10 séries e documentários para quem ama design, arquitetura e interiores

Projetos inspiradores, reformas incríveis, inspiração, processos criativos, ideias… Esses são os protagonistas de uma seleção de 10 séries e documentários sobre design, arquitetura e interiores disponíveis para assistir via streaming.

Se você é fã desses temas, prepare a pipoca e o sofá para uma boa maratona!

1. Abstract: The Art of Design

A primeira temporada da série apresentou os oito designers mais inovadores do mundo. Entre eles o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o ilustrador Christoph Niemann, a designer gráfica Paula Scher e o fotógrafo Platon. Já a segunda temporada traz episódios com o artista Olafur Eliasson, a arquiteta Neri Oxman e a figurinista Ruth E. Carter.

Disponível na Netflix.

2. Helvetica/Objectified/Urbanized

Com direção de Gary HustwiUm, a série é composta por três documentários. 2007: Helvetica, sobre a famosa fonte com o mesmo nome; 2009: Objetivado, focado em desenho industrial e 2011: Urbanizado, aborda a arquitetura e design urbano.

Disponível na Amazon.

3. Design is One: Lella & Massimo Vignelli

Um dos maiores estúdios multi-disciplinares de design da história. Conhecido por produzir a identidade visual do metrô de Nova York, em 1972, e o icônico –  e na época polêmico – mapa do metrô. Lella e Massimo Vignelli eram o casal por trás de tudo isso. Design Is One traz um retrato do relacionamento de décadas do casal até a morte de Vignelli em 2014.

Disponível no Itunes ou no site oficial

4. Minimalism

Questionando como a vida poderia ser melhor com menos coisas materiais, o documentário entrevista pessoas que não são materialistas. Famílias, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas e cientistas refletem sobre o ato de levar uma vida minimalista.

Disponível na Netflix.

5. Amazing Interiors

Conheça os proprietários excêntricos cujos espaços aparentemente comuns são cheios de surpresas. Desde uma montanha-russa no quintal até um aquário interno.

Disponível na Netflix

6. Grand Designs

Kevin McCloud apresenta pessoas que constroem suas próprias casas, acompanhando cada passo desses projetos.

Disponível na Netflix.

7. Everyday Miracles

O cientista Mark Miodownik nos guia pelo universo dos objetos que tornam nosso dia a dia mais confortável do que o de nossos ancestrais. Crianças curiosas também vão gostar!

Disponível na Netflix.

8. Iris

O documentário dirigido por Albert Maysles faz um apanhado sobre a vida de Iris Apfel, designer de interiores que se tornou ícone de moda pelo seu estilo, personalidade e vanguardismo. Além de dicas mais que valiosas sobre moda Iris divide sua rotina, nos levando para um passeio mais que divertido entre compras e memórias dos seus 90 anos de vida.

Disponível na Netflix

9. As casas mais extraordinárias do mundo

O arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin rodam o mundo visitando residências que se destacam. Na primeira temporada, a dupla busca casas em 4 diferentes regiões; Montanha, Floresta, Litoral e Subterrâneo. Já na segunda temporada, os episódios são nomeados pelos países em que as casas estão localizadas: Estados Unidos, Portugal, Suíça, Espanha, Índia, Noruega, Israel e Japão.

Disponível na Netflix.

10. Movimento Tiny House

O apresentador John Weisbarth e o especialista Zack Giffin viajam pelos Estados Unidos ajudando famílias a trocar a grande casa onde moram por pequenas moradias de até 47 m². Com muita criatividade, eles projetam espaços bem menores e totalmente personalizados.

Disponível na Netflix.

DICA BÔNUS

11. Vidrados (Blown Away)

Dez mestres artesãos participam de reality show criando esculturas de vidro únicas. Ganha quem for mais criativo e tiver mais técnica. A primeira temporada tem 10 episódios.

Disponível na Netflix

Tem alguma série ou documentário incrível que não aparece na lista? Envie sua sugestão para info@designweekend.com.br.

Compartilhar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp