Cross over de influências entre o design automotivo e o mobiliário

Um fabricante de automóveis na DW!? Sim, e esta já é a segunda participação consecutiva da Nissan no festival. Este ano, para reforçar a ampliação do espectro de atividade do Estúdio de Design da Nissan América Latina (NDLA), o chief designer John Sahs e sua equipe conceberam (e prototiparam) uma série de móveis que empregam materiais vindos da indústria automotiva – reciclados ou reaproveitados. As peças são fruto do Projeto Alpha, iniciativa que busca criar novos produtos de maneira sustentável.

 

Equipe do NDLA envolvida no projeto – John Sahs, Leticia Bonjiorno e Luiz Martins

 

Em setembro deste ano, o NDLA anunciou a expansão de sua atuação para além da área automotiva, incluindo os setores de mobilidade, design de interiores, mobiliário, entre outros. A iniciativa é parte do Nissan NEXT, um plano global no qual a marca reafirma seu compromisso de inovar para as novas gerações, tendo como pilares a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade.

O Projeto Alpha é o primeiro desta nova fase e teve como foco a criação de móveis desenvolvidos em parceria com fornecedores da Nissan no Brasil (Icon Design Studio, Aunde Group, Seiren Automotive e Sage Automotive Interiors) e também com estudantes de design (do Instituto Mauá de Tecnologia). O projeto aconteceu em duas frentes: na primeira, John Sahs e membros de sua equipe (Diego Ruiz, Leticia Bonjiorno e Luiz Martins) se associaram aos fornecedores para a criação e o desenvolvimento dos protótipos apresentados na DW!; na segunda, os estudantes de design tiveram um curso de imersão com a equipe do NDLA e então apresentaram projetos de mobiliário a partir do conhecimento adquirido. Dois projetos foram selecionados e agora serão prototipados.

“No design automotivo, nós buscamos muitas referências em arquitetura, mobiliário, design de interiores, com a ideia de levar o aconchego da casa para o carro. E agora estamos fazendo o caminho inverso, uma espécie de polinização cruzada”, conta Sahs. Conheça os protótipos:

Chaise longue MD01

A chaise foi projetada pelo arquiteto do NDLA Luiz Martins e também utiliza materiais reciclados da indústria automotiva: enchimento de bloco de espuma reciclada e revestimento de tecido de poliéster reciclado nos acabamentos Boucle Light Melange (cinza) e Unique Z Deep Drive (azul texturizado). Os materiais foram fornecidos pelo Aunde Group sob a orientação do gerente de design, Dinard da Mata. A seleção de cores e materiais foi feita pela designer de cores da NDLA, Letícia Bonjiorno.

Poltrona Cupcake CHOCOGRAY

Com design de Luiz Martins (arquiteto do NDLA), o móvel utiliza materiais reciclados da indústria automotiva: estrutura em madeira pinus vinda de pallets, assentos com enchimento de bloco de espuma reciclada e revestimento em tecido de poliéster reciclado nos acabamentos Malibu (esverdeado texturizado) e Windsor (cinza). Resultado da parceria com a Aunde Group Brasil, o projeto teve orientação de cores de Leticia Bonjiorno (designer de cores e materiais do NDLA), com a colaboração de Dinard da Mata, gerente de design do Aunde Group.

Poltrona Cupcake SUGAR WHITE

O design também foi criado por Luiz Martins com a orientação de cores de Leticia Bonjiorno, mas aqui a parceria acontece com a Seiren Brasil, tendo a colaboração de Keith Rocha, designer de cores e materiais da Seiren. A estrutura é igualmente executada em pinus reaproveitado, mas o assento tem enchimento de sobras de linhas de poliéster reciclado (vindas do processo de fabricação dos tecidos) e espuma reciclada (que, junto com as sobras de linha, permite um melhor acabamento do acolchoado) e revestimento de tecido e forro com malharia em fios de poliéster reciclados.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da poltrona.

Mesa de centro Nano

Uma criação do Icon Design Studio em parceria com o NDLA e a SAGE Automotive Interiors, a mesa emprega métodos de fabricação tradicionais similares aos do mundo automotivo. A superfície de alto brilho é feita de fibra de carbono, enquanto o centro é revestido com um tecido de malharia circular em fios de poliéster reciclados fornecido pela SAGE, sob a orientação da designer de cores e materiais Talita Dourado.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da mesa.

Projeto Alpha: parte 2

A segunda parte do Projeto Alpha se destaca por estimular a aproximação entre os estudantes e a indústria. O NDLA criou um curso extracurricular de 10 semanas para os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, no qual participaram 25 estudantes, divididos em 5 grupos. Além das aulas com a equipe do NDLA, os fornecedores automotivos, como Aunde Group, Seiren Automotive e Sage Automotive Interiors, apresentaram seus processos e materiais sustentáveis aos estudantes. Ao final do processo, duas equipes apresentaram seus projetos na The Box, sede da NLDA, no dia 13 de novembro. São eles:

Espreguiçadeira Techson

Uma espreguiçadeira que contém painéis solares embutidos na sua superfície, permitindo o carregamento de equipamentos eletrônicos. 

Equipe: Eduardo Louzada Bicudo, Fernanda Gonzalez Carlini, Michelle Mitie Hamazaki, Victor Scaramal Monteiro de Souza.

Squircle Table

Uma mesa compacta com cadeiras encaixáveis, buscando sustentabilidade e inovação.

Equipe: Amanda Leite Polastro, Carolina Hiroko Yamada, Heitor Kalvon Souza, Lourrant Cevulla da Silva Lourenço, Luighi Daniel Pengo

Acesse o IGTV do Nissan Design Latin America para conhecer o processo de desenvolvimento das peças.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp