Tendências de design na Casa Vogue Experience 2017

A 6ª edição do DW! São Paulo Design Weekend foi citado como referência em palestra no primeiro dia de Casa Vogue Experience, evento realizado pela revista Casa Vogue. A diretora de redação Taissa Buescu e a editora de design e arquitetura Winnie Bastian mostraram ao público presente quais foram os highlights do design ao redor do mundo no ano de 2017. E o DW! apareceu inúmeras vezes como palco principal de lançamentos de marcas brasileiras de design. Confira abaixo alguns destaques escolhidos pela equipe da publicação como tendências do setor de decoração dividido por temáticas:

- Tons da natureza
As nuances terrosas – caso do verde, do amarelo queimado e do marrom -, apareceram com frequência em móveis no Salão de Milão deste ano e também estavam presentes no DW!, como o lançamento da Saccaro com o sofá Swell, assinado por Alain Blatché, que se inspirou na força transformadora das ondas.

Sofá Swell (Saccaro)

 

- Geometria
Outra tendência apontada por Thaissa e Winnie foi a geometria de diferentes maneiras. Muitas vezes aparecendo de forma angular, ou ainda em grafismos. O festival estava repleto de novidades com esse conceito. Na Made, um dos hubs do DW!, Andrea Macruz apresentou a mesa t.or. A designer utilizou-se das árvores do Cerrado para criar o móvel. A proposta foi apresentar o galho retorcido de maneira geométrica.

A marca estreante do ano, a Dieedro, apostou na mesa Poligonal, de Jayme Bernardo. Outra estreante, a Allez, lançou a mesa Invertido, de Bianca Barbato. Já a Botteh fez uma coleção especial focada exatamente na tendência. A linha de tapetes Geometria, assinada por Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto, surgiu a partir das linhas puras da geometria aplicada nas artes plásticas e na arquitetura.

Mesa de apoio Poligonal, de Jader Almeida para Dieedro

- Circulares
O formato circular também apareceu fortemente este ano no design nacional. Durante o DW! São Paulo Design Weekend, a tendência mostrou-se em diferentes materiais, tal como concreto, madeira, metal e cobre.

A Breton fez uma coleção de móveis com o estilista Reinaldo Lourenço, que pela primeira vez  assinou uma linha de mobiliário, e uma das peças da linha exclusiva tem o círculo como formato principal, com a mesa lateral Rei.

O designer Guilherme Wentz criou o cabideiro desconstruído chamado Argola, no qual o morador pode jogar a roupa no anel circular ou pendurá-la no tubo cilíndrico. Para a Dpot Objeto, Claudia Moreira Salles assinou uma linha de castiçais, que também funciona como vaso solitário, chamada Bem-Casado, com uma base feita em duas partes, que unidas, ficam no formato circular.

Mesa lateral Rei - Reinaldo Lourenço para Breton

 

- Poéticos

Essa tendência remete a uma emoção, à saída do óbvio ao contar uma história através do móvel ou objeto. Este é o caso da coleção Sy, assinada por Alessandra Clark e Nuno FS, do Mameluca Design, e apresentada durante a MADE. A ideia do anel é representar a semente da vida, proporcionando ao proprietário uma experiência de cuidar da planta até que ela esteja pronta para ser colocada em um vaso.

Mameluca Design - Crédito da foto: Fabio Rizzato

PATROCÍNIO
APOIO
APOIO INSTITUCIONAL



Realização
Summit-Promo
Patrocínio
Samsung
Apoio
Sebrae
D&D Shopping
Senac
Uniflex
Media Partner
Folha de São Paulo
Casa Vogue
Projeto
GIZ
Oli Oli