Dicas para aproveitar o espaço em apartamentos pequenos

Os apartamentos estão cada vez menores, principalmente em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, ou mesmo fora do país como em Nova York, Londres, Barcelona, entre outros. O metro quadrado nas capitais, geralmente, é muito alto e encontrar espaços razoáveis é como buscar por um tesouro.

Por essa razão, conheça algumas ideias e sugestões de profissionais para você poder tirar maior proveito dos pequenos espaços. Eles mostram os projetos em que utilizaram grandes sacadas e conseguiram otimizar os ambientes.

 

Confira:

No projeto da KTA Arquitetura, as profissionais experts em marcenaria, desenvolveram uma solução bem bacana para aproveitar o espaço neste dormitório. Os moradores não queriam abrir mão da quantidade de armários do quarto, mas ao mesmo tempo gostariam de ter uma TV no ambiente. Em vez de colocar a TV na porta do armário, que hoje em dia é possível, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, optaram por “esconder” a TV no teto. Ela aparece somente quando é acionada pelo iPad.

 

No projeto deste Loft no Itaim, em que a cliente morava anteriormente em uma grande casa nos jardins, ao mudar para esse apartamento menor houve um problema em função da quantidade de objetos e obras que ela possuía espalhadas pela antiga grande casa. A solução foi criar uma grande estante com pé direito e meio, que garantiu não apenas um estoque, mas também uma nova relação do proprietário com as suas coisas, que assumiram novos sentidos na ordem vertical/horizontal. O projeto foi assinado pelo escritório FGMF.

 

No projeto do @spestudio, as arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma optaram por trabalhar com marcenarias especializadas em espaços menores e assim conseguiram um resultado surpreendente no ambiente Office (foto). “Os espaços pequenos precisam ser muito bem projetados para terem aproveitamento total. Cada centímetro, nesse caso, faz a diferença, por isso a dica é sempre trabalhar com marcenarias especializadas em espaços menores, para ter o aproveitamento 100% do ambiente”, contam.

 

Por Thiago Guerra

PATROCINADOR

APOIO

Patrocínio
Gafisa
Apoio
Senac
Uniflex
SP Turis
Realização
Summit-Promo
Curadoria
Bamboo
Media Partner
Media Partner
Digital Partner
OliOli
Gráfica Oficial
ipsis