blog

Archtrends Summit homenageia Paulo Mendes da Rocha

Portobello, líder no varejo de revestimentos cerâmicos, realiza no dia 21 de outubro, às 15h, o Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha. O tradicional fórum de conteúdo, promovido pelo Archtrends, plataforma de tendências e referências de arquitetura e design da marca, acontece em tributo a um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos.

Com a participação de amigos e familiares de Paulo Mendes, a programação contempla um bate-papo sobre a relevância de sua obra para a arquitetura brasileira e, também, a inauguração do Monumento Lastras, um dos últimos projetos realizados pelo profissional em parceria com a filha, Nadezhda Mendes da Rocha, e a Portobello.

O público vai ter acesso a muito conteúdo, novidades e participações exclusivas do universo da arquitetura e do design. O encontro será on-line e ao vivo, com apresentação do jornalista e embaixador da marca, Pedro Andrade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.portobello.com.br.

PROGRAMAÇÃO 

De Portugal, o arquiteto português, Alvaro Siza, participará do fórum falando principalmente sobre sua obra no Brasil, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetos, é outro convidado especial. O arquiteto vai abordar a amizade e a importância de Paulo Mendes da Rocha, com quem realizou diversos projetos, das mais variadas escalas, para a arquitetura brasileira.

Ao longo do evento, o público ainda terá acesso com exclusividade a trechos do documentário “Tudo é Projeto”, dirigido por Joana Mendes da Rocha (filha do homenageado) e Patricia Rubano, em memória ao arquiteto. Os participantes do Summit estarão concorrendo a 30 vouchers para assistir ao filme na íntegra.

MONUMENTO LASTRAS

Em 2020, a Portobello inovou ao realizar a Mostra Unlimited, uma exposição que apresentou pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design as possibilidades de uso das Lastras Portobello, superfícies de porcelanato de até 1,60 x 3,20m, produzidas com exclusividade pela empresa no país. Entre os convidados, esteve Paulo Mendes da Rocha, arquiteto, urbanista e professor e ganhador do Prêmio Pritzker em 2006. Em parceria com a filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha, Paulo Mendes criou para a Portobello o Monumento Lastras, que agora será inaugurado na fábrica da Portobello, em Tijucas (SC).

A ideia do projeto assinado por Paulo e Nadezhda é exibir as lastras como uma fantasia em relação a como de fato elas vão aparecer na cidade, principalmente para a grande visibilidade dos planos verticais das fachadas dos edifícios em várias disposições imprevisíveis em relação à luz do sol em diferentes horários do dia. “O conjunto tem uma visão teatral e dinâmica. O que fizemos foi colocar as lastras com a dimensão de 1,20 x 2,60m, que são belíssimas, ora na vertical, ora na horizontal, sempre de modo ortogonal ao piso, como espera-se que sejam dispostas nas arquiteturas. Respeitamos as duas famosas orientações fundamentais, o nível (horizontal) e o prumo (vertical)”, afirmou Paulo, na época.

A Portobello também anunciará a linha de camisetas com estampa inspirada no croqui do Monumento Lastras, disponível para compra on-line. O valor adquirido com as peças será 100% revertido para a ONG OMUNGA, com projetos sociais voltados para a educação em regiões de vulnerabilidade no norte do país e na África. Uma das iniciativas é a construção de uma biblioteca na Amazônia – idealizada pelo escritório de arquitetura catarinense Metroquadrado.

As inscrições são gratuitas. Clique aqui e cadastre-se!

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.