Notícias

O DESIGN TÊXTIL SERÁ A GRANDE APOSTA DO JAPAN HOUSE NO DW! 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a Japan House está no DW! Semana de Design de São Paulo. Arquitetura, têxteis e design são temas das atividades que acontecem durante o festival. As palestras e exposições são gratuitas. Confira!
 

Conhecida como "tecelã de novas ideias", a designer têxtil Reiko Sudo ministra a palestra Nuno Poéticas têxteis contemporâneas no dia 20 de agosto às 19h. Sudo é co-fundadora, CEO e diretora de design da Nuno, uma das empresas têxteis mais inovadoras do mundo. A marca utiliza as técnicas, materiais e estética dos têxteis tradicionais e reinterpreta-os com tecnologias de ponta. Quem visitou a Japan House e passou por sua lojinha, certamente pôde ver um pequena bolsa de tecido extremamente fino e delicado que surpreende pela sua delicadeza e resistência. Essa é uma das peças assinadas por Reiko.

Um dos fundadores do atelier oï, o designer Aurel Aebi, também ministrará uma palestra na Japan House. Reconhecido pela criatividade e inovação de projetos assinados para grandes empresas, como Louis Vuitton (Nomades Collection), Bulgari, B&B Italia, Rimowa e tantas outras, Aurel abordará o tema O milenar no design contemporâneo: a influência japonesa no atelier oï. A atividade acontecerá no dia 21 de agosto às 19h. 

Índigo japonês - da origem à contemporaneidade é tema da palestra com Kiri Miyazaki. Filha de japoneses, Kiri Miyazaki muito antes de se tornar artesã, se formou como designer de moda. O objeto de estudo da artesã, é uma planta com nome popular Índigo Japonês. Dela é possível extrair um pigmento azul que tinge tecido, madeira e alimentos. Kimi faz  todo o processo da germinação até a extração do pigmento azul. A atividade acontecerá no dia 23 de agosto, às 19h. 

 Foto do site : https://projetocuradoria.com/kiri-miyazaki/

Em cartaz durante o DW!, o público também poderá conferir a exposição Arqueologia do FuturoMemória e Visão. A mostra é um convite para conhecer o processo criativo do arquiteto Tsuyoshi Tane por meio de 15 renomados projetos. Com curadoria do próprio arquiteto baseado em Paris, a mostra traz inúmeros objetos, fotografias e diversos materiais/utensílios encontrados nos locais de cada construção. Tsuyoshi propõe pesquisas arqueológicas para seus trabalhos, seguindo seu Manifesto Arqueologia do Futuro, em que ele busca histórias, memórias e referências locais para a elaboração de cada concepção.

 A Japan House fica no Distrito Paulista do DW!. O festival acontece de 18 a 25 de agosto de 2019 em mais de 120 endereços. A programação completa será divulgada em agosto. 

Nuno- Poéticas têxteis contemporâneas, palestra com Sudo Reiko
20 de agosto, às 19h
Entrada gratuita com retirada de senhas 1h antes na recepção da Japan House

O Milenar no Design Contemporâneo- a influência japonesa no atelier oï, palestra com Aurel Aebi
21 de agosto de 2019, às 19h
Participação Gratuita
Entrada gratuita com retirada de senhas 1h antes na recepção da Japan House

Índigo japonês- da origem à contemporaneidade, palestra com Kiri Miyazaki
23 de agosto, às 19h
Entrada gratuita com retirada de senhas 1h antes na recepção da Japan House

Japan House
Avenida Paulista, 52

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Compartilhe essa página
Patrocínio
Patrocínio
Apoio
D&D
Uniflex
Nissan
Starbucks
Parceiro de Mídia
Globo
Mídia Setorial
Mídia Digital
Oli Oli
Realização
Realização