16 artistas e designers brasileiros que criam peças em cerâmica


por Redação DW! | 12 de maio de 2021 | Foto: Angelo Dal Bó para heloisagalvao.com.br

A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades – das mais antigas às consideradas “primitivas”, passando pelo Oriente e Ocidente – para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço. Em cada uma delas, por sua vez, alcança diferentes segmentos sociais: das camadas mais pobres e inferiores na hierarquia social, aos estratos superiores.

Na Grécia, entre 1.000 e 330 a.C., oleiros e decoradores, sempre homens, realizam peças de cerâmica, pintadas em geral com cenas de batalhas e de conquistas. A cerâmica chinesa, entre 550 e 480 a.C., liga-se à tradição religiosa, aos ritos e cultos. O viajante Marco Polo (1254 – 1354), chama a atenção para a beleza da porcelana chinesa, que se difunde na Europa através de Veneza, nos séculos XIV e XV. Não apenas objetos, mas também técnicas chinesas chegam ao Ocidente, que começa a fazer uso delas já no século XVI. Os procedimentos de feitura da porcelana chinesa chegam logo ao Japão, que auxilia também a difundi-los.

Diante desse quadro, parece difícil acompanhar a história da cerâmica, todas as suas modalidades técnicas e tipos de utilização. Se nos concentramos no Ocidente, vemos que aí também a cerâmica se faz presente nos objetos de uso doméstico, na arquitetura (datam dos séculos XV e XVI as primeiras tentativas ocidentais de emprego da cerâmica – escultórica e azulejos – na decoração e valorização da arquitetura exterior) e nas artes em geral, sobretudo nas chamadas artes aplicadas.

No Brasil, além do farto uso do azulejo na arquitetura de diversas épocas, é possível localizar uma ampla e variada cerâmica produzida por diversas sociedades indígenas, além de uma cerâmica popular, que toma a forma de objetos para uso corrente (por exemplo, a cerâmica do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais) e esculturas (os bonecos e cenas criados pelos artesãos e artistas da região nordeste, dos quais o mais célebre é Mestre Vitalino (1909 – 1963).

No norte do país, em Belém, apropriações do estilo art nouveau se mesclam às representações da natureza e do homem amazônicos em uma cerâmica pintada com grafismos da arte marajoara, que se popularizam em peças decorativas de Theodoro Braga (1872 – 1953), por exemplo. Se uma série de artistas entre nós fez uso da cerâmica de forma esporádica, a cerâmica artística vem sendo realizada por um grupo que se define prioritariamente como ceramistas, entre os quais se encontram Kimi Nii (1947), Norma Grinberg (1951), Ofra Grinfeder (1945) e Lygia Reinach (1933).

Já nos últimos anos, acompanhamos um crescimento no interesse por atividades manuais nos grandes centros urbanos muito ligados a movimentos de sustentabilidade e consumo consciente. E é nesse contexto que se insere a nova geração de ceramistas que dão um ar contemporâneo ao material, criando peças que vão do utilitário, decorativo até o acessórios.

Tendo em vista que o Dia do Ceramista será comemorado no dia 28 de maio, decidimos reunir neste post, algumas criações em cerâmica 16 designers e artistas brasileiros. Inpisre-se!

1. PÂMELA MORAES

decoração de parede cerâmica
Foto via instagram.com/studiopamelitas/

 

Pâmela Moraes (Pamelitas para a maioria) é publicitária e diretora de arte paulista. Na infância, tinha a argila e o desenho como paixões. Mas, com o tempo, esses fazeres foram deixados de lado. Em 2015, Pâmela resgatou esses antigos amores e hoje, com delicadeza, transorma seus sentimentos e desejos em diferentes formas, desenhos e cores. Suas criações autorais permeiam o feminino, natureza e a aura mística que se conectam.

2. ANÁLIA MORAES

ceramistas brasileiros
Foto via instagram.com/moraes_a/

 

Os desenhos, as pinturas e as cerâmicas da artista trazem signos do feminino nas cores, formas orgânicas e delicadas de suas criações.

3. DANIELLE YUKARI

Foto via instagram.com/danielle.yukari/

 

Danielle Yukari é uma artista nipo-brasileira que atualmente mora e trabalha no Brooklyn, NY. Graduada em Design de Moda em São Paulo, Brasil, seu trabalho transita entre a cerâmica, o vestuário, o tricô e o bordado.

O primeiro encontro de Yukari com materiais cerâmicos foi através da pintura. Ela começou a colorir peças funcionais, agregando seus esquemas de cores e composições aos objetos que eram feitos para o dia a dia. Alguns anos depois, ela começou a esculpir suas próprias peças. Em vez de construir apenas objetos abstratos escultóricos, ela se concentra no desenvolvimento de xícaras, tigelas, pratos e vasos – objetos que, separados, são itens úteis, mas quando colocados juntos, assumem a forma definitiva de seu trabalho – composições que sutilmente adicionam cor, humanismo, delicadeza e artesanato para os espaços de vida contemporâneos, muitas vezes frios.

Yukari trabalha com cerâmica desde 2014 e atualmente é instrutora da Artshack Brooklyn e do Mouse Ceramic Studio .

 

4. DANI CARAZZAI + RODRIGO RAMIREZ

luminária cerâmica
Foto via instagram.com/estudioboitata/

 

Para os artistas, trabalhar com cerâmica é, ao mesmo tempo, uma volta ao passado e um mergulho no presente. “Nossas peças resgatam o fazer manual e ancestral unindo contemporaneidade, significado e afeto em cada criação.”

 

5. EVELYN TANNUS

mãos em cerâmica escultura
Foto via instagram.com/evelyntannus/

 

As famosas mãos e animais em cerâmica da artista são facilmente reconhecidas. Ela criou uma identidade visual marcante: suas peças são tatuadas como se fossem peles de cerâmica. Uma linguagem contemporânea, feminina, delicada, fantasiosa e bem humorada, explorando símbolos, grafismos, ícones religiosos e elementos de várias culturas.

 

6. FLAVIA DEL PRA

centro de mesa vaso cerâmica
Foto via instagram.com/flaviadelpra/

 

Flavia estudou cerâmica e design têxtil na Inglaterra. De volta ao Brasil em 2009, montou um ateliê onde desenvolve projetos em azulejaria, bandejas, vasos e outros produtos. “Escolhi enfeitar o mundo com peças feitas à mão, únicas, produzidas com amor e alegria, sujeitas às imperfeições como todo trabalho humano.”

 

7. GABRIELA BATISTA

Foto via instagram.com/batista.gb/

 

Depois de se dedicar à indústria têxtil de moda como especialista em pesquisa e desenvolvimento de produto e cor, Gabriela trilhou novos caminhos. “Fazer com as mãos, trabalhar em silêncio, criar objetos, e foi nessa mudança de postura que a cerâmica me encontrou. Me apaixonei e o resultado dessa paixão são peças únicas, feitas com cuidado, e poder oferece-las ao mundo me inunda de felicidade”.

 

8. HELOÍSA GALVÃO

Foto Angelo Dal Bó via heloisagalvao.com.br

 

As peças em cerâmica líquida têm uma delicadeza característica da criadora. Em seu ateliê, Heloísa explora o limite do material, criando vasos, pratos, copos e mais utilitários e peças decorativas com espessuras bem finas e suaves. As cores também contam dessa mesma energia, tons leves e neutros colorem as criações. Especialista em impressões fotográficas na cerâmica, com curso na Universidade de Harvard, em Boston, Heloísa encanta com sua cerâmica fluída e as belezas impressas em cada peça.

 

9. PAOLA ORLEANS DE BRAGANÇA

Fotos via instagram.com/paolaorleansebraganca/

 

Paola Orleans é designer de formação e nos 10 anos de atuação profissional, desenvolveu pequenas coleções de joias, moda, móveis, objetos para casa, entre outras incursões. Num movimento de resgate pelo seu processo criativo, Paola encontrou na cerâmica o material para se reconectar e dar vazão à sua veia artística. Hoje, a criação de objetos no material é uma de suas atividades principais, que desenvolve coleções de joias em porcelana, prata banhada a ouro e pedras naturais. Ao resgatar um processo totalmente artesanal, Paola respeita o tempo e o processo de cada material, resultando em peças únicas que carregam história e poesia.

 

10. NATHALIA FAVARO

Foto via instagram.com/nathaliafavaroceramicas/

 

Nathalia é arquiteta e ceramista. Mora em São Paulo e desde 2014 a cerâmica passou a integrar a sua vida como mais uma forma de expressão.

 

11. NICOLE & LUIZA TOLDI

Foto via instagram.com/nicole_toldi/

 

Nicole começou a criar em cerâmica em 2006 e aos poucos foi transformando o hobby em profissão. Do seu trabalho como paisagista, as formas da natureza se tornaram forte inspiração em suas criações em cerâmica. A marca é formada por Nicole e sua filha Luiza. Juntas, elas produzem as peças sempre brancas e repletas de texturas para se descobrir. Essas texturas são inspiradas sempre em elementos naturais (troncos de árvores, raízes, pedras, ondas de água, frutas, etc). Os moldes são feitos um a um, com cuidado e conexão com a peça.

12. DENISE BRAUNE

Foto via instagram.com/denise_braune

Para a ceramista carioca Denise Braune, “a argila nos dá infinitas possibilidades de combinações de cores e formas, e consegue tornar qualquer ambiente mais acolhedor”. Todas as peças são feitas 100% em seu ateliê e necessitam de bastante atenção durante o processo de fabricação. Cada peça passa por um processo que varia entre 5 a 7 etapas – algumas mais longas, como a secagem, e outras mais curtas, como sovar a massa.

 

13. BRUNA PEGURIER

Foto via instagram.com/bruna.pegurier/

 

A estilista teve a primeira experiência com a porcelana em 2015. Na primeira aula, fez um vaso. E foi o único. Desde sempre ela queria peças “para enfeitar as pessoas”. Começou com colares e depois foi para pulseiras e braceletes.

 

14. FlÁVIA SOARES, LUIZA SOARES E DANIEL ROMEIRO

Fotos via instagram.com/oateliedeceramica/

 

Em 2012, a designer mineira Flávia Soares começou a estudar a fabricação artesanal de objetos cerâmicos. A capacitação da fundadora foi acompanhada com curiosidade pelos filhos Luíza Soares e Daniel Romeiro que, trilhando formações afins (arquitetura e design), terminaram por encontrar no laboratório da mãe o espaço para amadurecimento profissional e criativo. Desde 2012, os três ceramistas se desafiam em um processo cotidiano de autodidatismo e experimentação em contato com a terra.

“Entre produção e pesquisa, buscamos a qualidade incomparável de um produto de ofício, elaborado desde a matéria bruta sob o olhar perfeccionista, criativo e sempre surpreso do artesão.”

 

15. MARY YAMAKAWA

Fotos via instagram.com/aterraestudio/

 

Para a designer e ceramista Mary Yamakawa, a modelagem manual faz lembrar sobre a vida: imperfeita, cheia de buracos, altos e baixos. Em seu estúdio, na cidade de Florianópolis, Mary cria peças em argila preta – rica em titânio; as suas ‘alçudas’ – xícaras e objetos jarras que cativam pelo tamanho de suas alças; criações em tons terracota e outras peças de seu universo ‘imperfeito perfeito’. “O estudo das formas às vezes passa pelo desenho, pelo imaginário e também pelo instintivo. Às vezes o plano dá errado, mas acaba dando certo.”

 

16. JAMILA CRUZADO

Fotos João Paulo Garcia para jamilacruzado.com

 

Jamila nasceu em Belo Horizonte, cresceu em São Paulo e estudou Artes Plásticas com orientação em Cerâmica e Artes do Fogo na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina.

“A matéria-prima de minhas peças é o barro. Busco transportar texturas do cotidiano para objetos escultóricos em forma de vasos. Utilizo porcelana líquida, grés e argilas brasileiras. Todas as peças são de alta temperatura.”

 

Fique por dentro das principais novidades, notícias e inspirações do design. Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram: @designweekendsp.


* Com informacões de CERÂMICA . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. ISBN: 978-85-7979-060-7

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração. Cadastre seu e-mail:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.