BLOG / Vídeos

Cursos online e gratuitos sobre design, arte e criatividade pra você se atualizar

Aprender é bom e, em um mundo com informações que circulam cada vez mais rápido, é imprescindível. Se atualizar em uma área de interesse ou descobrir um campo novo a ser explorado nem sempre precisa ser caro, extenso ou demandar mudanças na rotina. Com acesso à internet e um tanto de disposição, é possível conquistar mais conhecimento, técnicas e conteúdos que abram novas possibilidades criativas, sobre um tema atrativo e interessante para a sua carreira ou, quem sabe, ter novas experiências.

A DW! traz a seguir uma lista com 18 cursos online e gratuitos nos campos do design, da arte, da arquitetura e da criatividade oferecidos por instituições renomadas, como o California Institute of the Arts (CalArts), o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e o Instituto de Tecnologia de Tóquio. Escolha o seu e inscreva-se hoje mesmo!

DESIGN

3D CAD SketchUp – Fundamental

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 09 horas; em inglês com legendas em português (vídeos).

Quer melhor expressar as formas 3D que estão aí, na sua cabeça? Depois de concluir o curso oferecido pela Universidade Nacional de Taiwan, via plataforma Coursera, o processo de desenhar ideias através da tecnologia de modelagem 3D deve ficar mais simples. O objetivo do programa com menos de 10 horas de duração é construir um modelo tridimensional e enriquecê-lo de forma complementar e lúdica, utilizando para isso o software 3D, do SketchUp.

A linguagem do Design: forma e significado

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 08 horas; em inglês com tradução em 20 idiomas (inclusive português).

A crítica é parte integrante do processo de criação em design e serve como norte para o fazer criativo. O curso (no vídeo acima) oferecido pela California Institute of the Arts (CalArts), via plataforma Coursera, visa enriquecer o léxico acerca do design gráfico no contexto da crítica, aumentando a eficiência comunicativa do profissional. O programa está alinhado a outros cursos oferecidos pela plataforma com foco em UX Design e Design Gráfico. Apesar de não exigir conhecimentos prévios, pode ser melhor aproveitado por profissionais ligados às áreas citadas.

Computação de design: modelagem 3D em Rhinoceros com Python/Rhinoscript

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 27 horas; em inglês com tradução em 19 idiomas (inclusive português).

Por quê um designer deve aprender a programar? A resposta talvez esteja na possibilidade explorar o extraordinário potencial que a digitalização tem para a cultura e a prática do design. Estruturado em torno de problemas fundamentais do design, o curso da Universidade de Michigan, via Coursera, aborda o código Python, com regras e sintaxe, além das potencialidades da aplicação em design. A ideia é que os alunos se familiarizem com a estrutura básica da Rhinoscriptsyntax, uma linguagem de codificação nativa do Rhinoceros  – importada para o Python –, que permite criar e controlar geometrias por meio de código de autoria.

Inovação por meio do Design: pensar, fazer, ‘quebrar’, repetir.

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 15 horas; em inglês com tradução em 20 idiomas (inclusive português).

O design se apresenta de formas diversas e cada vez mais é acionado como uma ferramenta para a resolução de problemas não lineares e que lidam com a incerteza, a complexidade e o fracasso. Em cinco módulos, o curso oferecido pela Universidade de Sydney, via plataforma Coursera, é o focado em processos e ferramentas do Design Thinking. Com base inicial teórica, a proposta dá ênfase a estudos de caso retirados de agências australianas de design e, deles, extrai ferramentas e técnicas práticas que podem ser aplicadas aos negócios no dia a dia.

Open Design

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 05 horas; em inglês.

A Universidade de Duke, nos Estados Unidos, através do Coursera, ministra um mini-curso que aborda o conceito de Open Design. Uma das perguntas que o norteia é ‘Como podemos projetar melhores produtos, serviços e experiências em nossas comunidades?’.  Com caráter introdutório sobre o tema, o programa parte das quatro bases do Design Aberto (compreender, criar, avaliar e compartilhar) e seus princípios fundamentais – inclusão ativa, transparência e colaboração –, a fim de partilhar conhecimentos e criar um mundo mais igualitário e acessível.

CRIATIVIDADE

Criatividade, inovação e transformação

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 18 horas; em inglês com tradução em 19 idiomas (inclusive português).

O objetivo do curso sobre Criatividade, inovação e transformação (CIT) da Universidade do Estado da Pensilvânia (PennState), via Coursera, foi atualizado e oferece ferramentas para lidar com um mundo de incertezas. O programa consiste em quatro módulos principais para descobrir nossa natureza criativa e inovadora; aumentar nosso senso de responsabilidade; transformar nosso mundo interior em estados morais e éticos mais elevados e apreciar a beleza de nossas vidas.

Dê início a sua criatividade diária

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 18 horas; em inglês com tradução em 19 idiomas (inclusive português).

A criatividade é uma habilidade essencial para o século 21, que pode e deve ser cultivada e alimentada. Precisamos constantemente de ideias novas e melhores para quase todos os aspectos de nossas vidas, e o objetivo do curso oferecido pela Universidade do Estado de Nova York (Suny), via Coursera, é facilitar o reconhecimento e o desenvolvimento criativos para as ações cotidianas.

Pensamento sistêmico no sécul0 21

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 15 horas; em espanhol.

A Universidade de los Andes, através da plataforma Coursera, oferece o curso com enfoque sistêmico, que explora conceitos básicos, metodologias e habilidades do tema. Em seis módulos, há o detalhamento crítico das diferenças entre pensamento sistêmico e reducionista, proporcionando visões mais criativas e inovadoras sobre os desafios cotidianos.

ARTE

Fotografia profissional para iniciantes | Guia completo

  • Nível básico; cronograma flexível; em inglês com tradução em 20 idiomas (inclusive português).

A proposta do curso oferecido na plataforma Udemy parte dos três pilares técnicos do equipamento – ISO, obturador e  diafragma – e se aprofunda em formatos de imagem, além de aspectos como saturação, fotometria e temperatura de cor, para depois falar de composição. Com 24 aulas curtas, divididas em 2 sessões, é indicado para todos que desejam fazer da fotografia um hobby ou até mesmo investir nos primeiros passos na profissão.

Gerenciamento de artes e patrimônio

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 2 horas; em português.

No estúdio: pintura abstrata no pós-guerra

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 26 horas; em inglês com tradução em 20 idiomas (inclusive português).

Quer saber como alguns dos artistas mais famosos do século 20 produziram suas pinturas abstratas? Com nove módulos, este curso (no vídeo acima) oferecido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), através da Coursera, oferece uma visão aprofundada e prática dos materiais, técnicas e pensamento de sete artistas da Escola de Nova York. São eles: Willem de Kooning, Yayoi Kusama, Agnes Martin, Barnett Newman, Jackson Pollock, Ad Reinhardt e Mark Rothko. Por meio de demonstrações em estúdio e orientações da galeria, o aluno vai entender mais profundamente o que significa uma prática em estúdio e como as ideias se desenvolvem a partir de um olhar mais atento, além de obter maior sensibilidade às qualidades físicas da pintura.

Visualizing Women’s Work (Dando visibilidade ao trabalho das mulheres): usando a mídia artística para a justiça social 

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 15 horas; em inglês com tradução em 19 idiomas (inclusive português).

Justiça social, feminismo e arte são os pilares deste curso ministrado pela Universidade de Michigan, na Coursera. Uma crítica a como a arte foi contada e o trabalho de artistas mulheres apagado sistematicamente são a base do conteúdo distribuído em quatro módulos. As discussões partem de monumentos públicos em termos de forma, conteúdo e contexto, além de esmiuçar o apagamento histórico do trabalho das mulheres – compensado e não compensado –, jogando luz sobre o papel do preconceito de gênero na arte pública histórica. Nas seções finais do curso, quem guia o trabalho é a artista visual Melanie Manos, que arma de forma criativa e provocativa os alunos a fim de combater o apagamento histórico na arte pública.

ARQUITETURA

Arquitetura Japonesa e Design Estrutural

  • Nível intermediário; pré-requisitos: conhecimentos sobre estruturas (mecânica, dinâmica, elasticidade e plástica); carga horária: 15 horas; em inglês.

Na plataforma edEX, inicialmente criada pela parceria entre a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o TokyoTech – Instituto de Tecnologia de Tóquio revisa as abordagens fundamentais e modernas do design estrutural japonês usando como estudo de caso os edifícios do campus da TokyoTech. No curso, tecnologias sobre minoração de impactos sísmicos, considerações sobre sustentabilidade e complexidades práticas são explorados em vídeos imersivos em 3D.

Cidades Inteligentes para o Desenvolvimento Sustentável

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 12 horas; em inglês.

Mais da metade da população mundial vive em cidades, que enfrentam grandes desafios como congestionamentos, poluição, degradação ambiental e o aumento da desigualdade no acesso às oportunidades e aos ambientes de vida adequados. Os dados e as diversas tecnologias disponíveis podem ajudar a melhorar o planejamento e a gestão dos centros urbanos. O curso via edEX oferecido pelo Open Learning Campus do Banco Mundial deseja estreitar as possibilidade tecnológicas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazendo com que as cidades inteligentes possam contribuir para uma maior sustentabilidade global.

Design de Construções Sustentáveis

  • Nível intermediário; pré-requisitos: conhecimentos matemáticos; carga horária: 130 horas; em inglês.

A transição da matriz energética é uma realidade corrente, e o setor da construção civil representa um “grande consumidor de energia e responde por cerca de 40% das emissões de carbono que impulsionam as alterações climáticas”. No entanto, desde os projetos de reforma e modernização de novas construções, os edifícios passaram a ser uma esfera a se beneficiar de novas tecnologias, mais sustentáveis. O curso do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) voltado para arquitetos e engenheiros, na plataforma edEX, explora tecnologias e técnicas de análise a fim de projetar edifícios confortáveis e mais eficientes em termos de recursos.

Era das Catedrais

  • Nível básico; cronograma flexível; carga horária: 18 horas; em inglês com tradução em 09 idiomas (inclusive português).

O curso da Universidade de Yale, via Coursera, oferece uma introdução a alguns dos monumentos arquitetônicos mais impressionantes que o mundo já conheceu: as catedrais góticas. A proposta é estudar a arte, a literatura, a vida intelectual, a economia e os novos arranjos sociais que surgiram à sombra das catedrais e que influenciaram o renascimento das cidades nos séculos 12 e 13, propondo uma apreciação atualizada da chamada Alta Idade Média.

Regeneração Urbana baseada na Natureza

  • Nível intermediário; pré-requisito: familiaridade com modelo técnico-científico; carga horária: 40 horas; em inglês.

Focado na regeneração mais sustentável de antigos distritos industriais e áreas periféricas utilizando soluções baseadas na natureza (SBN), o curso via plataforma edEX da Universidade de Aachen (RWTH) pretente contribuir para melhorar a qualidade ambiental, a vida social e as economias locais nas zonas urbanas. A ideia é oferecer conhecimentos sobre a SBN – economia circular, produção urbana de alimentos e adaptação às alterações climáticas, entre outros – na regeneração urbana e como desenvolvê-las em conjunto com diversas partes interessadas e modelos de negócio. O estudo de caso é baseado em experiências europeias, mas a aplicabilidade pode ser adaptada a contextos locais.

CURSOS ACESSÍVEIS? TEMOS!

Curtiu as sugestões que a DW! trouxe? A oferta online vai além dessas plataformas citadas e também encontra conhecimento acessível – gratuito ou a baixo custo – em sites de Universidades, Museus e afins, que valem a pena ser consultados de vez em quando para acompanhar as novidades.

A USP – Universidade de São Paulo, por exemplo, mantém o e-Aulas com conteúdo aberto de diversas disciplinas nas três grandes áreas: Humanas, Biológicas e Exatas. Em Arquitetura, são 20 disciplinas, que vão de embarcações à iluminação.

Instituições de arte como o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, a Pinacoteca de São Paulo e o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo sempre divulgam programações com cursos livres e de curta duração nas modalidades presencial e online. Há ofertas gratuitas, com menores custos ou gratuidade para vagas afirmativas, para estudantes e professores de escolas públicas, por exemplo, ou aos associados dos respectivos espaços. No geral, os temas abordam aspectos das exposições em cartaz, dos acervos e temas pertinentes à contemporaneidade que dialogam com as diversas formas de arte. Quando pagos, os valores costumam ser acessíveis.

Outro site que disponibiliza cursos online gratuitos ou com preços acessíveis é o da EV.G – Escola Virtual de Governo, com foco em Administração Pública, mas que oferece programas interessantes como Introdução à Eficiência Energética em Habitação de Interesse Social ou Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Na mesma esteira, agora via iniciativa privada, a Escola Virtual da Fundação Bradesco traz um enfoque em mercado, mas oferece cursos que ampliam os temas e tratam, por exemplo, de criatividade. Voltados às artes, os cursos autoformativos do ItaúCultural são estruturados com vídeos, podcasts, infográficos, testes e outros suportes educativos.

Agora conta pra gente nos comentários: quais outros lugares com cursos online interessantes você conhece e indica? E, para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo do design, assine nossa newsletter no botão abaixo. Aproveite e siga a DW! para mais novidades no Instagram, em @dwsemanadedesign.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

2 respostas

  1. Os cursos são ótimos e creio que terei uma grande oportunidade com este aprendizado o melhor é o melhor sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.