Flores no Cimento desabrocha vida na concretude de São Paulo

Viver em São Paulo é se deparar, constantemente, com uma cidade tomada pelo cinza do cimento, com espaços sem a vibração da natureza, com ambiente sem a beleza das cores. Para contornar essa situação e imprimir vibração a espaços públicos da capital, o professor de educação infantil e jardineiro, Diego Romas Lahóz, criou o projeto Flores no Cimento, ação responsável pelo plantio de flores pela cidade, pela criação de jardins verticais em postes e de canteiros em calçadas e pela manutenção de praças públicas.

O projeto, que hoje já se expandiu e ganhou adeptos em várias regiões, tem seu embrião na Vila Madalena, em um trabalho anterior realizado por Lahóz, o Orquídeas na Vila, criado em 2011. Nascido e criado neste bairro a Zona Oeste, o professor viu o bairro onde passou a infância crescer e atrair muitos moradores, jovens e bares. Ao mesmo tempo, deparou-se com a intensificação do cinza nos espaços públicos.

Perante as transformações, o professor teve, então, a ideia de começar a cultivar orquídeas em postes e árvores a região, criando uma linguagem estética hoje tão característica da região. Além da beleza que imprimiu na Vila, a ação fez com que Diego aumentasse seus laços com seus vizinhos e criasse uma espécie de teia de voluntários interessados em transformar o bairro em um lugar melhor e mais agradável para se viver.

Com o tempo, o projeto local se expandiu e deu origem ao “Flores no Cimento”, presente em outros bairros da cidade. “A ideia surgiu para transformar ruas colocando mais flores no caminho das pessoas. Estamos, aos poucos, tirando o concreto da nossa cidade e colocando vida em muitos espaços públicos. Essa é uma ação coletiva, que sensibiliza e mostra mais uma possibilidade de exercermos nosso lado cidadão”, diz Lahóz.

Em 2017, as belezas do Projeto Flores no Cimento poderão ser contempladas por quem passar pelo District Vila Madalena durante o Design Weekend! SP. Acompanhe nossas redes sociais e descubra mais detalhes em breve!

REALIZAÇÃO

APOIO




Realização
Summit-Promo
Patrocínio
Samsung
Apoio
Sebrae
Senac
DED
Uniflex
Media Partner
Folha de São Paulo
Casa Vogue
GIZ
Projeto
Oli Oli