10 atrações do DW! São Paulo Design Weekend que você precisa relembrar

O festival DW! São Paulo Design Weekend aconteceu entre os dias 9 e 13 de agosto em diversos pontos de São Paulo. Milhares de pessoas passaram pelas 340 atividades realizadas em 120 pontos da capital. Exposições, instalações, lançamentos, festas e muitos mais, privados e abertas ao público, integraram a programação do festival. Aqui, elencamos 10 atrações que você precisa relembrar da última semana. Confira!

MADE

MADE

Durante o DW!, aconteceu a quinta edição da MADE (Mercado.Arte.Design), feira de design colecionável da América Latina. Depois de ocupar o Jockey Club, o evento aconteceu no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera. Ali, no prédio projetado por Oscar Niemeyer, estiveram reunidos mais de cem expositores nacionais e internacionais – um número recorde. Mais galerias e designers mostraram seus trabalhos, a joalheria contemporânea fez a sua estreia e uma nova exposição, a “HandMADE”, foi criada. Além disso, seis países exibem peças e obras de seus criativos. A agenda de palestras trouxe, entre os destaques, o sul-coreano Kwangho Lee, eleito como designer do ano.

HIGH DESIGN EXPO


High Design

O evento âncora do DW! também aconteceu na última semana durante o festival e foi um sucesso! Com mais de 100 expositores, a feira recebeu visitantes de todo o país que buscavam mobiliário de alto padrão e soluções para arquitetura e design de interiores. Durante o evento, talks com profissionais levaram conhecimentos a quem visitou o pavilhão. Palestras também agitaram o evento. Sérgio Peçanha, designer e editor gráfico do jornal americano The New York Times, falou sobre Jornalismo e Design na Era Digital. Na abertura do CONAD - Congresso Nacional de Designers de Interiores, realizado durante a feira, o designer e diretor de ilustração e arte da TV Globo, Alexandre Arrabal, contou sua experiência e de sua equipe com projetos cenográficos e de arte na TV Globo.


BOOMSPDESIGN


Boomdesign

A décima edição do BoomSPDesign misturou palestras com exposições e workshops. O Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte homenageou o israelense Dror Benshetrit como “designer do ano”. A programação do fórum foi extensa e variada. Além dos talks, houve mostra de mobiliário, instalações e o Empório do Design, com peças únicas à venda a partir de R$ 30. A exposição “Design 2x2” reuniu o trabalho de nomes como Henrique Steyer, Bruno Faucz e José Marton. Nas oficinas, os visitantes foram convidados a criar peças com materiais de reuso.

Samsung

Samsung

A Samsung teve um estande especial na feira âncora do Design Weekend, a HIGH DESIGN EXPO, e um espaço na Líder Interiores. O espaço tinha o objetivo de propor interação e experiência no mundo das QLED TVs. Os profissionais conheceram todas as funções dos televisores, com destaque para os quesitos estética e solução para projetos de design de interiores. Os visitantes puderam experimentar, dentre outras coisas, o ângulo de visão ampliado, a conexão invisível e o Controle Remoto Único, que por si só é um objeto cheio de estilo que controla todos os aparelhos conectados à QLED.

Modernos Eternos



A mostra Modernos Eternos foi durante o DW! reuniu centenas de móveis e objetos que compõem os ambientes decorados podem ser comprados pelos visitantes. Em sua quarta edição, o evento aconteceu no Shopping Cidade Jardim, no Morumbi. Neste ano, foram 15 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores de várias gerações, como Studio 011, David Bastos, Detinha Nascimento, MAK, Ari Lyra, Paola Ribeiro, Barbara Jalles, Melina Romano e Mestisso Arquitetura.

Uniflex

A empresa especializada em produtos de proteção solar como rolôs, persianas e cortinas apresentou seus lançamentos. Foram18 novas cores com diferentes texturas para a cortina XL Pleat. Vinte e um tons para a Mystique, que tem aparências de linho rústico, palha natural, entre outras, e mais 17 opções de tecido para a cortina Shangri-la. Outra importante novidade foi a chegada do rolô Design. Para fechar a programação da marca, a curadora do DW! Regina Galvão selecionou pontos do festival para uma visita guiada.

D&D Shopping



O Shoppind D&D se envolveu intensamente neste ano com o DW! São Paulo Design Weekend e ocupou os três pisos (boulevard, térreo e superior) com exposições. Uma das exposições apresentou o Acervo Fiesp com peças do design internacional, as quais incluíram móveis e objetos criados nos séculos 19 e 20 por grandes nomes do design industrial. Entre os profissionais que apresentaram, estiveram Le Corbusier, Eero Saarinen, Sérgio Rodrigues, dentre outros. Também foram expostas peças do Museu das Cadeiras, do Rio de Janeiro. Dezenas de peças icônicas nacionais e internacionais foram apresentadas. Irmãos Campana, Lina Bo Bardi e Alessandro Mendini apresentaram suas criações historicamente admiradas.

Senac



Durante o Design Weekend!, a instituição ocupou o Conjunto Nacional, símbolo arquitetônico da capital paulista, com estruturas espaciais chamadas geodésicas. A instalação com os elementos tridimensionais, idealizada pelos alunos de arquitetura e urbanismo por meio de estudos geométricos e matemáticos, teve a proposta de convidar o público a perceber outras espacialidades, enquadramentos e percepções do edifício moderno. Palestras também estiveram na agenda do Senac São Paulo. Em sua 12ª edição, o Design Essencial abordou o tema “Espaços de Convivência” e trouxe os arquitetos Marcio Kogan e Diana Radomysler, do studio mk27, para discutir como os projetos de arquitetura e de interiores auxiliam na criação desses espaços em grande ou pequena escala, sendo eles públicos ou privados.

IED

A participação do IED (Instituto Europeu de Design) no DW! comemorou os 50 anos do instituto no mundo, com 50 atrações concentradas na sede, em Higienópolis. A programação foi dividida em sete eixos: oficinas gratuitas, com experiências práticas em várias áreas; design de móveis, com exposições e conteúdos em parceria com a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário); food design, com degustações; design de joias, com mostra e workshops; programação acadêmica, com projetos voltados aos estudantes de graduação; conteúdos para profissionais de design, com painéis e o workshop “Gestão de Negócios em Design”, em parceria com a ADP (Associação dos Designers de Produto); e uma festa.

Sebrae

A instituição participou do Design Weekend com um estande na feira HIGH DESIGN para apresentar cerca de 20 projetos de cinco Estados que foram realizados com subsídios da instituição em diferentes segmentos: móveis, calçados, identidade visual corporativa, design de ambientes e embalagens de produtos. Os especialistas do Sebrae fizeram atendimentos, orientações e também conduziram uma ação de levantamento de cenários e de tendências no setor, de forma colaborativa e participativa, com o público.

PATROCÍNIO
APOIO
APOIO INSTITUCIONAL



Realização
Summit-Promo
Patrocínio
Samsung
Apoio
Sebrae
D&D Shopping
Senac
Uniflex
Media Partner
Folha de São Paulo
Casa Vogue
Projeto
GIZ
Oli Oli