Matérias
Os sentidos das cores na decoração

Os sentidos das cores na decoração

Todos os anos, as marcas de tintas divulgam seus estudos sobre quais tons serão as referências para a paleta de cores novas. Em 2018, a globalmente conhecida Pantone aposta em um tom de roxo chamado Ultravioleta, que é complexo e contemplativo, sugerindo os mistérios dos cosmos. Para a Lukscolor, o Reflection LKS 2295, um tom de azul suave com uma nuance acinzentada, foi o eleito.

A Tintas Eucatex (parceira do DW! em 2017) encontrou inspiração na criatividade, vitalidade, juventude, esperança e liberdade e chegou em um verde escuro chamado de Eucalipto. A empresa contratou a consultoria Tendere para o trabalho, que dividiu o processo em etapas, entendendo as necessidades do cliente. “Primeiro, a Tendere faz pesquisas no Brasil, levantando o que está sensibilizando o mundo, do macro ao micro, as tendências comportamentais, os anseios das segmentações, como está se dando a formação de gosto”, explicou a CEO da Tendere, Patricia Sant’Anna. Vale ressaltar que essas pesquisas são de cunho qualitativo e baseadas em pesquisas de base antropológica e estética, pois são pertinentes e feitas sob medida para a Eucatex.

Apresentadas as cartelas de cores para os profissionais da empresa para as formações de gosto identificadas, ocorre um processo de escolha que é feito a partir de exercícios de Design Thinking, unindo a expertise da Tendere com a da Eucatex e assim gerar a melhor cor para a realidade de mercado em que atuam.


O porquê do Eucalipto
A pergunta que desperta o interesse de qualquer consumidor ao tentar entender porque cada marca define um tom especifico para divulgar ano após ano, pode muitas vezes não ser respondida claramente, pois alguns processos são sigilosos. Mas em conjunto com a Eucatex, a Tendere percebeu como o país passa por um momento conturbado e como há uma polarização dos debates, gerando uma nova oportunidade para o Brasil. “O Eucalipto é uma cor que, ao mesmo tempo, traz frescor, esperança e traz também, devido ao seu tom profundo e levemente acinzentado, uma maturidade e seriedade, que todos anseiam neste momento conflituoso que o mundo passa”, conclui Patricia.


Patricia Sant’Anna - Doutora em História da Arte, mestre em Antropologia e bacharel em Ciências Sociais. Seu conhecimento acadêmico em áreas correlatadas permitiram uma multifacetada carreira e a criação da Tendere. Como fundadora, CEO e diretora criativa da empresa especializada em realizar pesquisas de tendências para o hemisfério sul, com grande sucesso no Brasil e na América Latina, a profissional desenvolveu um trabalho junto com a Eucatex (parceira do DW! 2017) para definir a Cor do Ano 2018, a Eucalipto.

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Senac
Uniflex
Shopping Pamplona
Parceiro de Mídia
Globo
Folha de São Paulo
Mídia Setorial
Casa Vogue
Projeto
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização