Matérias

15 feiras da Miami Art Week

Miami se transforma no centro internacional de arte e do design na primeira semana de dezembro. É quando acontece a Miami Art Week, sete dias com muita arte, design, instalações, intervenções, conteúdo e inspiração. São centenas de atividades entre feiras, eventos, festas e exposições para quem quer consumir, aprender e se inspirar. Há muito o que ver, por isso preparamos um guia com 15 feiras que valem a pena visitar. Confira!

Art Basel em Miami Beach


Imagem Art Basel Miami Beach 2018 | Galleries_Bortolami

A feira apresenta 269 galerias de todo o mundo divididas nas seguintes áreas: Nova (com obras criadas nos últimos três anos por um, dois ou três artistas); Positions (projetos de um único artista); Survey (obras clássicas); Kabinett (exposições com curadoria de artistas)); e Editions (gravuras e outras obras editadas). Este ano a feira inaugura a nova categoria Meridians, com obras pouco convencionais para uma feira de arte, incluindo esculturas em grande escala, projeções de vídeo e instalações. A Art Basel também oferece um programa de painéis e talks que vale a pena ser consultado! 
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Centro de Convenções de Miami Beach, 1901 Convention Center Drive, Miami Beach

Art Miami

Foto Art Miami 2018 via artmiami.com

O evento comemora seu 30º aniversário com 170 galerias de mais de 22 países. A feira exibe obras de artistas conhecidos, como David Hockney e Keith Haring, mas também é um excelente lugar para descobrir novos nomes. A feira acontecia em janeiro, mas agora, passa a acontecer em dezembro, em sincronia com as outras feiras.
De 4 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
One Herald Plaza, NE 14th Street e Biscayne Bay, Miami

Context Art Miami

Localizado no mesmo prédio da Art Miami, a Context apresenta obras de artistas emergentes. Possui foco em formatos menos convencionais separados nas seguintes seções: CONTEXT Video e CONTEXT Sound Positions com exibição de filmes experimentais, videoarte e arte sonora e CONTEXT Sculpture Park, com esculturas contemporâneas de artistas como Gilberto Romero, Punk Me Tender, See Young Deok e Zachary Knudson. Não perca a exposição Sounds of Freedom com obras do artista e ativista cubano multidisciplinar Leonor Anthony e do fotógrafo de jazz Roberto Polillo.
De 4 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
One Herald Plaza, NE 14th Street e Biscayne Bay, Miami

Point Comfort Art Fair + Show

Obra do artista jamaicano Barrington Watson (1931-2016) | imagem via

Acontece em Overtown com uma exposição em um prédio que serviu de esconderijo para negros e indígenas durante a segregação. A premissa do Point Comfort Art Show é especial: levar as coleções de museus de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCU) a um público diverso. A edição deste ano sediará seleções do Museu de Belas Artes do Spelman College em duas exposições conjuntas: Home: The Beverly Buchanan Collection e Barrington Watson: The Spelman Years.
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Ward Rooming House, 249 NW 9th Street, Miami

Aqua Art Miami

Aqua Art Miami 2018 | imagem via aquaartmiami.com

Com o mesmo nome do pequeno hotel boutique que a hospeda, esta feira comemora seu 15º aniversário com 60 expositores e uma série de eventos. Apresenta centenas de obras de artistas emergentes. Para quem visitar no sábado ou domingo, faça uma pausa para uma leitura de tarô com o artista Deming Harriman no BBAM! 
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
The Aqua Hotel, 1530 Collins Avenue, Miami Beach

Design Miami/


imagem via facebook.com/DesignMiami

O tema do Design Miami deste ano é "Elements: Water", uma continuação do tema "Elements: Earth", anteriormente explorado. As exposições da feira apresentam uma visão moderna do artesanato tradicional, espaços imersivos nas galerias, design japonês e africano e designers mulheres de vanguarda. Ao todo, são mais de 70 expositores de 13 países.
De 4 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Onde: Meridian Avenue e 19th Street, Miami Beach

Faena Festival: The Last Supper

A segunda edição do Faena Festival, localizado no “Faena District” (um trecho de seis quarteirões da Collins Avenue entre as ruas 32 e 36), abordará o entrelaçamento da espiritualidade, comida e religião. Pense em indulgência, sacrifício e ofertas de voto, mas também em festas, jejum e na experiência comunitária de refeições compartilhadas. A formação de instalações e exibições específicas para este festival, inclui uma instalação de bandeira de vodu criada pelo artista haitiano Myrlande Constant, duas esculturas maciças de Buda do artista chinês Zhang Huan e uma série de "instalações de vídeo móvel" em um barco de outdoor em LED que viaja pelas vias navegáveis de Miami Beach do meio-dia às 18h, entre muitas outras obras de arte e projetos.
De 2 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Faena Forum, 3201 Collins Avenue, Miami Beach e outros locais no Faena Art District.

Mana Contemporary 

A Mana Contemporary abre as portas de seu complexo de estúdios no centro da cidade, onde artistas locais e visitantes, além de organizações criativas, apresentarão uma série de performances e ativações diárias: um podcast ao vivo com o Orchid.FM, apresentações de DJs e uma série de festas. A dupla de reggaeton Niña se apresentará na sexta-feira à noite, quando o Annual Art Basel Distraction Party, com mais de 20 artistas, intérpretes e músicos, começa no sábado à noite, às 22h. Ao longo de East Flagler, no centro de Miami, diferentes vitrines de lojas exibem obras de artistas locais 24 horas por dia. A programação também inclui eventos como a Pinta Art Fair na 318 NW 23rd Street, onde você pode ver trabalhos de artistas latino-americanos menos conhecidos.
De 5 a 9 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
777 International Mall, 145 E. Flagler Street, Miami

NADA

A 17ª edição do NADA Miami, realizada no Ice Palace Film Studios, estará repleta de obras de arte por uma fração dos preços da Art Basel. Para colecionadores iniciantes, esta é a feira para descobrir novos talentos. O que ver? Pinturas caleidoscópicas de Richard Tinkler; obras barulhentas de Carmen Winant e Caryatid (2019), uma grande escultura ao ar livre de Carolyn Salas, apresentada pela sempre surpreendente Mrs. Gallery, de Queens, no setor de Projetos Especiais da feira.
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Ice Palace Studios, 1400 North Miami Avenue, Miami


Miami Street Photography Festival


foto Nikos Economopoulos via miamistreetphotographyfestival.org

O festival anual de fotografia de rua e documentário apresenta sete exposições diferentes com mais de 200 impressões. Elas incluem trabalhos dos finalistas e vencedores de várias competições diferentes do MSPF para fotografia de rua contemporânea, fotografia local e outras categorias. Quanto aos eventos, não perca a "batalha de rua" deste ano, em que duas equipes de fotógrafos de rua recebem apenas 24 horas para criar as imagens mais atraentes. Eles se enfrentarão na sexta-feira às 14h no auditório do Museu.
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
HistoryMiami Museum, 101 West Flagler Street, Miami

PRIZM Art Fair

No setor principal, 10 galerias exibem obras de 42 artistas de 15 países. O PRIZM também montará a exposição coletiva Love in the Time of Hysteria com curadoria de William Cordova, Ryan Dennis, Naiomy Guerrero, Oshun Layne e Salomão que mergulha profundamente no exercício muitas vezes desafiador de amor e compaixão. Como parte do PRIZM Perform, a artista Maya Freelon apresenta The Creation Station, um workshop interativo onde os participantes criam coletivamente uma colcha de lenço de papel enquanto compartilham histórias em um espaço seguro e confortável.
De 4 a 8 de dezembro / 10 às 19h | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Alfred I. DuPont Building, 169 East Flagler Street, Miami

PULSE Art Fair

Exibindo coquetéis e redes em um cenário à beira-mar, a feira comemora seu 15º aniversário. Como parte do PULSE Play, dedicado ao vídeo e à arte das novas mídias, a Black & White Gallery / Project Space apresentará o trabalho de Gregory Perkel. Vale mencionar o PULSE Perspectivas, uma série de palestras e programas bilíngues (inglês / espanhol).
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Indian Beach Park, 4601 Collins Avenue, Miami Beach


SATELLITE ART SHOW

Fundada e organizada por um grupo de artistas, a SATELLITE convida não apenas galerias, mas também espaços administrados por artistas, organizações sem fins lucrativos e artistas individuais a participar. Como no ano passado, esta edição apresentará um extenso programa de artes performáticas, com curadoria do grupo Performance is Alive, do Brooklyn.
De 5 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
2210 NW Miami Court, Miami

SCOPE Miami


Este ano, a Scope abrigará 134 expositores em seu pavilhão na areia. O destaque desta edição é o OASIS, um programa multidisciplinar que inclui apresentações musicais, painéis, instalações e uma série de ações de bem-estar, desde meditações guiadas a tratamentos de spa, no átrio da feira. Uma novidade é a Focus | Art China, uma seção composta por seis galerias exibindo artistas contemporâneos chineses, estabelecidos e emergentes.
De 4 a 8 de dezembro; 11h às 20h | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
801 Ocean Drive, Miami Beach


UNTITLED Miami Beach

A edição de 2019 lança o Monuments, instalações site-specific em grande escala, como a “It is not down on any map; true places never are” (2019). Esta escultura cinética ao ar livre das artistas colaboradoras Antonia Wright e Ruben Millares, consiste em um grupo de bandeiras deslizando para cima e para baixo em um mastro seguindo uma alegoria de hierarquias globais complicadas. A UNTITLED também apresenta uma parceria com o Facebook, que participa da Miami Art Week pela primeira vez com uma exposição intitulada Futurescape Miami: From Shoreline to Skyline. Todos os trabalhos apresentados mostram os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano - os artistas finlandeses Pekka Niittyvirta e a instalação leve de Timo Ah, por exemplo, são uma advertência do aumento do nível do mar. 
De 4 a 8 de dezembro | clique aqui para consultar horário de funcionamento e mais informações
Onde: Ocean Drive e 12th Street, Miami Beach

Nosso guia não termina por aqui. No próximo post apresentamos uma série de ações de designers e marcas brasileiras em Miami. Acompanhe por aqui ou em nosso Instagram: @designweekendsp.

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização