao olhar do observador.

Poltrona Siza com porcelanato Decortiles | Foto: Ale Moreira

Como homenagem ao arquiteto português Álvaro Siza, Ronald Sasson criou para a Decortiles a Poltrona Siza, feita em chapas multilaminadas de carvalho ebanizado e do porcelanato Petróleo AC 160x320cm. Inspirada no Museu de Arte Moderna de Porto Alegre, leva o conceito angular de módulos flutuantes encaixados e sobrepostos.

Mesa GriD com porcelanato Decortiles | Foto: Ale Moreira

Para criar a mesa Grid, Alexandre Brunato se inspirou nas linhas e grafismos, traços bem presentes do desenho arquitetônico universal e também são encontrados na criação do designer. Peça protagonista aliando o porcelanato Petróleo AC 160x320cm ao aço carbono da base, leva o conceito da verticalização, elemento que liga terra e céu.

O conjunto de mesas Zaha de Artisteu Pires; a cadeira Camuflada de Rodrigo Almeida e o mancebo Boas-Vindas do emDoisdesign | Foto: Ale Moreira

A cadeira Camuflada de Rodrigo Almeida é resultado da experimentação, uma dimensão menos linear e industrial, mais próxima de um feitio artesanal e contemporâneo. A irreverência urbana que transforma e reinterpreta códigos como os das estampas militares é a inspiração. Com uma estrutura de madeira maciça, estofamento em tecido e revestimento cerâmico – Puro 15 Oliva –, mimetiza materiais, texturas e estampas incomuns na produção de mobiliário em uma estética contemporânea e urbana.

Roberto Hercowitz do emDoïsdesign

O mancebo Boas-Vindas dos designers Mariana Betting e Roberto Hercowitz do emDoïsdesign traz o conceito de uma percepção diferente da vida cotidiana e nossas necessidades. A peça traz o porcelanato Basco12 PO 162x324cm como elemento funcional para deixar sapatos, carteira, chaves e outros itens pequenos na bandeja de apoio, casaco no gancho superior e ainda ajuda nos últimos retoques na produção na hora de sair de casa, através do espelho frontal.

A exposição Novos Tempos fica aberta para visitação até 15 de novembro, de 2ª a 6ª, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 13h. A Casa Brasil Eliane fica na Av. Brasil, 526 no bairro Jardim America em São Paulo .

Para conhecer mais detalhes das criações, basta acessar decortiles.com/blog/

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.