600 livros de arte para download gratuito

Imagem: Kristopher McKay. © Solomon R. Guggenheim Foundation

Conhecimento e construção de repertório são algo que devem ser alimentados ao longo de toda vida. E foi pensando no aspecto transformador e positivo da disseminação de conteúdo que dois importantes museus de Nova Iorque, digitalizaram centenas de livros de arte e catálogos de exposição e colocaram seus arquivos disponíveis para acesso livre e gratuito.

Imagem do catálogo: Recent Acquisitions: A Selection, 2016–2018

 

Em seu site, o Metropolitan Museum of Art disponibilizou obras publicadas entre 1964 e 2017 que compreendem todo o período da história da arte. Além de estudos críticos sobre arquitetura, dança, escultura, música, pintura, literatura, teatro, cinema e fotografia, o acervo também contempla estudos e perfis biográficos de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Claude Monet, Rosa Bonheur, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige. Os livros estão disponíveis para download no formato PDF ou podem ser lidos on-line. Também existe a possibilidade de comprá-los em formato impresso.

 

Imagem do livro ‘Kandinsky watercolors : a selection from the Solomon R. Guggenheim Museum and the Hilla von Rebay Foundation’

 

Já o Guggenheim, digitalizou parte do acervo de catálogos de exposições passadas e mais de 200 livros de arte moderna. Os livros e catálogos, disponíveis no Internet Archive reuniem desde temas específicos, como Picasso e os anos de guerra, Expressionismo ou mesmo o livro Do espiritual na arte, de Kandinsky. Tudo disponível para livre acesso.

Klimt, Edvard Munch, Max Ernst, Paul Klee e outras centenas de artistas esperam por você.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp