De chapéu a gaiola de vime: a moda em tempos de distanciamento social

27 de maio de 2020 | por Redação DW!

Nestas últimas semanas, as mídias sociais foram inundadas com criações para promover o distanciamento social, algumas inusitadas, outras estranhas. Muitos vídeos circularam no Instagram mostrando o que as pessoas estão vestindo durante o distanciamento social. Muitos desses looks são uma resposta aos nossos tempos e não um esforço para criar roupas que peças para que os consumidores comprem e usem (embora os chapéus de distanciamento social comecem a surgir em todos os lugares, das escolas primárias chinesas ao Burger King). Uma roupa que toma a forma de uma grande gaiola de vime é uma metáfora de como nos sentimos presos por essas novas regras. O grande donut é arte performática. Os chapéus e as anáguas, buscam referências na história da moda, num período em que as roupas também tinham a função de manter as pessoas separadas por muitas razões, inclusive para criar uma barreira entre mulheres e homens.

Aqui estão alguns exemplos de moda socialmente distante divulgadas nos últimos dias.

UMA GAIOLA DE VIME

Esta gaiola de vime foi criada pela empresa de design belga Livable para o projeto Global Call Out to Creatives das Nações Unidas. Foi lançada ainda no início da crise como uma maneira de representar visualmente a distância que devemos manter um do outro para nossa segurança. Mas a roupa também fala sobre o quão confinados e claustrofóbicos muitos de nós nos sentimos nessa nova realidade.

CHAPÉUS STRUCTURE

A designer e figurinista italiana Veronica Toppino criou um chapéu com abas muito largas que também cria uma distância entre o usuário e qualquer pessoa que dele se aproxime. Um deles, coberto com tecido translúcido rosa, lembra a moda vitoriana.

O outro, que consiste apenas de uma estrutura de alumínio, lembra a iconografia dos santos nas pinturas medievais.

Os chapéus levam a refletir sobre o papel da funcionalidade na moda durante a atual pandemia de coronavírus, especificamente como roupas e acessórios podem desempenhar um papel importante no distanciamento social.

INSPIRADO NA CRINOLINA

A Plataforma de design Multiply a Multiply se inspirou nas crinolinas e criou o Petticoat Dress: uma saia com base ultra larga que mede 2 metros de largura de ponta a ponta, com o potencial de manter o usuário longe dos outros de maneira lúdica. As crinolinas – armações usadas sob as saias para lhes conferir volume, foram inventadas no século XV como uma maneira de manter mulheres e homens a uma distância segura. Mais tarde, identificava a classe e privilégios. 

Existem vários modelos de saia, incluindo um para nadar.

STREET STYLE

Não são apenas designers e marcas que estão tentando repensar a moda para esta nova era. Em diversas cidades do país, as pessoas estão criando looks que se destacam. 

Em Nova York, a conta @whatisnewoyrk, conhecida por compartilhar as esquisitices preciosas da cidade, mostrou pessoas em trajes sociais de distanciamento nas ruas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por WhatIsNewYork (@whatisnewyork) em 4 de Mai, 2020 às 8:25 PDT

Este olhar gótico reflete a escuridão do nosso momento. Mas a boa notícia é a envergadura do anjo da morte mantém uma distância segura de outros pedestres.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por WhatIsNewYork (@whatisnewyork) em 24 de Jan, 2020 às 7:15 PST

Numa vibe completamente diferente, a designer Pissy Pussy aparece vestida como uma rosquinha fofa e rosa – uma que infelizmente não se pode tocar.

Em Roma, um homem circulava por um mercado coberto com um disco de papelão de 1,80m. Ele se parecia com Saturno.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por greenpointers (@greenpointers) em 21 de Mar, 2020 às 1:27 PDT

Enquanto isso, a conta do Instagram @greenpointersenviou um vídeo de alguém usando um conjunto completo de apicultores.

Não perca nenhum conteúdo como este. Siga @designweekendsp no Instagram.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp