Matérias

10 séries e documentários para quem ama design, arquitetura e interiores

Projetos inspiradores, reformas incríveis, inspiração, processos criativos, ideias... Esses são os protagonistas de uma seleção de 10 séries e documentários sobre design, arquitetura e interiores disponíveis para assistir via streaming. Se você é fã desses temas, prepare a pipoca e o sofá para uma boa maratona!

1. Abstract: The Art of Design


Foto: Divulgação

A primeira temporada da série apresentou os oito designers mais inovadores do mundo, entre eles o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o ilustrador Christoph Niemann, a designer gráfica Paula Scher e o fotógrafo Platon. Já a segunda temporada traz episódios com o artista Olafur Eliasson, a arquiteta Neri Oxman e a figurinista Ruth E. Carter. | Disponível na Netflix.

2. Helvetica/Objectified/Urbanized


Foto: Divulgação

Uma série de três documentários sobre design, dirigidos por Gary Hustwit. Os títulos são: 2007: Helvetica, sobre a famosa fonte com o mesmo nome; 2009: Objetivado, focado em desenho industrial e 2011: Urbanizado, trata de arquitetura e design urbano. | Disponível na Amazon.

3. Design is One: Lella & Massimo Vignelli


Foto: John Madere

Um dos maiores estúdios multi-disciplinares de design da história e mais conhecido por produzir a identidade visual do metrô de Nova York, em 1972, bem como o icônico –  e na época polêmico – mapa do metrô. Lella e Massimo Vignelli eram o casal por trás de tudo isso. Design Is One traz um retrato do relacionamento de décadas do casal até a morte de Vignelli em 2014. | Disponível no Itunes ou no site oficial

4. Minimalism


Foto: Divulgação

Questionando como a vida poderia ser melhor com menos coisas materiais, o documentário entrevista pessoas que não são materialistas. Famílias, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas e cientistas refletem sobre o ato de levar uma vida minimalista. | Disponível na Netflix.

5. Amazing Interiors


Foto: Divulgação

Conheça os proprietários excêntricos cujos espaços aparentemente comuns são cheios de surpresas, desde uma montanha-russa no quintal até um aquário interno.| Disponível na Netflix

6. Grand Designs


Foto: Divulgação

Kevin McCloud apresenta pessoas que constroem suas próprias casas, acompanhando cada passo desses projetos.| Disponível na Netflix.

7. Everyday Miracles


Foto: Divulgação

O cientista Mark Miodownik nos guia pelo universo dos objetos que tornam nosso dia a dia mais confortável do que o de nossos ancestrais. Crianças curiosas também vão gostar! | Disponível na Netflix. 

8. Iris


Foto: Divulgação

O documentário dirigido por Albert Maysles faz um apanhado sobre a vida de Iris Apfel, uma designer de interiores que se tornou ícone de moda pelo seu estilo, personalidade e vanguardismo. Além de dicas mais que valiosas sobre moda Iris divide sua rotina, nos levando para um passeio mais que divertido entre compras e memórias dos seus 90 anos de vida. | Disponível na Netflix

9. As casas mais extraordinárias do mundo


Foto: Divulgação

O arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin rodam o mundo visitando residências que se destacam. Na primeira temporada, a dupla busca casas em 4 diferentes regiões; Montanha, Floresta, Litoral e Subterrâneo. Já na segunda temporada, os episódios são nomeados pelos países em que as casas estão localizadas: Estados Unidos, Portugal, Suíça, Espanha, Índia, Noruega, Israel e Japão. | Disponível na Netflix.

10. Movimento Tiny House


Foto: Divulgação

O apresentador John Weisbarth e o especialista Zack Giffin viajam pelos Estados Unidos ajudando famílias a trocar a grande casa onde moram por pequenas moradias de até 47 m². Com muita criatividade, eles projetam espaços bem menores e totalmente personalizados. | Disponível na Netflix.

Tem alguma série ou documentário incrível que não aparece na lista? Envie sua sugestão para info@designweekend.com.br.

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização