blog

Lechler convida: 9 atrações da Zona Tortona para ver no Fuorisalone 2022

Milão se prepara para receber o Salão do Móvel de Milão e as centenas de atividades que acontecem espalhadas pela cidade no Fuorisalone. Entre os distritos mais badalados e mais procurados pelos visitantes da Semana de Design de Milão está Tortona.

Área de antigas fábricas, armazéns e oficinas, a região atraiu atenção de artistas e empreendedores criativos que, com o passar dos anos, transformaram Tortona em uma das regiões mais dinâmicas da cidade. O local abriga hotéis boutique, galerias de arte, bons restaurantes e estúdios de design atraindo amantes da moda, fotografia e claro, do design.

Tortona inspira o ano inteiro, mas ganha um brilho especial durante a Semana de Design de Milão. E para mostrar o que há de imperdível no distrito durante o Fuorisalone 2022, a italiana Lechler – fabricante de tintas para múltiplas superfícies desde 1858 – criou uma lista com 9 destaques da região mais criativa de Milão.

1. THE WAY OF ACCENT

Quem passar pela exposição receberá, em seu endereço no Brasil, um presente exclusivo. Faça seu pré-cadastro!

Em uma instalação na The Falegnameria, a Lechler apresenta a coleção The Way of Accent, realizada através do projeto Color Design®, em parceria com Francesca Valan. A linha apresenta novas tonalidades inspiradas nas cores de duas pedras: Quartzo e Ágata. No local é possível admirar o esquema cromático natural e fascinante das cavidades das pedras que recriam a multiplicidade de cores minerais em quatro coleções – Accent Yellow, Accent Green, Accent Red e Accent Orange. A instalação também é uma oportunidade de ter contato visual e tátil com os pigmentos, ao apresentar as cores aplicadas em diferentes superfícies. Quem passar pelo local e se apresentar à equipe da exposição receberá, em seu endereço no Brasil, um presente exclusivo para auxiliar no dia a dia de escritórios de design de interiores e arquitetura. Faça seu pré-cadastro.

📍 The Falegnameria | Via Tortona, 26 – Milão, Itália | De 06 a 12 de junho de 2022 | Segunda a sábado, das 9h30 às 19h; Domingo, das 9h30 às 18h

2. FLUIDITY IN LIVING SPACES

Obras de  Gab Bois e Steve Messam, artistas que participam da Multi Form*

Apresentada pela YOOX, a exposição Multi Form* convidou cinco criativos a desenvolver obras inspiradas na ideia de fluidez, valor através do qual as novas gerações redefinem e vivenciam o mundo, interpretando-o de acordo com sua própria sensibilidade artística e poética. Nomes internacionais, protagonistas do design contemporâneo, participam da mostra: Andrew Ross, Gab Bois, Guendalina Cerruti, Miranda Makaroff e Steve Messam.

📍 Yoox | Via Tortona, 14

3. SUPERDESIGN SHOW

O Superstudio Più fica na antiga fábrica da General Electric | Foto: Divulgação

O Superdesign Show, evento organizado pelo Superstudio nos espaços do Superstudio Più, convida a descobrir as tendências do morar e soluções sustentáveis, ​​além das mudanças que a economia circular, a tecnologia e os novos cenários trarão no futuro. Temas como Asian Impact, SuperGreen, Materials Sustainability, Donne & Design, Italian Masters e Future is electric são explorados em instalações, lançamentos de produtos, instalações interativas e exposições de arte e design.

📍 Superstudio Più| Via Tortona 27

4. SPARKS OF TOMORROW

Foto: Divulgação Lexus

A Lexus promove três atividades durante o Fuorisalone 2022. Atrativa e envolvente, Sparks of Tomorrow é uma instalação imersiva do premiado arquiteto e designer Germane Barnes em parceria com o estúdio de iluminação Aqua Creations, protótipos dos finalistas do Lexus Design Award 2022 e trabalhos dos alunos da Royal College of Art de Londres, numa antecipação de um futuro mais sustentável.

📍 Superstudio Più  | Via Tortona, 27

5. COMPOSITION IN CRYSTAL

A Preciosa Lighting preparou uma instalação no Opificio 31 | Foto: Divulgação

Composition in Crystal é o nome da instalação criada pelos diretores criativos da Preciosa Lighting, Michael Vasku e Andreas Klug. A ideia é mostrar a harmonia entre arte e design em uma experiência enriquecida por luzes e sons. Durante o evento, os visitantes serão convidados a interagir com a instalação, criando sua própria sinfonia de cristal.

📍 Opificio 31 – Quattrocento | Via Tortona, 31

6. GERMAN DESIGN 


Os projetos finalistas do concurso internacional Ein&Zwanzig com foco em reciclagem, upcycling e re-design são apresentados nesta mostra. Os trabalhos destacam-se pelas experimentação de técnicas de design alternativas e sustentáveis e uso de materiais como fibras de bananeira, borracha natural, vidro, juta, granito preto e outros.

📍 Opificio 31 – Officina 3 | Via Tortona, 31

7. OPIFICIO 31

Vento de Consorzio San Daniele | Foto: Divulgação

Além da mostra do prêmio Ein&Zwanzig e da instalação Composition in Crystal há muito o que ver no Opificio 31.  ISIA Firenze apresenta o projeto Design Antifragile com conceito e instalação de Mirko Tattarini. Consorzio San Daniele apresenta a instalação imersiva VENTO que promete transportar o visitante para o leito do rio Tagliamento através de um jornada multissensorial. A espanhola FINSA apresenta a exposição sensorial e interativa Connective Nature, uma reflexão sobre o papel das pessoas na sociedade e sua relação com a natureza. New Times (Made In Slovenia) é o tema da exposição organizada pelo Centre for Creativity Slovenia que apresenta vinte e dois produtos. E tem mais. Nossa dica? Entre e explore!

📍 Opificio 31 | Via Tortona, 31

8. GIANFRANCO FERRÉ

O Centro de Pesquisa Gianfranco Ferré, abre as porta do edifício projetado pelo arquiteto Franco Raggi para visitação ao espaço e também para apresentar o arquivo do estilista. São artefatos como roupas, acessórios, objetos, esboços, desenhos técnicos, fotos,, livros, revistas, filmes, escritos e notas de Ferré.

📍 Politécnico de Milão | Via Tortona, 37

8.  ÖGONBLICK – A LIFE AT HOME

Ögonblick – A Life at home | Foto: Divulgação

O IKEA Festival reúne uma série de eventos e experiências imersivas para apresentar o futuro do varejo e do design. Um dos destaques é Ögonblick – A Life at home, uma instalação física e digital inspirada no H22, um projeto criado em Helsingborg, na Suécia, no qual a IKEA participa com o objetivo de construir “a cidade sustentável do futuro”.

📍 Base Milano | Via Tortona, 54

Conhece alguém que vai para Milão durante a Semana de Design? Compartilhe este conteúdo.

*Antes de visitar as atrações consulte dias, horários de funcionamento e condições de acesso.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.