Destaque
Além das fronteiras

Além das fronteiras

Atual diretor de criação da Lumini, Fernando Prado trará novidades para o DW! 2018. Dono dos prêmios If Design Award e Red Dot Design Award, ambos em 2017, na Alemanha, e mais de 30 outras premiações em todo o mundo, o designer nos conta a seguir sobre os lançamentos que a empresa vai trazer para a Semana de Design de São Paulo e também sobre a importância do festival para o mercado. 

 

DW! - Cite três fatores essenciais para a sua formação.

Fernando Prado - Conviver com meu pai [Eurico Prado Lopes, arquiteto que assina o Centro Cultural São Paulo] e o trabalho dele foi fundamental para eu entender o quanto um bom projeto pode ajudar no dia a dia das pessoas. Outro fator importante para desenvolver meu lado criativo foi cursar a FAAP [Fundação Armando Alvares Penteado], que tinha uma excelente oficina. E o terceiro acontecimento que influenciou minha trajetória foi o estágio que fiz na Lumini, assim que me formei.

DW! - Qual a influência do design na vida das pessoas?

Fernando Prado - O design existe para melhorar a vida das pessoas: às vezes apenas no sentido funcional, às vezes só no que se refere à percepção emocional e em alguns casos, nos dois sentidos. Aliás, na minha opinião, o desafio do designer é justamente desenhar para o outro. Pensando sempre que esse “outro” pode fazer parte de diferentes configurações familiares, morar em casas ou apartamentos pequenos, ter idades distintas, desejos diferentes. Ou seja, quanto maior número de pessoas atendidas pelo design, melhor.  

DW! - O que a Lumini está trazendo de lançamento para o DW!

Fernando Prado - A luminária de piso Fina é uma das novidades que estamos trazendo. De alumínio com lâmpada de led, permite que todo o ambiente seja iluminado por um único ponto de luz no piso. Versátil, também é dimerizada, possibilitando diversas intensidades de luz. A Super Track, perfil de alumínio que simula um rasgo no teto, proporciona o uso de diferentes tipos de luminárias e diversos efeitos. Além dos dois lançamentos, a Lumini vai apresentar no DW! uma instalação com diversas luminárias Eclipse.

DW! - Como você vê o design no Brasil hoje em dia?

Fernando Prado - Vivemos muito o mercado da cópia e esta questão ainda é muito presente, mas a consciência e o entendimento do que é design está aumentando. Sou otimista. Atualmente as pessoas sabem o que faz um designer, o que não acontecia há 20 anos. Nosso maior problema é a falta de distribuição em larga escala. Não são muitas indústrias que investem em design como estratégia e não somente como uma ferramenta de marketing.

 DW! - Na sua opinião, qual a importância de um festival como o DW!?

Fernando Prado - Eu acredito que o maior legado do festival é levar o design para além das fronteiras da profissão. Espalhado por São Paulo, o DW! distribui o design para a população, não só para profissionais da área. O festival mostra para todos um panorama do que está sendo feito no mercado. Além de difundir o design, também mostra para a indústria que investir em design pode ser um bom negócio.   

DW! - Um palpite sobre o design brasileiro no futuro.

Fernando Prado - Acredito que um bom caminho para o futuro é aproximar a indústria do profissional. Hoje existe um afastamento nesse sentido. A aproximação do designer e também dos estudantes – e das universidades – é fundamental para o mercado. Com a indústria fortalecida, o design será distribuído para um número maior de pessoas.

 

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Senac
Uniflex
Shopping Pamplona
Parceiro de Mídia
Globo
Folha de São Paulo
Mídia Setorial
Casa Vogue
Projeto
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização