blog

8 diferentes formas de usar revestimentos no design de interiores

Revestimentos aplicados em bancadas, cerâmicas pintadas à mão dando forma a painéis decorativos, porcelanatos e pedras naturais estruturando móveis e objetos. Parece quase impossível, mas a Colormix fez. A empresa emprega sua expertise de mais de 15 anos para solucionar desafios de design em sete ambientes da edição 2022 da CASACOR São Paulo. 

Em cada peça, painel ou aplicação, a Colormix materializa o tema da exposição de design de interiores e arquitetura: “Infinito Particular”. Os projetos são únicos e emergem como potencias cheias de personalidade de seus idealizadores e diferentes técnicas de manejo dos materiais explorados no novo Ateliê Colormix . Vem com a gente pra conhecer um pouquinho das belezas apresentadas na mostra, que segue até 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Revestimentos no design de interiores: painel de azulejos com seis estampas desenhadas à mão | Foto: Renato Navarro

Bia Quinelato (@beatrizquinelatoarquitetura) assina o Estúdio Espelho da Alma. Ali está o painel de azulejos com seis estampas desenhadas pela arquiteta e que derivam de quadros em tecido – bordados e pintados à mão. Produzidas pela Colormix, as peças (20×20 cm) criam um mosaico sensorial inspirado em relevos, veios de folhas e no movimento do orvalho matutino ao tocar um espelho d’água. 

Revestimentos no design de interiores: painel de azulejos com desenhos feitos à mão | Foto: Renato Navarro

Em 170 m2, a arquiteta Flavia Burin (@studio.h.a) tinha o desafio de ambientar um café com ares aconchegantes, quase como uma “pausa para o café” concretizada no espaço. Café, Prosa e Poesia faz uma reverência à arquitetura original do Conjunto Nacional, usa uma paleta suave e quase monocromática onde chama a atenção o painel de azulejos pintados à mão em tons rosados. A obra foi criada pelo diretor da Colormix, Arthur Grangeia, especialmente para o projeto. A empresa executou a obra que recebe uma queima e pode, assim, ser usada em todos os tipos de ambiente: internos, externos e fachadas.

Revestimentos no design de interiores: tijolos cimentícios com acabamento desgastado e aspecto rústico | Foto: Renato Navarro

O estúdio Otsuni, inspirado na luminosidade refletiva das paredes alvas da cidade homônima da região italiana da Puglia, é uma criação do arquiteto Gregory Copello (@gregorycopelloarquitetura). No branqueado, os interiores convidam o visitante a reencontrar suas raízes numa combinação de artes e texturas. O espaço conta com os tijolos cimentícios 3DTile Branco Erózio, da Colormix, que compõem o revestimento com acabamento desgastado e aspecto rústico – valorizado pelo rejuntamento saliente  – que gera uma atmosfera aconchegante. 

Revestimentos no design de interiores: pedras naturais na parede | Foto: Renato Navarro

O Ateliê Botânico, pensado pela arquiteta Helô Marques (@helomarques_arq), convida a um semear e a um encontro com a nossa casa interior através de elementos telúricos (que remetem ao solo e à Terra). No espaço, o piso cimentício 3DTile (100×100 cm) foi desenvolvido especialmente para o ambiente pela Colormix e emprega o tom terracota como base fundamental da decoração. Também da empresa de revestimentos, são as pedras naturais Roccio Travertino que decoram parte das paredes, confortam e resgatam um ar ancestral.

Revestimentos no design de interiores: poltrona revestida com lastras de porcelanato e banco esculpido em mármore | Foto: Renato Navarro

A designer Karol Suguikawa (@karolsuguikawa) assina o lounge de imprensa IM’ PRESS e nele ousa ao aplicar materiais diversos e radicais em suas criações de mobiliário. Nas peças, pedra e porcelanato são usados de maneira artística e sensorial. O banco Tetta, inspirado no traço do mobiliário moderno brasileiro de Lina Bo Bardi e Sergio Rodrigues, foi esculpido pelo Ateliê Colormix em um bloco monolítico de mármore. Em paralelo, a poltrona Vértice aplica lastras de porcelanato da Colormix em uma quase subversão lapidada para a releitura da poltrona Donna, criada por Gaetano Pesce, em 1969.

Revestimentos no design de interiores: azulejos verdes revestem a parede no fundo do bar | Foto: Renato Navarro

“Um Jeito Novo do Mesmo Jeito”, propõe a designer de interiores Marina Linhares (@marinalinharesinteriores) em seu living na Casa Cor. Um espaço de “volta à casa”, para receber e compartilhar histórias, em um lugar inspirador como o Conjunto Nacional. Marina escolheu revestimentos que têm algo de afetivo para aplicar em pontos de destaque. No fundo do bar, estão os azulejos verdes (20×20 cm) com características tradicionais do “feito à mão”. A linha da Colormix chama-se Aranjuez e é produzida na Espanha.

Revestimentos no design de interiores: azulejos Zellige revestem o banco | Foto: Renato Navarro

Além dela, a Colormix oferece os azulejos apessegados Zellige para revestir o banco na entrada do espaço. As peças são arredondadas, proporcionando um acabamento perfeito.

Revestimentos no design de interiores: pastilhas revestem a base de apoio da bancada | Foto: Renato Navarro

O bar Caracol, assinado pelo arquiteto Pedro Luiz De Marqui (@pedroluiz.demarqui), tem projeto que ressalta a ideia de movimento através de ambientes fluidos e cheios de vida. Certa crueza dada pela manutenção da estrutura aparente do local é aliada a elementos com design acurado e cores frescas e potentes para construir uma essência contemporânea. Em pontos-chave como as bancadas, Pedro aplicou as pastilhas da linha Cristal HF60, da Colormix. Estas pequenas belezas fazem parte do DNA que originou a marca.

Ficou com vontade de conhecer outros produtos e soluções da Colormix? Acesse colormix.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DW! Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.