Collabs em design de móveis e objetos

31 de maio de 2021 | por redação DW!

Ao longo da história do design ficou provado que duas ou mais mentes trabalhando em conjunto podem ser maiores do que uma. O resultado de trabalhos em colaboração podem ser surpreendentes, inspiradoras ou totalmente inesperadas. Por isso, trazemos alguns exemplos de collabs em design de móveis e objetos pelo mundo. Uma colaboração entre um astro do rock com um varejista para criar móveis arrojados. Há também uma collab entre uma marca de moda com um fabricante de eletrodomésticos para criar produtos tão belos quanto eficientes.

Essas criações demonstram que collabs de design entre criativos e indústria formam uma combinação vencedora.

Rock, moda e mobiliário

à direita: 3 peças da coleção de Lenny Kravitz para a CB2 | à esquerda: Cadeira Maschera, uma parceria entre Moschino e Altreforme

 

Couro, latão e estampas geométricas arrojadas fazem parte da coleção que Lenny Kravitz assina para a CB2, com que sua sala de estar pareça que você está pronto para uma festa matadora.

Já a Moschino uniu à Altreforme para criar uma coleção inspirada no personagem Arlequim enas máscaras italianas. A cadeira Maschera é uma das peças da coleção.

Moda + design de produto

à direita: linha de eletrodomésticos da Dolce & Gabbana em colaboração com a Smeg | à esquerda: móveis da coleção da Liberty com a Anthropologie – Fotos: Divulgação

 

Sicília é meu amor! foi o conceito da Dolce & Gabbana para sua coleção de eletrodomésticos feita em colaboração com a Smeg. Limões, cerejas e motivos inspirados nas cidades à beira-mar do sul da Itália decoram torradeiras, máquinas de café e liquidificadores.

Em colaboração com a Anthropologie, a Liberty apresentou sua primeira coleção de móveis que trazem sua icônica estampa. A linha composta por 40 peças, variando entre xícaras de chá, sofás, poltronas, cortinas e pufes que carregam os florais discretos da marca.

Aqui no Brasil não é diferente, centenas de colaborações resultaram em produtos únicos e cheios de personalidade. Para comprovar, aproveitamos o lançamento da loja virtual da Empório Beraldin, para dar uma olhada em algumas das collabs em design de móveis e objetos da marca. Veja o que encontramos!

Tangran 

Foto: Divulgação

 

Convidado para criar a linha Tangram para a Empório Beraldin, Arthur Casas desenhou mesas, banco, peseira e espelho, todos revestidos em camurça natural e com vidros coloridos em vermelho, verde e mostarda. Sobre a escolha da camurça, Arthur Casas é enfático: “A inspiração surgiu do próprio DNA da marca”, diz. Além do material, os móveis resgatam o desenho da década de 70 com ângulos arredondados.

Ana

Fotos: Divulgação

 

Nessa collab da Empório Beraldin com a artista plástica Elisa Stecca, foram criadas luminárias utilizando matérias-primas naturais como seda, algodão e madeira pupunha. As peças, feitas artesanalmente, enaltecem as riquezas naturais e estéticas do Brasil e, ao mesmo, tempo trazem um olhar contemporâneo.

Brasil Profundo

Em parceria com Laura Vinci, Luiz Fraga, Neka Menna Barreto e Ronaldo Fraga, a Empório Beraldin apresentou a Coleção Cápsula Brasil Profundo. Dessa collab nasceram tecidos bordados e papéis de parede estampados com ilustrações e fotos dos artistas.

Com bordados feitos à mão por artistas do projeto, os tecidos da coleção expressam a experiência e o espírito da Expedição em produtos que promovem e valorizam a riqueza cultural brasileira.

Foto: Divulgação DW!

 

Linhos bordados Botânico nas cores vermelha e azul. Resultado da collab entre o estilista Ronaldo Fraga e a Empório Beraldin.

Foto: Divulgação

 

A obra Folhas Avulsas da artista Laura Vinci serviu como inspiração para criar o linho bordado que leva o mesmo nome da escultura.

Mosaico

Já a collab da Empório Beraldin com Gaspar Saldanha resultou na coleção Mosaico. Inspirado no estilo art dèco de Miami, o designer carioca desenvolveu um grupo de acessórios para casa no qual a geometria do design remete ao grafismo do estilo decorativo prevalente na arquitetura da cidade.

Fotos: Divulgação


Partindo da experiência com reedições da obra de mosaicos de seu avô, o grande muralista Paulo Werneck, Saldanha desenvolveu uma padronagem modular executada em pastilhas de chifre e osso. As cores neutras são ancoradas no preto e combina com detalhes de latão dourado. As peças são feitas de forma artesanal por comunidades de artesãos e pequenos produtores.

Jacquard Franja

Foto: Divulgação

 

Por fim, a collab da Empório Beraldin com Bia Martinez. Com o intuito de estabelecer o difícil diálogo entre os processos industrial e artesanal, os tecidos da coleção jacquard Franja carregam elementos marcantes da cestaria, tecelagem e arte plumária indígena brasileira. Feito no tear Jacquard eletrônico, o tecido mescla em sua estrutura trechos do ligamento espinha de peixe e de tecido duplo com fios flutuantes que são recortados à mão para criar irregularidades e variações no seu visual. Como resultado, temos um tecido confeccionado industrialmente com qualidades que são típicas dos produzidos de maneira artesanal.

A coleção Jacquard Franja foi vencedora na categoria Têxteis do 26º Prêmio Design MCB, em 2012.

Ficou curioso para conhecer outras collabs em móveis e design da Empório Beraldin? Acesse Designers no na loja virtual da marca e confira.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp