Notícias

ESTUDANTES DE DESIGN DE MILÃO TRADUZEM O QUE É O BRASIL ATRAVÉS DO TÊXTIL

A By Kamy apresenta para o DW!, a exposição coletiva Insieme (Juntos), termo em italiano que remete a principal ideia da mostra: unir artistas do mundo inteiro, formados e estudantes do Politécnico de Milão, referência mundial na formação de designers, arquitetos e engenheiros, para traduzirem o Brasil, e assim, conectar vários países por meio das peças de tapetes que remetam às diferentes culturas, ao mesmo tempo, unindo-as.

A marca que levou um ano desenvolvendo a exposição, instigou o interesse da Escola Politécnica de Milão em fomentar o design brasileiro visto através das percepções de artistas do mundo inteiro. O resultado foi uma joint venture que reuniu duas mentes criativas que curam a exposição: a diretora e designer da marca Francesca Alzati e o experiente professor Arturo Dell'Acqua Bellavits – formado em arquitetura, e um dos fundadores do colégio Politécnico de Design e do curso de PhD em Design de Interiores.
A exposição promove um novo olhar sobre o Brasil, reinterpretado sob a ótica de várias culturas como: Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália, extrapolando o conceito de conectividade. A ideia é valorizar os principais traços locais e suas raízes, celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial, e fomentar a questão: Como o mundo enxerga o Brasil? O resultado, são peças diversas, que representam o lifestyle brasileiro de forma inusitada.

Mais de 300 alunos foram convidados por Dell'Acqua para mostrar a brasilidade e como ela é globalmente por meio desses projetos. A partir da vasta experiência que adquiriu lecionando, o professor orientou e guiou os artistas para desenvolverem obras revolucionárias, que carregam a filosofia By Kamy: ser multiplural e despertar a criatividade em diversos níveis. Ao todo, 15 tapeçarias - incluindo uma de Dell'acqua - foram selecionadas para a exibição.

"Estou muito feliz e orgulhosa de poder trazer uma exposição tão importante como essa para o Brasil. Esse projeto está 100% alinhado à nossa filosofia que trata de arte e design em um universo plural, numa By Kamy sem fronteiras, sendo o primeiro projeto internacional de estilo brasileiro de design, que respeita as diferentes concepções de mundo e valoriza distintos costumes e personalidades.", explica a empresária e curadora da exposição Francesca Alzati, designer e diretora da By Kamy.

O DW! Semana de Design de São Paulo acontece de 18 a 25 de agosto de 2019 em mais de 120 endereços da capital paulista. A programação completa será divulgada em agosto. Acompanhe as notícias e novidades também pelo Instagram @designweekendsp ou clique aqui e cadastre-se como visitante para receber nosso boletim em seu e-mail.


Programação: 


Talk - Com o Professor Arturo Dell'Aqua
O professor vai receber o visitantes da exposição e contar um pouco sobre como foi desenvolver o projeto junto da by Kamy e com os estudantes;
segunda-feira, 19/08/2019 às 14h
gratuito

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização