Notícias

Prêmio apresenta os 340 melhores trabalhos de design do país

foto: Sanderson Pereira

Com 2,5 bilhões de reais movimentados, Brasil Design Awrad valoriza o melhor do design nacional.


Foram mais de 860 projetos de design inscritos e 246 empresas, profissionais autônomos e instituições de 15 estados do país. Desse total, o Brasil Design Award premiou os 340 melhores trabalhos. Os projetos foram divididos em 10 categorias, com 78 subcategorias recebendo Ouro, Prata e Bronze.

O prêmio, realizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, é a maior e mais importante premiação do design nacional e tem por objetivo destacar e incentivar designers e marcas a desenvolverem projetos que ofereçam valor adicional, nova funcionalidades, estética superior, eficiência excecional, maior sustentabilidade e desempenho notável, e, em sua 9ª edição, já se tornou referência para os profissionais do setor. O grande destaque da edição ficou por conta dos três trabalhos que receberam o Grand Prix, enaltecendo o melhor do design entre as grandes categorias. São eles:

1. CRAFT FOR DESIGN – Tátil e Instituto Burle Marx



Profundamente inspirada pelas características estéticas do trabalho de Roberto Burle Marx, a Burle Type é a tipografia que desenha a marca e também a fonte proprietária do Instituto. Composta apenas por maiúsculas, ela é uma fonte display indicada para usos expressivos da comunicação como títulos, chamadas, citações do próprio Burle Marx, informações relevantes, entre outros.

2. BRANDING – Tátil e Natura Jornada Ekos



A linguagem de Natura Ekos foi um resgate às origens da marca e seu lugar de potência: a Amazônia e o respeito às pessoas e à biodiversidade local. Sua expressão une impacto sensorial com ampliação da consciência, dando vida a uma marca cheia de personalidade, que consegue contar sua história de forma proprietária e ativista.

3. DESIGN DE IMPACTO POSITIVO – Greco Design e Fa.vela



Resultado da parceria de três anos com o Mais Favela, mais de 90 marcas foram criadas gratuitamente para as empresas aceleradas nos programas da Organização.

Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por 77 especialistas e profissionais da área do design. Além disso, os trabalhos também passaram por uma votação popular online, que contou com mais de 65 mil votos. 

Confira outros projetos premiados:

Banco Outono | Designers: Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner
Prata na categoria Design de Produto, subcategoria Mobiliário.



Primeiro produto do mundo criado com manta de biotecido de folha. O material possui características muito similares ao couro bovino, com a notável diferença de que a emissão de CO2 de seu processo de fabricação é compensada pela absorção de carbono do plantio e crescimento das folhas. A robusta estrutura é produzida industrialmente em aço reciclado, com solda e acabamento feitos à mão. Os seis pés do móvel remetem tanto a uma criatura em movimento quanto a uma funcional estética espacial. Um hibridismo entre o industrial e artesanal, o estéril e o fértil, o passado e o futuro.

Linha Urbana | Luciana Duque
Bronze na categoria Design de Produto, subcategoria Mobiliário.


“A linha foi inspirada na arte urbana ou street art, mais precisamente nas portas comerciais feitas de chapas de metal galvanizadas, conhecidas como portas de enrolar. Essas chapas uniformes e resistentes são encaixadas umas na outras, possibilitando fazer curvas e formas diversas. Usando material descartado, reutilizamos as chapas e nos inserimos no conceito de upcycling, quando os produtos que estão no fim de sua vida útil, adquirem um novo valor com a melhoria de sua utilidade e qualidade. Com esse objetivo, partimos para o desafio de fazer móveis explorando ao máximo as possibilidades de uma matéria prima que até hoje só foi usada para uma única finalidade.”

CRIA - Experiências de Invenção | Expografia: Micrópolis | Curadoria: Marconi Drummond | Execução: Artes Cênica | Produção: Sirlene Magalhães
Ouro na categoria Design de Ambientes, subcategoria Cenografia de exposições.


Projeto de design de ambiente da exposição CRIA, realizada na galeria do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A exposição reúne obras de arte contemporânea e manifestações culturais que dialogam com o público infantil, envolvendo instalações sonoras, audiovisuais, jogos, literatura, fotografia e tipografia. O projeto expográfico consiste em mobiliários desenvolvidos para abrigar as obras e compartilhar informações com o público. Os suportes construídos foram pensados de modo a garantir uma identidade visual à exposição sem, contudo, ofuscar o conteúdo das obras. O percurso da exposição explora os diferentes estímulos e sensações provocados tanto pelas obras quanto pelas ambiências e materialidades do projeto expográfico, levando sempre em consideração a percepção e a escala das crianças.

Exy One | Valkiria Pedri Fialkowski e Daniel Kroker
Ouro na categoria Design de Produto, subcategoria Máquinas e Equipamentos.



Primeiro exoesqueleto de tecnologia e design brasileiros. É um exoesqueleto vestível para trabalhadores da indústria em geral, provido de central de IoT (internet das coisas). Permite alívio do esforço nos membros superiores do operador, reduzindo lesões e melhorando o desempenho e segurança. O equipamento “empodera” o trabalhador, permitindo mais força e protegendo músculos, articulações e ossos. Seu design tipo mochila pode ser vestido de forma autônoma e rápida. Permite customizar (cor, luz, troca de colete) e sinalizar (normas de segurança, manutenção, layout), mantendo a estrutura original. Provido de IoT, faz conexões (WiFi) que coletam e analisam dados, ativando diversos sensores e GPS para a segurança e saúde do trabalhador, além do maior controle e eficiência do equipamento.

2 Way | Equipe: Anderson Wilkom, Antonio Lopes, Camila Kohlrausch, Rebeca Figur Schoenardie e Silvio Telles
Bronze a categoria Design de Impacto Posotivo, subcategoria Design de Produto.

Tênis infantil 2 em 1. Para ficar em casa, a criança pode usar somente a lycra que tem antiderrapante na parte de baixo. Quando for sair, basta encaixar o solado e prender com a tira de velcro. Com um único produto são atendidas duas necessidades, de maneira prática e econômica.

Um prêmio abrangente como este mostra o design que conjuga forma e função, o design com identidade que reforça a força criativa brasileira e cria mais valor para nosso país. Já estamos ansiosos para a edição 2020 do Brasil Design Award. 

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização