Matérias

Designers em quarentena: Vanessa Queiroz

É quase certo que você já tenha visto por aí um chocolate embalado em uma caixinha de design bem humorado com a estampa de um gato com a língua pra fora. Essas caixinhas estão por todo lugar. Ou pelo menos estavam, é que recentemente a Gold&Ko adotou um novo posicionamento e sua marca passou por um redesign; assim as simpáticas caixinhas de chocolate também ganharam novo desenho. Ambas identidades da marca de chocolates foram assinadas pelo Colletivo, escritório que tem entre os sócios co-fundadores, a designer e empresária Vanessa Queiroz. Vanessa também é sócia-fundadora da Moonstro, uma agencia digital; sócia da IdeaFixa; diretora da ADGBrasil Associação de Design Gráfico pela segunda vez (e um dos poucos nomes femininos dentro do corpo diretor); professora e palestrante.

Vanessa é a nossa convidada para o Designers em quarentena: um ciclo de entrevistas com designers de todas as áreas e breves conselhos sobre leituras, filmes, receitas e músicas a serem descobertos (ou redescobertos).

1. Um livro para mergulhar.

Escravidão de Laurentino Gomes. Um relato emocionante e histórico com uma pesquisa profunda sobre a escravidão no Brasil e no mundo.

2. Um filme para assistir.

O Barato de Iacanga (disponível no Netflix) sobre o "festival de woodstock brasileiro". Incrível!! Participação nos shows de Moraes Moreira, Gilberto Gil, João Gilberto, Ermeto Pascoal, Raul Seixas. E ainda tem a playlist do filme no Spotify. Recomendo FORTEMENTE.


3. Um álbum (ou playlist) para ouvir em loop.

O álbum SINTO MUITO da Duda Beat, além do canal dela no Youtube que tem músicas extras e clipes que ela vem gravando na quarentena. Visual, Styling, Identidade Visual, Direção de Arte: é uma artista contemporânea e bem brasileira.

4. Uma série pra te absorver.

Três vai... (risos)

1. Arremesso Final: série sobre a última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls (1997/1998)(disponível no Netflix)
2. Larica Total no Canal Brasil, às 22h. Muito engraçado, Paulo Tiefenthaler é sensacional.
3. ABSTRACTDESIGN, que liberou todos os capítulos no Youtube.  :)

5. Um personagem. Uma história que te inspira.

Anderson França, o Dinho. Educador, empreendedor e escritor brasileiro indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura 2017. Tive o prazer de conhecê-lo no projeto chamado Funk You, tocado pela CuboCC e pela Dharma, agência do Dinho. O projeto desenvolvia ações com os dançarinos de passinho nas favelas do Rio. Também no Rio ele mantinha a Universidade da Correria que ensinava empreendedorismo e dava acesso a profissões. Hoje morando em São Paulo, acompanho o Dinho através do Facebook, Instagram e pelo Metropolis, onde escreve textos verdadeiros, críticos e sociais de alguém que viveu e vive a realidade brasileira mesmo morando em Portugal.

6. Off-line: você larga o smartphone e o computador para....

Cozinhar muito! Todo dia preparo uma receita diferente com a regra de que eu não a tenha feito nunca. Vejo vídeos, tutoriais e meus canais preferidos são Panelinha da Rita Lobo e o do Mohamad Hindi. Com isso, virou uma terapia deliciosa na qual eu esqueço o dia a dia, me aprofundo em novas técnicas, temperos e sabores. Sempre muito animada.

E PLANTAS, amo também, mas tinha pouco tempo. Hoje tiro pelo menos 1 hora do dia pra regar, tirar as folhinhas mortas, cuidar da horta, das kokedamas, etc.

7. O que você tem mais gostado neste período de isolamento? O que está bom e o que precisa melhorar?

Da luz da janela da sala, de cuidar da casa e limpá-la, de cozinhar, de trabalhar home office que era um tabu pra mim, do não deslocamento pela cidade e o trânsito, do conforto, de arrumá-la, de curtir a casa de verdade, já que quem mora em SP tem um ritmo de vida bizarro, e ficar em casa é um privilégio.

Sou privilegiada, moro na Bela Vista, adoro minha casa, ela é do jeito que eu e meu marido sempre sonhamos e ela esta sempre em construção e mudança.

Precisa melhorar a pandemia. Eu AMO minha casa, mas quero ver pessoas (risos).

8. Uma solução de design que fez diferença no seu dia a dia durante o isolamento:

Com certeza descascador, mixer para bater e misturar alimentos, a corda que segura a kokedama, a escadinha da MOB para usar na casa toda e o MOP para limpeza.

9. Algo que está fazendo muita falta e algo que não fez falta alguma durante o isolamento?

MUITA FALTA: GENTE! abraços, amigos, família, funcionários, ar livre, bar, viagem e restaurantes (risos).
NENHUMA FALTA: Trânsito.


Leia também a entrevista com o designer de produto Sergio Fahrer. Siga-nos no Instagram e não perca nenhuma notícia: @designweekendsp.

Compartilhe essa página
Patrocínio 2019
Patrocínio 2019
Apoio 2019
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização