Piraporando

A Piraporiando é uma EdTech cujo trabalho é a criação e publicação de  obras literárias que originam projetos educativos focados na diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Nosso Programa de Educação para a Diversidade está voltado, principalmente, para a Educação Básica. Trabalho em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os pilares da UNESCO e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eleita em 2019 uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação – Liga Insights EdTech em parceria com a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros.

Reconhecida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Chancelada pela Fundação Palmares pelo trabalho em prol da Educação Antirracista. Prêmio Criança da Fundação Abrinq 2018. Selo Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Integrante da Rede Nacional de Proteção a Primeira Infância. Integrante do Mapa Cidades Sustentáveis, produzido pelo Quintessa e Instituto Vedacit para visibilizar organizações que atuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e que atendem os ODS.

A matéria prima das ações nas áreas da cultura, da educação e da saúde é o legado do artista. Sendo assim, é nossa missão pesquisar, catalogar, divulgar e disponibilizá-lo como parte do acervo histórico da pintura brasileira. Para tal, mantemos as nossas portas abertas a quem queira visitar esse mundo encantado do artista, além de realizar visitas guiadas virtualmente e presencialmente com crianças de escolas públicas e particulares.

Participando pela primeira vez do evento Design Weekend, no ano de 2020. Convidamos o público do evento para um encontro presencial com transmissão online ao vivo. No encontro a fundadora Janine Rodrigues irá dialogar com o público, num formato de bate papo, a importância da valorização da diversidade na educação e seus efeitos para empresas e marcas, abordando inclusive as perdas e ganhos de marcas que valorizam e não valorizam a diversidade em seus produtos e serviços.

Para participar presencialmente é preciso se inscrever:

Instagram: @piraporiando @janinerodrigues_n
Site para apoiar https://painel.dupay.com.br/app/Piraporiando
Site da Piraporiando: www.piraporiando.com

Contato:contato@piraporiando.com

Telefone: (11) 93433-4268

Atividades presenciais e online (com poucas vagas e inscrições prévias online obrigatórias, até o dia 06/11/2020) no link: https://www.igrstore.com.br/index.php/eventos-41/design-weekend.html

Como e porque apoiar?

Muitas escolas públicas e comunidades de regiões periféricas e de zonas rurais buscam o trabalho da Piraporiando e para nós é um grande desafio dispor de recursos para atender estas demandas. Pensando nisso a Piraporiando conta com o apoio de parceiros, sejam marcas, empresas ou pessoas físicas que reconhecem a importância da causa e to tema e apoiam a educação de qualidade, que promo equidade e por consequência, uma sociedade mais justa. A cada três meses nossos apoiadores recebem um relatório de atividades, mostrando os resultados alcançados com as doações.
Participe!!  Basta acessar: https://painel.dupay.com.br/app/Piraporiando

 

Sobre Janine Rodrigues

Escritora e educadora, fundadora da Piraporiando. Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos”, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Fundadora da Piraporiando – Educação para a diversidade, edtech que atua em prol da educação antirracista, antibullying e sem preconceitos.

 

Considerada pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil.

Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Produziu e roteirizou o curta experimental de animação ” O filho do vento” selecionado para a 12 festivais. Produziu a peça teatral As duas bonecas azuis, baseada no livro homônimo de sua autoria. Autora da releitura de A Bela Adormecida, peça teatral sucesso de público e crítica que traz de uma forma lúdica a abordagem dos conceitos de bom e mau, feito e bonito, certo e errado, unindo balé e cultura afro nordestina. Prêmio Heloneida Stuart 2018.

A Piraporiando recebeu o Prêmio Criança 2018 da Fundação Abrinq e o Selo Retratos da Leitura do Instituto IPL. Prêmio Arte-Escola pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro 2016. Chancelada em 2018 pela Fundação Cultural Palmares, em reconhecimento por seu trabalho para uma educação antirracista.

Considerada uma das EdTechs de mais impacto no cenário da educação inclusiva ( Pesquisa Liga Insights 2019 segundo a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros – 2019). Em 2019 a Piraporiando foi incluída no Mapa Cidades Sustentáveis, realizado pela Quintessa e o Instituto Vedacit com o objetivo de dar visibilidade para organizações que estão atuando nas cidades brasileiras nas mais diversas frentes, importantes para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS. Reconhecida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

 

Qualquer dúvida estamos à disposição e novamente muito obrigada.

 

Att,

Janine Rodrigues
Diretora fundadora na Piraporiando