blog

O fazer artesanal de São Paulo é tema de exposição da Sutaco, em cartaz na DW!

Inaugurou ontem, no Shopping Pamplona, a exposição Encontro Central: o fazer artesanal na cidade de São Paulo. Realizada pela Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades — SUTACO — em parceria com a DW!, apresenta a poética e a diversidade do Artesanato Paulista. Uma mostra plural, que converge saberes de um amplo recorte territorial do Estado de São Paulo e sua vocação ancestral contemporânea.

 

Exposição ‘Encontro Central: o fazer artesanal na cidade de SP’ | Foto: Ale Moreira

 Para construir a narrativa, foram escolhidos objetos circulares que se assemelham na forma, mas implicam tipologias diversas: cuias, cumbucas e fruteiras resgatam saberes e técnicas ancestrais e exploram as possibilidades de bases que vão de fibra natural ao barro, passeando também por matérias-primas e técnicas tipicamente urbanas, como a reciclagem de papel, a reutilização de vidros quebrados e sucatas.

Serão 18 municípios de várias regiões do Estado e 24 peças expostas. Entre os expositores estarão dois artesãos e um Grupo Produtivo do Vale do Ribeira, trazendo as típicas tipologias da região na sua mais pura expressão tradicional, fazendo contraponto às peças com elementos cosmopolita da Região Metropolitana de São Paulo.

Exposição ‘Encontro Central: o fazer artesanal na cidade de SP’ | Foto: Ale Moreira

A ação, que inaugura um novo momento do Artesanato Paulista, conta com a direção criativa do designer Rodrigo Ambrosio e palestra da pesquisadora Adélia Borges, autora do livro “Design + Artesanato: o caminho brasileiro”. O evento de abertura e a palestra acontece no dia 4, no Jardim Pamplona Shopping durante a 10ª Semana de Design de São Paulo.

A ação da SUTACO traz para a DW! o essencial e rico diálogo entre o artesanato brasileiro e o design, enriquecendo os dois mundos, criando novas oportunidades de geração de trabalho e renda aos milhares de artesãos em todo o estado de São Paulo“, destaca Lauro Andrade, idealizador da DW!

Exposição ‘Encontro Central: o fazer artesanal na cidade de SP’ | Foto: Ale Moreira

 São Paulo é o ponto de convergência do Brasil, onde tudo acontece. Entendo como uma grande estação central, uma aldeia sinfônica rica em saberes contemporâneos e ancestrais, ritmos e encontros”, diz Rodrigo Ambrosio.

Com quase 100 mil artesãs e artesãos cadastrados, a SUTACO está inserida na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e é hoje um dos maiores programas de artesanato do Brasil, atingindo mais de 260 municípios paulistas. A Subsecretaria se propõe a desenvolver políticas públicas de inclusão socioeconômica, fomento ao mercado produtivo e resgate das formas tradicionais de expressões artesanais paulistas.

 

Exposição ‘Encontro Central: o fazer artesanal de São Paulo | Fotos: Divulgação

 Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, “A SUTACO trabalha para resguardar e difundir o conhecimento de mentes e mãos que esculpem, tecem e formam o Estado de São Paulo, perpetuando tradições e revelando histórias.”

VISITE A EXPOSIÇÃO

A exposição ‘Encontro Central: o fazer artesanal fica aberta para visitação até 10 de outubro, das 10h às 22h no 2º piso do Shopping Jardim Pamplona. Entrada gratuita. 

Acompanhe a Sutaco Artesanato Paulista no Instagram: @sutacoartesanato

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.